Hyundai N Vision 74: são 50 anos de um design inovador

Visão de futuro e progresso da marca coreana

A Hyundai revelou, no início deste ano, o Hyundai N Vision 74. Um veículo único, de alta performance, movido a hidrogénio, com um design inspirado num outro protótipo icónico da marca sul-coreana. O protótipo de design futurista é a mais recente aposta de inovação da gama N da Hyundai, espelhando a visão de futuro e progresso pela humanidade da marca.

autonews.pt @ 7-12-2022 10:24:44

Os designers da Hyundai desenvolveram o Hyundai N Vision 74 em homenagem ao Hyundai Pony Coupé, um protótipo lançado em 1974. Este modelo apresentava um design diferente, concebido pelo famoso designer automóvel italiano Giorgetto Giugiaro, e impressionou o público quando foi apresentado no Salão Automóvel de Turim.

Recentemente, a Hyundai anunciou que iria colaborar novamente com Giugiaro, em homenagem à herança da marca, recuperando o carro que impulsionou a indústria automóvel sul-coreana. Assim, a empresa italiana GFG Style, fundada por pai e filho, Giorgetto e Fabrizio Giugiaro, irá reconstruir o conceito original do Pony Coupé.

Quando os designers da Hyundai começaram a conceber o Hyundai N Vision 74, mergulharam nos arquivos do Centro de Design da marca sul-coreana, analisando documentos e protótipos de design do Pony Coupé. No entanto, ao mesmo tempo que consultavam os esboços e planos desgastados pelo tempo, fizeram uma descoberta fascinante que desafiou a sua própria perceção da história do design da marca.

Uma atitude ambiciosa e arrojada desde o início

O legado da Hyundai é uma história que retrata a filosofia pioneira e a ambição ousada do seu fundador, Chung Ju-yung, cuja atitude e espírito inabaláveis ainda hoje caraterizam a empresa.

Nascido em 1915, Chung sempre sonhou em ser dono de uma empresa automóvel. Contudo, na primeira metade do século XX, a Coreia tinha muito poucas estradas pavimentadas, que são essenciais para o transporte automóvel. Entre 1940 e 1943, geriu uma oficina de reparação automóvel e em 1946, criou a primeira empresa de nome Hyundai, Hyundai Auto Repair. No ano seguinte, estabeleceu uma empresa de construção, a Hyundai Engineering and Construction Company.

A Hyundai Engineering and Construction Company ganhou importantes contratos de construção governamentais, tornando-se responsável pela construção de muitas das infraestruturas e vias de comunicação de transporte na Coreia, durante a industrialização do país, na década de 1960.

Com as infraestruturas já desenvolvidas, Chung conseguiu finalmente concretizar o seu sonho de se tornar proprietário de uma empresa automóvel, quando fundou a Hyundai Motor Company, em 1967. No ano seguinte, foi concluída a construção da fábrica de montagem que é, atualmente, uma das maiores instalações de fabrico automóvel integrado do mundo, com uma capacidade de produção anual de 1,5 milhões de unidades.

O desenvolvimento do Pony, o primeiro modelo de produção em massa da Hyundai

Inicialmente, a Hyundai desenvolveu veículos em colaboração com outros fabricantes automóveis. Até que, em meados dos anos 70, a empresa decidiu produzir o seu primeiro modelo e o primeiro carro da Coreia produzido em massa, o Hyundai Pony.

Para liderar esta entrada no mercado automóvel, a Hyundai contratou George Turnbull, o antigo Diretor Executivo da Austin Morris na British Leyland em fevereiro de 1974. Com o objetivo de desenvolver um modelo a partir do zero, contratou imediatamente seis engenheiros-chefe europeus para o acompanhar, incluindo um designer de carroçarias, dois designers de chassis, dois engenheiros de produção e um engenheiro de testes.

O Hyundai Pony contou com o design do jovem, agora lendário, Giorgetto Giugiaro, que Chung escolheu pessoalmente. Quando a empresa abordou Giugiaro, em 1974, foi-lhe dada total liberdade para desenhar um modelo à sua imagem, um modelo conceptualmente puro e intemporal. "O Hyundai Pony apareceu com uma silhueta alongada e simplista, que o tornou no design mais emocional alguma vez desenhado" afirmou SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Chefe do Centro de Design Hyundai.

Como um sinal de aprovação do público, o automóvel compacto com tração traseira foi mais tarde apelidado de "kukmincha", que significa "carro para o povo" em coreano.

Em 2019, Giugiaro disse: "Eu desenhei o Hyundai Pony quando ainda era um jovem designer no início da minha carreira. Fui responsável por criar um carro que visava a classe média. Senti-me muito orgulhoso por me ter sido encarregue a missão de criar um veículo de produção para um país que estava prestes a enfrentar um mercado feroz e competitivo".


O concept car Pony Coupe

O Hyundai Pony teve a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Turim em outubro de 1974, juntamente com um fascinante modelo protótipo - o Hyundai Pony Coupe.

Este modelo, mostrou as ambições de design da Hyundai para os mercados globais, numa altura em que a empresa procurava estabelecer-se no palco internacional. Embora não tenha entrado na produção em massa, o Hyundai Pony Coupe serviu como um carro conceito que demonstrou claramente o espírito desafiador da Hyundai. Nos anos seguintes à sua estreia no Turim Motor Show, este foi um protótipo que serviu como fonte de inspiração para a marca.

O concept car 45 EV da Hyundai, estreou-se no Salão Automóvel Internacional (IAA) 2019 em Frankfurt e prestou homenagem ao Pony Coupe. O 45 EV serviu de inspiração para o aclamado carro do ano, o Hyundai IONIQ 5, em 2022.

Para os designers da Hyundai, o Pony Coupe continua a ser um marco significativo no legado da marca sul-coreana. Não foi, portanto, surpresa que tenha servido de inspiração no desenvolvimento de um modelo tão significativo como o primeiro Fuel Cell EV (FCEV) de alta performance da marca, alguns anos após o 45 EV.

Desvendar o legado dos carros desportivos da Hyundai

Quando os designers da Hyundai iniciaram o processo de desenvolvimento do Hyundai N Vision 74, visitaram os arquivos do Centro de Design da empresa. Lá, descobriram um documento significativo e até então quase esquecido, que revelou um modelo praticamente abandonado.

O documento em questão era um protótipo de design, um "Piano di Forma" ("Plano de Forma"). O esboço do veículo apresentava uma linha de tejadilho muito ligeira, pelo que os designers concluíram, inicialmente, que este era o surpreendente Hyundai Pony Coupé. Em seguida, analisaram a data do esboço: 18 de fevereiro de 1977 - dois anos e meio após a revelação em 1974.

Determinados a descobrir mais, conseguiram saber que este esboço foi o primeiro a entregue à equipa de engenharia pela equipa de design e, compreenderam então, que o Pony Coupé estava a ser desenvolvido com o potencial de se tornar um carro de produção em massa. Intensificando a pesquisa por pistas sobre o modelo, para poderem ter um relato mais fidedigno da história por detrás do mesmo, surgiram mais factos.

Descobriram que, enquanto a Hyundai estava a dar os primeiros passos para desenvolver o Pony, o seu modelo de produção original, o fundador Chung acreditava que a empresa também precisava de desenvolver um carro desportivo para se tornar um player relevante no mercado automóvel global.

Na tentativa de concretizar esta visão, Chung solicitou a aplicação de uma engenharia inversa à do Pony Coupé e os engenheiros fizeram vários esforços nesse sentido. Mediram, criaram e otimizaram uma versão do modelo para carro desportivo. Esta versão chegou mesmo à fase de protótipo avançado, com vários modelos construídos. Mais tarde, foram desenvolvidos mais planos detalhados, ainda com o objetivo de criar protótipos adicionais.

No fim, o sonho de Chung de criar o primeiro carro desportivo produzido na Coreia foi travado por uma série de fatores internos e externos. Hoje em dia, tudo o que resta do carro desportivo dos anos 70 da Hyundai são algumas fotografias dos protótipos e alguns desenhos de engenheiros.


O design do N Vision 74

Para os designers da Hyundai, o passado da empresa serve como uma bússola que orienta o futuro. Inspirado no conceito do Hyundai Pony Coupé de 1974, o Hyundai N Vision 74 é o mais recente exemplo da sua ambição. Um Fuel Cell EV (FCEV) concebido para alta performance, redefinindo a relação da Hyundai com o seu legado e com os modelos que ainda estão por vir.

O exterior abre uma janela de possibilidades sobre como poderão ser os futuros carros de alta performance, mas, ao mesmo tempo, inspira-se no legado histórico da marca. A sua superfície minimalista, o perfil dinâmico e proporcional, assim como, o pilar B foram todos herdados do Pony Coupé. Paralelamente, as luzes frontais Parametric Pixel do N Vision 74 e a grelha frontal são símbolos da mobilidade sustentável, que a marca pretende desenvolver, dando continuidade à recente linha de design da Hyundai, nomeadamente, nos modelos IONIQ.

A estética funcional inspirada no motor do modelo, assegura que a forma segue a sua função, representando a paixão da Hyundai pela alta performance sustentável, ao mesmo tempo que se expressa e apresenta como um verdadeiro N.

O Hyundai N Vision 74 está equipado com elementos de refrigeração que estão totalmente integrados no seu design, cumprindo os requisitos de um FCEV. Isto inclui entradas de ar na traseira e lateral da viatura. O protótipo foi também projetado com uma aerodinâmica melhorada, para uma experiência de condução superior.

Características como o para-choques e o difusor traseiro também tornaram a sua imagem mais elegante. Por sua vez, as jantes aerodinâmicas equilibram a eficiência aerodinâmica com a performance, permitindo que o modelo se mantenha assente nos três pilares da gama N: com um excelente desempenho em curva, boa capacidade em pista e consegue ser o seu desportivo do dia-a-dia.

No interior, o Hyundai N Vision 74 proporciona um ambiente de condução único que mistura elementos herdados com um design moderno e assentos de desportivos. O interior herda o cockpit do conceito de centralidade no condutor do Hyundai Pony Coupé, ao mesmo tempo que os detalhes são inspirados no Performance Blue criando uma sensação interior única e exclusiva de um N.

autonews.pt @ 7-12-2022 10:24:44

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades