Michelin Motorsport: o terreno ideal para desenvolver o pneu do futuro

Conectado, impresso em 3D, recarregável, sem ar, e inteiramente fabricado com materiais renováveis ou reciclados

O protótipo MICHELIN Vision proporciona um vislumbre do futuro da mobilidade em 2050, e marca o rumo da inovação do Grupo. 

autonews.pt @ 20-6-2024 19:08:58

Trata-se de um pneu:

. Equipado com sensores que disponibilizam dados funcionais em tempo real

. Recarregável através de impressão 3D. Os condutores podem personalizar o desenho da banda de rolamento em função das condições da estrada

. Sem ar, graças a uma estrutura sólida e autoportante

. Integralmente fabricado com materiais renováveis ou reciclados

Na sua busca permanente pela excelência, e enquanto um palco em que as condições extremas forçam os engenheiros a superar-se a si próprios, dificilmente poderia existir um campo de testes mais ideal para o efeito do que a competição. Por isso, a Michelin Motorsport é uma força pioneira de grande valor para o Grupo quando se trata de fazer avançar as novas tecnologias. 

Na vanguarda da inovação, a Michelin Motorsport acelera o progresso, e fornece um contributo inestimável ao trabalho do Grupo no domínio dos pneus do futuro. Existem três áreas principais em que os avanços tecnológicos na competição estão a permitir à Michelin aproximar-se, cada vez mais, do seu protótipo Vision.

Conectividade: A Michelin trabalha em estreita colaboração com os fabricantes de automóveis, para desenvolver pneus que interajam com os veículos, e forneçam aos sistemas de segurança de bordo um fluxo contínuo de dados em tempo real. A conectividade dos pneus tem sido, desde há muitos anos, um dos objetivos da Michelin nas corridas. Em Le Mans, por exemplo, o chip RFID, integrado em cada pneu, é lido por sensores situados à entrada e à saída da via das boxes, para permitir a transmissão de informação relativa a cada pneu. Em 2021, a Michelin apresentou um pneu para o Campeonato do Mundo ABB de Fórmula E, capaz de transmitir dados de pressão a um computador central, facilitando, assim, à FIA (Federação Internacional do Automóvel) os controlos regulamentares.

Tecnologia de impressão 3D para os pneus de competição: A Michelin inventou, nos anos de 1980, o processo de fabrico de pneus por impressão 3D, quando esta tecnologia ainda não era tão conhecida do grande público. A revolucionaria máquina C3M da Michelin, protegida por múltiplas patentes, permite fabricar um pneu de forma totalmente automatizada através de controlo laser. Desde então, tem sido aperfeiçoada, e, agora, é utilizada para fabricar os pneus para o Campeonato do Mundo FIM MotoGPTM. Esta tecnologia de ponta encontra-se na fábrica de Gravanches da Michelin, em Clermont-Ferrand (França), o primeiro centro de produção do. Mundo neutro em emissões de CO2.

Pneus de competição fabricados com matérias-primas renováveis ou recicladas: Em 2024, a Michelin equipa o protótipo a hidrogénio H24, que pode ser visto nas 24 Horas de Le Mans, e o Porsche Cayman GT4 ePerformance elétrico de altas prestações com pneus que contêm 71% de matérias-primas renováveis ou recicladas. Por seu turno, os pneus das motos elétricas do Campeonato do Mundo FIM ENEL MotoETM contêm, em média, mais de 50% de materiais renováveis ou reciclados (dianteiro: 49%; traseiro: 53%). Dado que a sua produção anual supera as 1000 unidades, estes pneus são fabricados, no essencial, em série.

A través destes, e de outros, exemplos, a Michelin Motorsport contribui ativamente para o objetivo do grupo Michelin, de fabricar todos os seus pneus exclusivamente com materiais renováveis ou reciclados em 2050, com um objetivo intermédio de 40% para 2030.

Automobilismo: a força motriz por detrás da transformação do Grupo

Hoje, mais do que nunca, os desportos motorizados desempenham um papel fundamental na inovação, dado que os circuitos de todo o mundo são o local ideal para testar e avaliar, em condições extremas, produtos inovadores e aplicações de vanguarda. De facto, uma única corrida é capaz de gerar tantos dados como vários meses de teste nos Centros de Investigação e Desenvolvimento da Michelin, o que ilustra, uma vez mais, como o envolvimento da Michelin na competição continua a ser um acelerador da inovação único e insubstituível para o Grupo.

autonews.pt @ 20-6-2024 19:08:58


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades