IONIQ 6 com segurança cinco estrelas no Euro NCAP

Distinguiu-se nas categorias "Ocupante adulto", "Ocupante criança" e "Assistência à segurança"

O novo Hyundai's IONIQ 6 recebeu a classificação máxima da organização independente de avaliação de veículos European New Car Assessment Programme (Euro NCAP). O mais recente modelo da marca IONIQ da Hyundai junta-se ao IONIQ 5 para oferecer os mais elevados padrões de segurança e alcançar a classificação máxima de cinco estrelas EURO NCAP.

autonews.pt @ 7-12-2022 10:48:37

Os veículos submetidos ao teste de segurança Euro NCAP são avaliados em quatro categorias: "Ocupante adulto", "Ocupante criança", "Utilizador vulnerável da estrada" e "Assistência à segurança". O Hyundai IONIQ 6 de cinco estrelas distinguiu-se nas categorias "Ocupante adulto", "Ocupante criança" e "Assistência em matéria de segurança".

Os sistemas avançados de assistência ao condutor e veículo

Além de sete airbags como padrão, o IONIQ 6 está equipado com o nível seguinte de Hyundai Smart Sense Advanced Driver Assistance Systems, garantindo segurança e comodidade na estrada. Estes incluem o Highway Driving Assist 2 (HDA 2), que ajuda a manter uma distância e velocidade definidas do veículo da frente quando se conduz numa auto-estrada e ajuda a centrar o veículo na faixa de rodagem enquanto se conduz, mesmo através de uma curva.

O controlo de cruzeiro inteligente (NSCC) baseado na navegação ajuda a manter a distância do veículo da frente e a conduzir a uma velocidade definida pelo condutor, reflectindo o estilo de condução aprendido pelo condutor. Utiliza também a informação rodoviária do sistema de navegação para otimizar a condução automatizada e efetuar ajustes de velocidade para uma condução segura através de curvas. O FCA (Forward Collision-Avoidance Assistente de Colisão Frontal) ajuda a evitar colisões com objetos à frente do veículo durante a condução, fornecendo um aviso e assistência na travagem de emergência.

O IONIQ 6 Electrified Streamliner da Hyundai inclui também funções melhoradas de Viragem de Junção, Cruzamento de Junção, Ancoragem de Pista e Lado de Mudança de Pista, juntamente com Assistência à Direcção Evasiva. Outras características de condução semi-autónomas incluem o Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), que ajusta a velocidade do veículo para corresponder ao limite de velocidade, e o Assistente de Feixe Alto (HBA), que pode ajudar a ligar e desligar as luzes de feixe alto à noite para a aproximação de veículos na faixa oposta.

O IONIQ 6 tem várias funções relacionadas com a atenção do condutor, tais como o Aviso de Atenção ao Condutor (DAW), que analisa a atenção do condutor enquanto conduz, fornece um aviso quando são detetados sinais de desatenção do condutor e recomenda um descanso, se necessário. Durante uma paragem, o condutor é alertado se o veículo principal partir.

Certas funções funcionam em conjunto para ajudar a evitar colisões numa variedade de situações de condução. O BCA (Blind-Spot Collision-avidance Assistente de Prevenção de Colisões) ajuda a evitar colisões na parte traseira do veículo ao mudar de faixa. Outra função, Blind-Spot View Monitor (BVM), exibe vídeo da vista do ponto cego para uma mudança segura de faixa de rodagem. Da mesma forma, o Rear Cross-Traffic Collision-Avoidance Assist (RCCA) ajuda a evitar colisões com veículos em sentido contrário no lado esquerdo ou direito do veículo enquanto faz marcha-atrás.

O mais recente membro da marca IONIQ assegura também a segurança dos passageiros do banco traseiro com o Aviso de Saída Segura (SEW), que fornece um aviso quando um veículo se aproxima pelo lado de trás enquanto sai do veículo. Uma variedade de características de conveniência de estacionamento torna o estacionamento em diversas circunstâncias mais fácil e seguro do que nunca, incluindo o Aviso de Colisão de Estacionamento à Frente/Lateral/Reverso (PCA), que ajuda a evitar colisões com peões e objetos à volta do veículo enquanto estaciona ou sai do mesmo.


Energia a poupar com um alcance de 614 quilómetros

Os clientes da IONIQ 6 beneficiarão do compromisso da Hyundai Motor Group em desenvolver uma tecnologia avançada de baterias que permite um desempenho de condução sem stress e de longo alcance. Com um consumo de energia WLTP de 13,9 kWh/100 quilómetros, IONIQ 6 será um dos veículos elétricos (EV) mais eficientes do mercado, ao mesmo tempo que fornecerá uma das mais longas gamas totalmente eléctricas por carga disponível, a 614 quilómetros (ciclo combinado WLTP).

O seu impressionante desempenho de alcance é possibilitado em grande parte pela arquitectura da Plataforma Modular E-GMP (Electric-Global Modular Platform) dedicada do Grupo Hyundai Motor e pela ultra baixa resistência ao vento do Streamliner Electrified Streamliner.

A E-GMP proporciona um desempenho elétrico ótimo e proporciona um carregamento ultra-rápido de 800V, alcançando até 351 quilómetros de alcance em apenas 15 minutos, ou 10 a 80 por cento em 18 minutos, ao mesmo tempo que suporta um carregamento de 400V sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais.

Tal como o IONIQ 5, o IONIQ 6 fornece a função inovadora Veículo para Carga (V2L) que permite aos clientes carregar quaisquer dispositivos elétricos - ideal para alimentar necessidades durante uma falta de energia, acampamento ou projectos ao ar livre. O V2L é activado utilizando um adaptador de acessórios disponível e vai para a porta de carregamento exterior. Para além da tomada eléctrica exterior, existe uma segunda tomada por baixo do banco traseiro para carregar computadores portáteis, smartphones e outros dispositivos.

O IONIQ 6 será também o primeiro modelo da Hyundai a oferecer a funcionalidade de actualização de software Over-the-Air (OTA) para vários controladores. Esta tecnologia permite aos condutores atualizarem os controladores do veículo para dispositivos eléctricos, condução autónoma, bateria e mais, para proporcionar uma experiência de condução mais segura e mais conveniente. Os condutores podem também atualizar mapas e software de meios de comunicação com a função OTA.


autonews.pt @ 7-12-2022 10:48:37


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades