Fórmula E: 10 factos sobre a corrida de Paris

Este sábado

A oitava corrida do Campeonato de Fórmula E da ABB FIA vai mostrar os 22 carros e os seus pilotos a invadirem o coração de Paris em modo elétrico. Antes de toda a ação no sábado 27 de abril, aqui estão 10 coisas que você provavelmente não conhece sobre esta  corrida de Paris.

autonews.pt @ 25-4-2019 19:29:45

9. Voltar de novo ao lugar onde se foi feliz

O Campeonato de Fórmula E da ABB FIA volta a Paris pela quarta temporada consecutiva, tornando-se um dos circuitos mais concorridos da história da série. A ação nas ruas do interior da capital francesa está confirmada por mais 3 anos.

8. A cidade da LUZ

Paris tem sido um centro global de comércio, educação, moda, gastronomia e artes há vários séculos. Muitas vezes referida como La Ville Lumiere (a Cidade da Luz), porque foi uma das primeiras grandes cidades europeias a adotar a iluminação pública, mas também devido à Era do Iluminismo que se seguiu, à medida que a capital francesa ficou conhecida como centro de educação e ideias em toda a Europa. 

Desde então, a capital inspirou vários poetas, filósofos, engenheiros e cientistas.

7. Populoso e Popular

Como a cidade mais populosa da França, com uma área de cerca de 40 quilómetros quadrados, Paris é o lar de dois milhões de habitantes e continua a ser um dos destinos turísticos mais visitados do mundo.

6. O circuito DES INVALIDES

De Roma - uma das pistas mais longas do campeonato – vamos estar agora num dos circuitos mais curtos. O grande prémio de Paris acontece no coração da cidade, no Circuit des Invalides - uma pista de 1,93 km que tem 14 curvas, percorrendo o famoso complexo Les Invalides. 

O Invalides é a casa de uma coleção de edifícios contendo museus e monumentos militares, incluindo o Musée de l'Armée (o museu militar do Exército da França), o complexo apresenta a icônica igreja Dôme des Invalides bem no seu coração, e onde se encontra o túmulo de Napoleão.

5. De regresso ao princípio

A Fórmula E regressa ao berço do automobilismo e da cidade que acolheu a primeira prova de automobilismo - de Paris a Rouen, em 1894. Desde então, a França acolheu algumas das corridas mais famosas do mundo, incluindo o Paris-Dakar Rally e o Grande Prémio da França.

4. Mais do que desporto motorizado

Ao longo dos anos, a capital francesa organizou inúmeros eventos esportivos de alto nível, incluindo o torneio anual de ténis Grand Slam de França no barro vermelho de Roland Garros, as finais do Tour de France, o campeonato do Mundo de Rugby, por duas vezes o campeonato do Mundo da FIFA e pela terceira vez a cidade vai receber as Olimpíadas de Verão que vão acontecer em 2024.

3. Heróis franceses

De todos os 22 pilotos, dois correm debaixo da bandeira francesa. Eles são o atual campeão em título da Fórmula E Jean-Eric Vergne da DS Techeetah e Tom Dillmann, da NIO.

2. For the record

Estabelecendo o recorde de volta aqui na temporada passada foi o cabeça de série da Audi Sport Abt Schaeffler, Lucas di Grassi, que registou 1: 00.881 segundos no 2º treino em Paris no ano passado. 

Com o novo carro Gen2 mais rápido e duradouro, espere que os tempos de volta caiam este ano no circuito em torno dos Les Invalides.

1. Parabéns aos meninos

Tanto Jean-Eric Vergne quanto Felipe Massa comemoram os seus aniversários a 25 de abril, dois dias antes do Paris E-Prix (embora, aos 29 anos, o parisiense seja 9 anos mais jovem do que o brasileiro), enquanto Jose Maria Lopez faz 36 anos no dia anterior a corrida (26 de abril).

.

autonews.pt @ 25-4-2019 19:29:45