Novo Alfa Romeo Milano

A desportividade torna-se compacta

Desportivo no seu coração, compacto no seu tamanho e com estilo italiano à primeira vista. A espera acabou.  O MILANO é inclusivo e oferece a todos a oportunidade de aceder a um automóvel distinto e atrativo. A sua missão é conquistar uma nova geração, através de uma nova linguagem de design. A sua aptidão inata para a desportividade, um traço que caracteriza a Alfa Romeo desde 1910, permanece inabalável, sendo a "desportividade" entendida como uma experiência de condução envolvente na vida quotidiana.

autonews.pt @ 12-4-2024 18:14:22

Num segmento marcado por versões desportivas derivadas de modelos generalistas, o MILANO propõe-se como um objeto moderno e único, combinando um estilo cativante com a tecnologia mais avançada em termos de conforto, conetividade e dinâmica de condução. Um conforto sem concessões, evidenciado pela maior bagageira entre os concorrentes premium (400 litros). O MILANO está também disponível em versão híbrida e elétrica, sem distinções estéticas ou de equipamento, porque a única coisa que importa é o facto de ser 100% Alfa Romeo.

O MILANO está disponível na configuração "IBRIDA", a primeira no segmento a oferecer também a variante de tração integral Q4 com gestão automatizada da tração traseira, e como "ELETTRICA", em duas variantes de potência com 156 cv e uma autonomia até 410 km, bem como o mais desportivo VELOCE de 240 cv, o epítome do ADN desportivo da Alfa Romeo. 

O design evolui nas características distintivas que criam uma ligação emocional imediata. Afinal, um Alfa Romeo sempre foi direcionado para quem procura um automóvel não apenas como "meio de transporte", mas sim como uma simbiose, uma ligação que pode fazer emergir "emoções autênticas".

Exterior

Um Alfa Romeo baseia-se no equilíbrio perfeito entre beleza funcional e uma herança inigualável, tornando-o o epítome do estilo italiano no domínio automóvel. O novo MILANO não é, definitivamente, exceção, pois as suas dimensões compactas - 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,5 m de altura - englobam a singularidade do original e moderno design Made in Italy do Alfa Romeo Centro Stile, típico da marca, expresso no equilíbrio das proporções, na pureza das linhas e na atenção à qualidade das superfícies. Os estilistas da Alfa Romeo modelaram esta "pele" com um cuidado artesanal nas partes mecânicas, desligando-se completamente dos conceitos de racionalidade fria em voga na classe, para dar vida a um design sinuoso e excitante que capta o olhar à primeira vista. Isto cria uma verdadeira ligação emocional entre o condutor e o automóvel, chegando mesmo a provocar um forte desejo de o tocar. 

As proporções são definidas com características estilísticas relacionadas com a tradição, como os vãos reduzidos, as cavas das rodas musculadas e a icónica "cauda truncada", uma referência ao lendário Giulia TZ. 

O Alfa Romeo MILANO ostenta uma forte identidade, composta por um número limitado de elementos que incluem o lendário escudo, nas variantes Leggenda e Progresso, talvez a assinatura mais famosa e reconhecível no mundo automóvel. Contribui para a sua poderosa personalidade o visual arrojado da frente, com faróis "3+3" Full LED Matrix adaptativos. Por fim, o estilo Alfa Romeo é caracterizado pela qualidade das superfícies, as quais criam reflexos ricos e harmoniosos através de contrastes volumétricos distintos.

Interior

A mesma inspiração de pura desportividade pode ser encontrada no interior do automóvel, onde se destacam a atenção italiana a todos os pormenores, a utilização dos melhores materiais e a colocação de todos os comandos ao alcance do condutor, como demonstrado pelo volante compacto, para se adaptar a todos os estilos de condução. 

Acima de tudo, o painel de instrumentos e o seu histórico design "telescópico" criam essa ligação visual direta e persuadem-no a envolver as suas mãos no volante, a ligar o motor e a tirar o melhor partido de uma experiência de condução única. 

No centro do painel de instrumentos, o destaque é um ecrã TFT de 10,25" totalmente digital, para aceder aos dados do automóvel e às definições das tecnologias de condução. No centro do tablier e orientado para o condutor, está um sistema de ecrã tátil de 10,25" desenvolvido para trabalhar com widgets, com componentes gráficos concebidos para uma interação intuitiva com todas as funcionalidades, que podem ser personalizados através de um simples e rápido movimento de arrastar e largar. 

Cada utilizador pode criar a sua própria página inicial, onde cada uma das funcionalidades do automóvel é uma aplicação em si. Para embelezar ainda mais o interior, as saídas do ar condicionado têm a forma de um Quadrifoglio (trevo de quatro folhas), o símbolo por excelência da desportividade da Alfa Romeo. 

Por fim, para chamar a atenção e acolher o condutor, destacam-se os bancos desportivos Sabelt com um encosto envolvente que combina elevada resistência mecânica, ergonomia perfeita e leveza estrutural.

Conforto

Escolher o MILANO significa não querer ceder entre soluções baseadas na centralidade da pessoa sentada no lugar do condutor e no máximo bem-estar de todos os passageiros. Para a Alfa Romeo, conforto significa tornar cada experiência de viagem simples, extremamente agradável, organizada e segura. E é por isso que, ao entrar no habitáculo, se percebe imediatamente a atenção meticulosa aos detalhes, a elevada qualidade dos estofos e a sensação envolvente de estar na sua zona de conforto, com um carácter desportivo e uma qualidade nitidamente italiana.

 Apesar do seu tamanho compacto, o MILANO possui a maior bagageira da sua classe (BEV), com uma capacidade de carga de 400 litros, acessível através da tecnologia mãos-livres. O MILANO também inclui elementos exclusivos, como o cómodo compartimento de arrumação do organizador de cabos, situado sob o capot, como um local prático para guardar o cabo de carregamento. Para aumentar ainda mais o conforto, o MILANO oferece uma série de funcionalidades de assistência ao condutor, para ajudar no controlo longitudinal e lateral do veículo (condução autónoma de nível 2). 

Em conjunto com os sensores de estacionamento de 360°, a câmara traseira de 180° monitoriza a área circundante, para proporcionar um sistema de estacionamento semiautónomo inovador e prático.

Por fim, o MILANO pode, também, incluir a tecnologia de acesso de proximidade, para abrir e fechar o automóvel de forma rápida e simples, aproximando-se ou afastando-se do veículo, sem que o cliente tenha de efetuar qualquer ação.

Dinâmica de condução

O MILANO oferece a melhor dinâmica de condução da sua classe.

Com base no peso mais baixo do segmento e numa distribuição de massas otimizada, o MILANO entra no mundo dos automóveis elétricos como um verdadeiro Alfa Romeo. 

A equipa que coordenou o desenvolvimento da dinâmica de condução é a mesma que desenvolveu o Giulia GTA no centro de testes de Balocco, na província de Vercelli, com o objetivo claro de que o novo MILANO atinja a melhor aderência à estrada da sua classe, possível graças a soluções técnicas específicas na versão 

VELOCE: tem a direção mais direta do segmento (14.6), especialmente calibrada para ser extremamente precisa, para reforçar as suas excecionais qualidades de aderência à estrada; a suspensão desportiva foi rebaixada em 25 mm; as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras são extradesportivas para garantir curvas rápidas com um elevado nível de aderência; o sistema de travagem tem discos dianteiros com mais de 380 mm e pinças monobloco de quatro êmbolos; o diferencial Torsen oferece a melhor tração possível em todas as condições. Os pneus de 20" de alto desempenho são também específicos para veículos elétricos e oferecem uma grande aderência. Tudo isto constitui a base de um automóvel compacto único, com um carácter desportivo puro e reconhecível da Alfa Romeo.

O MILANO também inclui o sistema Alfa D.N.A.. O modo "Dynamic", parcialmente possível graças à calibração específica da direção e do acelerador, oferece a máxima performance e prazer de condução. Num cuidadoso equilíbrio entre desempenho e conforto, o modo "Natural" foi concebido para uma utilização quotidiana, enquanto o modo "Advanced Efficiency" foi calibrado para obter a máxima eficiência energética, reduzindo o consumo sem afetar o prazer de condução. Por fim, apenas na versão híbrida Q4, está disponível um quarto modo denominado Q4, para condições de baixa aderência.

Conectividade

O MILANO está equipado com a mais avançada tecnologia conectada, para garantir o máximo conforto. O EV Routing é um inovador sistema conectado incorporado no navegador que gere as necessidades de carregamento do cliente, de forma automática e sem complicações. 

Tudo o que os clientes precisam de fazer é definir o seu destino e, em seguida, o sistema de navegação calcula automaticamente quaisquer paragens de carregamento necessárias ao longo do percurso, com acesso a mais de 600.000 pontos de carregamento, a rede mais extensa da Europa. 

A monitorização em tempo real do tráfego, da bateria e do estilo de condução torna possível confiar no EV Routing para uma experiência de condução sem ansiedade de carregamento.

Alfa Connect Services, o pacote de serviços conectados

O Alfa Romeo MILANO está equipado com o "Alfa Connect Services", a ferramenta que oferece conetividade avançada a bordo e uma gama de serviços para a máxima segurança e conforto. 

Graças à tecnologia over-the-air (OTA), os mapas e o software do automóvel estão sempre atualizados. As várias funções que tornam a experiência a bordo a melhor de sempre incluem o "My Navigation", composto por aplicações para procurar remotamente destinos e pontos de interesse (PoI), bem como alertas em tempo real sobre o trânsito, meteorologia e radares de velocidade. 

Através da aplicação para smartphone My Alfa Connect, os clientes podem também interagir com o automóvel através do "My Remote", com vários serviços, tais como: controlo remoto das funções do automóvel (abertura/fecho das portas ou acendimento das luzes) através do smartphone ou smartwatch; localização do veículo; controlo de determinados parâmetros (velocidade e zona) e notificações em caso de desrespeito dos mesmos. O E-Control oferece também a possibilidade de gerir à distância o início, a paragem e a programação do carregamento ou, se necessário, de aquecer ou arrefecer o habitáculo antes de entrar no veículo.

Outra grande inovação é a integração do assistente virtual Hey Alfa e do ChatGPT (I.A.), os quais utilizam o reconhecimento de voz para proporcionar um "copiloto" útil e discreto nas deslocações, para informações, conselhos e para responder a todas as necessidades do condutor.

Milano Elettrica

Na versão elétrica do MILANO, a Alfa Romeo selecionou uma fonte de energia de nova geração, combinando um motor elétrico ("Hybrid Synchronous Motor") e uma nova bateria. Com a sua elevada potência, binário e calibração específica do grupo propulsor elétrico, o novo desportivo compacto oferece um prazer de condução sem cedências, com uma dinâmica líder no segmento. 

Disponível em duas versões de potência - 156 ou 240 cv - o novo automóvel garante um excelente desempenho e uma condução envolvente e desportiva, como qualquer outro Alfa Romeo. 

A bateria de 54 kWh oferece uma elevada densidade energética e uma excelente relação entre a energia nominal e a energia utilizável. Especificamente, na versão de 156 cv, a bateria de iões de lítio assegura 410 quilómetros de autonomia no ciclo WLTP ou 590 quilómetros no ciclo urbano. O carregamento do novo MILANO é muito simples: nas estações de carregamento rápido DC de 100 kW são necessários menos de 30 minutos para carregar a bateria de 10 a 80%.

Milano Ibrida

O MILANO oferece duas soluções de tração para a versão Ibrida: tração dianteira ou tração integral Q4, uma novidade no segmento premium que estará disponível numa fase posterior.

O MILANO IBRIDA adota uma arquitetura híbrida 48-V Hybrid VGT com 136 cv. O motor de combustão interna é um propulsor com três cilindros e 1.2 litros de cilindrada - que funciona de acordo com o ciclo Miller - e está equipado com turbo de geometria variável e distribuição comandada por corrente para uma fiabilidade máxima.

A componente elétrica é composta por uma bateria de iões de lítio de 48 Volts e um motor elétrico de 21 kW integrado na inovadora caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades, a qual trabalha em conjunto com o inversor e a unidade de controlo da transmissão para garantir a máxima eficiência.

O MILANO IBRIDA oferece uma experiência de condução suave para circular na cidade em modo elétrico em mais de 50% do tempo; o MILANO garante a condução elétrica não só durante as manobras de estacionamento ou a baixa velocidade em zonas urbanas, mas também fora da cidade, sob carga limitada, até 150 km/h.

Milano Speciale

O MILANO SPECIALE apresenta uma versão de lançamento topo de gama disponível com as motorizações IBRIDA (136 cv) e ELETTRICA (156 cv). O MILANO SPECIALE, limitado exclusivamente à edição de lançamento, sintetiza desportivismo, tecnologia e conforto numa configuração única que inclui uma seleção orientada das melhores especificações oferecidas pela gama.

No exterior, destacam-se o emblema "Progresso", os acabamentos desportivos mate com apontamentos no novo e já icónico vermelho Arese e as jantes de liga leve de 18" "Petali".  O interior é embelezado com pormenores desportivos e exclusivos, como o interior em vinil e tecido "Spiga", o volante em pele e o banco do condutor com comando elétrico e função de massagem. A atenção ao detalhe é assegurada pela elegante e distinta iluminação interior de oito cores que assinala as saídas de ar, o túnel central e o icónico "Telescópio". 

Uma configuração extremamente rica é completada pelo seguinte equipamento de segurança: O MILANO SPECIALE oferece, de série, condução autónoma de nível 2, navegação conectada, câmara traseira de 180°, porta traseira elétrica mãos-livres e sistema keyless com tecnologia de acesso de proximidade.

O MILANO ELETTRICA SPECIALE está também equipado com um carregador trifásico de bordo de 11 kW, para garantir o melhor desempenho de carregamento em todas as situações.

autonews.pt @ 12-4-2024 18:14:22

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades