Chat GPT já está disponível em muitos modelos Volkswagen

Todos os novos modelos ID.2, bem como nos novos Golf3, Tiguan3 e Passat3

Os modelos da Volkswagen com sistema de infotainment de nova geração estão agora, também, equipados com inteligência artificial (IA) do ChatGPT. Esta ferramenta de pesquisa está disponível em todos os novos veículos da família ID.2, totalmente elétricos, bem como nos novos modelos Golf3, Tiguan3 e Passat3. 

autonews.pt @ 26-6-2024 16:03:28

Pode ser acedida através do assistente de voz IDA e oferece uma variedade de novas opções que vão além do controlo por voz, disponível anteriormente. Por exemplo, os clientes agora podem ter os resultados da pesquisa lidos em voz alta e podem interagir com o carro de forma natural.

Nos modelos atuais da Volkswagen, os utilizadores já podem controlar os sistemas de infotainment, navegação e climatização através do assistente de voz online IDA e o veículo também é capaz de responder a perguntas sobre diversos temas. No entanto, com a introdução do ChatGPT, as possibilidades expandiram significativamente: por exemplo, a inteligência artificial pode fornecer informações sobre atrações turísticas, relatar torneios de futebol ou ajudar a resolver problemas matemáticos. 

Tudo isto funciona de forma intuitiva: o condutor simplesmente conversa com o assistente de forma natural, sem necessidade de desviar os olhos da estrada.

Fácil de utilizar, sem necessidade de criar conta adicional. Os clientes da Volkswagen, que tenham uma conta existente no VW Connect/VW Connect Plus, podem utilizar o assistente de voz IDA, não sendo necessário acesso adicional ou de uma aplicação extra. 

O assistente digital é ativado dizendo "Olá IDA" ou pressionando o botão no volante. Apenas se uma consulta não puder ser respondida pelo sistema da Volkswagen, é que é encaminhada anonimamente para o ChatGPT; a resposta é então fornecida com a voz familiar da Volkswagen, sendo que, em nenhum momento, o ChatGPT tem acesso aos dados do veículo. As perguntas e respostas são eliminadas imediatamente para garantir a máxima proteção de dados. 

O assistente de voz online pode ser desativado tanto na área de configurações da aplicação da Volkswagen, como nas configurações de privacidade do sistema de infotainment.

Tecnologia disponível em cinco idiomas

Em janeiro de 2024, a Volkswagen apresentou os primeiros veículos com o ChatGPT integrado no assistente de voz IDA na CES 2024, feira internacional de tecnologia. Atualmente, a tecnologia está disponível nos idiomas do sistema inglês (EUA), inglês (Reino Unido), espanhol, checo e alemão. 

A sua utilização nos veículos da Volkswagen deve-se à colaboração com a Cerence Inc., líder global em soluções de IA do setor automóvel, e o seu Cerence Chat Pro, que utiliza diversas fontes - incluindo o ChatGPT - para permitir que o IDA forneça respostas precisas e relevantes para quase todas as consultas imagináveis.

autonews.pt @ 26-6-2024 16:03:28


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades