Fórmula E Revelado o calendário da próxima época 2019_2020

Entrada da Porsche e Mercedes e também novas cidades

A organização da Fórmula E revelou o calendário para a sexta temporada do Campeonato de Fórmula E da ABB FIA, apresentando novos locais no centro de Seul e Londres como parte do calendário mais longo e abrangente até hoje.

autonews.pt @ 18-6-2019 16:05:48

O calendário de 2019/20 foi ratificado após a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA (WMSC) em Paris, com 14 corridas em 12 cidades e cobrindo quatro continentes.

A temporada mais movimentada de corridas elétricas será disputada com um dupla corrida em Ad Diriyah na Arábia Saudita em novembro, parando na icônica cidade de Seul pela primeira vez em maio e mais uma vez chegando ao fim na capital do Reino Unido, usando uma exclusiva pista indoor / outdoor no ExCeL London já no mês de julho.

Não há apenas novos locais de corrida na próxima temporada, mas também novas equipas, com a esperada chegada da Mercedes-Benz e da Porsche - levando o número total de carros para 24 e completando uma grade completa para a abertura. rodadas em Ad Diriyah em 22 e 23 de novembro.

O Campeonato ABB FIA de Fórmula E segue de seguida do Médio Oriente e viaja para Santiago do Chile, Cidade do México e Hong Kong, antes de voltar a Roma para a primeira corrida europeia. Esta etapa recomeça em Paris, passa a Seul logo de seguida, e depois Berlim para completar a etapa europeia. Dentro do habitual o Mónaco não fará parte desta temporada – as corridas monegascas estão planeadas para acontecerem de 2 em 2 anos tal como até agora.


A Fórmula E então cruza o atlântico até à Big Apple para o penúltimo evento da temporada na cidade de Nova York, e a 25 e 26 de Julho o calendário fecha na cidade de Londres com dupla corrida

Além do anúncio do calendário do Campeonato de Fórmula E 2019/20 da ABB, também foram reveladas alterações nos regulamentos esportivos, que devem ser introduzidos para a sexta temporada.

Regras desportivas alteradas

Das novidades técnicas desta próxima temporada, o anúncio que os pilotos terão 10kW de potência adicionais disponíveis ao usar o ATTACK MODE, passando dos atuais 225kW para 235kW.

Adicionalmente, os pilotos não poderão ativar o ATTACK MODE no Full Course Yellow (FCY), ou quando o safety car estiver ativo - ou seja, os pilotos terão que sair da linha de corrida para ativar o ATTACK MODE em condições normais de corrida com risco de perder posições, aumentando assim o interesse pelas táticas da competição.

De igual forma, para melhorar os efeitos do gestão de energia, durante os períodos de safety car e sob FCY, será subtraída energia do total restante do carro – o equivalente a 1 kWh por cada minuto nas condições referidas.


Esta regar implica que os condutores não poderão economizar energia conduzindo a baixa velocidade sob a FCY ou atrás do safety car, situação que pode levar aos desenvolvimento de estratégias mais variadas e corridas de mais incógnita na linha da meta. A exemplo do que os fãs costumaram ver na Fórmula E. o relógio de contagem regressiva será interrompido se a corrida for temporariamente suspensa - permanecendo a critério de decisão ao Diretor de Prova da FIA - com o objetivo de completar o tempo total.

A FIA também divulgou mais detalhes sobre a permanência do carro Gen2, até o final da oitava temporada. A extensão de uma temporada adicional foi acordada junto aos fabricantes, levando em conta a estabilidade das regras e o controle de custos.

No entanto ficam em aberto outras atualizações para o desempenho do carro e mudanças nos regulamentos que podem ser feitas durante este ciclo até à oitava temporada, incluindo aumento de potência, melhorias na bateria ou até uma evolução do projeto e da carroçaria.

Relativamente à pontuação, nesta sexta temporada o piloto mais rápido nas fases de qualificação passa a receber um ponto adicional. O piloto que assegurar a pole position Julius Baer soma três pontos - e um ponto é atribuído ao piloto que define o melhor tempo de volta no top 10 da classificação final.

A propósito destes anúncios, Alberto Longo, cofundador e vice-presidente da Fórmula E, disse: “... a próxima temporada promete ser a mais excitante na curta história do campeonato de Fórmula E da ABB FIA. Mais corridas e novos rostos, com as incríveis novas adições de cidades como Seul e Londres, além da inclusão das equipas da Mercedes-Benz e da Porsche. Olhando para a lista de cidades e capitais que apoiam a Fórmula E, este é o calendário mais longo e abrangente até à data. Juntamente com os ajustes feitos ao regulamento desportivo, as corridas têm o potencial de serem ainda mais intensas e imprevisíveis do que nunca.”

Fórmula E 2019/20 ABB FIA Formula E - Calendário

Etapa     Cidade                País                            Data
1         Ad Diriyah            Arábia Saudita      22 Novembro 2019
2         Ad Diriyah            Arábia Saudita      23 Novembro 2019
3         A ser anunciado        --                     14 Dezembro 2019
4         Santiago do Chile  Chile                   18 Janeiro 2020
5         Cidade do México  México               15 Fevereiro 2020
6         Hong Kong            China                  1 Março 2020
7         A ser anunciado    China                  21 Março 2020
8         Roma                     Itália                   4 Abril 2020
9         Paris                      França                18 Abril 2020
10       Seul                       Coreia do Sul     3 Maio 2020
11       Berlim                    Alemanha           30 Maio 2020
12       New York City       Estados Unidos   20 Junho 2020
13       Londres                 Reino Unido        25 Julho 2020
14       Londres                 Reino Unido        26 Julho 2020

autonews.pt @ 18-6-2019 16:05:48