Fórmula E: revelado o Porsche 99X Electric

Conduzido pelos pilotos Andre Lotterer e Neel Jani

Estando quase a iniciar a nova temporada de Fórmula E, a Porsche revelou o aspeto visual do seu novo carro na competição elétrica de alta performance. E de forma muito pouco usual para um fabricante de automóveis, a marca optou por mostrar o 99X Eletric recorrendo a um vídeo jogo na plataforma Twitch. Os utilizadores desta plataforma interativa de streaming foram convidados jogar durante quatro horas até verem em primeira mão as cores e combinações visuais do 99X da equipa TAG Heuer Porsche.

autonews.pt @ 20-9-2019 14:48:57

No vídeo jogo os consumidores tinham como espaço de jogo as instalações da Porsche Digital em Ludwigsburg, onde através de desafios e pistas ajudavam os pilotos Andre Lotterer e Neel Jani a encontrar e revelar o carro. Ao todo a marca gerou com esta revelação um total de 14 milhões de contactos e 1 milhão de espetadores ao vivo.

Com as cores tradicionais utilizadas no desporto automóvel da Porsche, onde predominam o branco e o preto, o 99X tem o tradicional emblema da marca bem visível junto ao “Halo” de proteção do piloto e no cone frontal aerodinâmico.

Característico do carros antigos e novos da Porsche o formato numérico do carro tem três caracteres, usando o número mais alto, o “nove” e usado duas vezes para enfatizar a importância do projeto de Fórmula E para a Porsche. Adicionalmente os conceptualizadores da Porsche adicionaram o “X” procurando uma abordagem mais virada para o misterioso e de protótipo de corrida. A mensagem que se pretende transmitir é de o 99X vir a funcionar como uma plataforma de desenvolvimento para outros modelos futuros de produção com base em energia elétrica.


Ostentando um 'Porsche E-Performance Powertrain' (sistema de motorização / transmissão Porsche E-Performance) desenvolvido com a experiência da Porsche nas competições de resistência com base em motores híbridos, o 99X Electric junta-se ao restante da formação num chassi e bateria padronizados para todas as equipas concorrentes na Fórmula E.

"Analisando o passado, lançamos as bases para o futuro envolvimento da Porsche na Fórmula E durante o projeto LMP1", disse Malte Huneke, responsável técnico do Projeto Fórmula E. acrescentando que “... concentrámo-nos em construir um sistema de motorização altamente eficaz e assegurando o mais alto nível de eficiência".

Usando a aprendizagem obtida em pista, a mesma tecnologia de 800 volts usada no 99X também aparece na produção em série, através do primeiro carro esportivo Porsche totalmente elétrico, o Taycan.

A equipa de Fórmula E da TAG Heuer Porsche e o carro 99X Electric farão sua primeira aparição oficial em meados de outubro de 2019 no teste de construtores de Fórmula E em Valência, Espanha. Nesta nova época a competição tem também a estreia da Mercedes, que também se junta à Audi e BMW.

autonews.pt @ 20-9-2019 14:48:57

Galeria de fotos