Novo Lamborghini HURACÁN STERRATO

O primeiro superdesportivo todo-o-terreno

A Automobili Lamborghini apresenta, na Art Basel de Miami Beach, o novo Huracán Sterrato: o primeiro superdesportivo concebido para oferecer o máximo prazer de condução, mesmo fora do asfalto, em pisos soltos ou de terra, reinterpreta o próprio conceito de desportividade e enfatiza os princípios de bravura, autenticidade e imprevisibilidade típicos da marca.

autonews.pt @ 1-12-2022 10:50:05

O Huracán Sterrato oferece uma dinâmica de condução otimizada, para um controlo perfeito em todos os ambientes, da autoestrada aos caminhos de terra. Por comparação com o Huracán EVO, o Sterrato recorre a uma versão atualizada do sistema LDVI (Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics), com calibrações específicas para os modos STRADA e SPORT, e transporta, pela primeira vez, para a gama Huracán o modo RALLY, desenvolvido para condições de baixa aderência.

O exterior expressa o espírito aventureiro do Sterrato logo desde o primeiro vislumbre. A altura ao solo foi incrementada 44 mm por comparação com o Huracán EVO, para garantir um maior curso da suspensão, tal como foi aumentada a largura das vias dianteira (+30 mm) e traseira (+34 mm).

Adicionalmente, para além proteger a carroçaria, a proteção inferior dianteira em alumínio, as longarinas reforçadas, o difusor traseiro e os robustos guarda-lamas acentuam a sua musculatura. A clássica tomada de ar no capô traseiro não só incrementa o espírito desportivo do modelo, como também ajuda a fornecer ar limpo ao motor quando se conduz em pistas com pó.

O Huracán Sterrato conta com um motor V10 de 5,2 litros com uma potência máxima de 610 cv e com 560 Nm de binário máximo (às 6500 rpm), combinado com uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades, e com um sistema de tração integral controlado eletronicamente, com diferencial traseiro autoblocante mecânico. Concebido para oferecer uma performance ótimo em superfícies não asfaltadas e arenosas, acelera dos 0-100 km/h em 3,4 segundos e alcança uma velocidade máxima de 260 km/h.

O veículo está equipado com um sistema de travagem dotado de pinças monobloco fixas em alumínio, com seis pistões (à frente) e quatro pistões (atrás); e discos carbonocerâmicos ventilados e perfurados – com 380 mm de diâmetro e 38 mm de espessura na frente, e 356 mm de diâmetro e 32 mm de espessura atrás. Monta jantes de 19", exclusivamente revestidas por pneus Bridgestone Dueler AT002 especificamente desenvolvidos para este modelo, que proporcionam a máxima versatilidade e adaptabilidade a qualquer condição e superfície, ao mesmo tempo que contribuem para as sensações, emoção e diversão ao volante do veículo. As medidas instaladas são 235/40 R19 na frente, e 285/40 R19 atrás, em ambos os casos incluindo tecnologia Run-flat.

O interior, caraterizado pelos exclusivos revestimentos Alcantara Verde Sterrato, reflete a filosofia "feel like a pilot (sinta-se como um piloto"), tradicionalmente adotada para a gama Huracán, que coloca o condutor no centro do habitáculo, para desfrutar da derradeira experiência de condução e do controlo absoluto de todas as funções do automóvel. O ecrã táctil possui novos gráficos e funcionalidades especialmente desenvolvidas para a condução off-road; em termos de instrumentação, pela primeira vez, existe um inclinómetro digital, com indicador de inclinação e rolamento, uma bússola, um indicador de coordenadas geográficas e um indicador do ângulo de direção.

Entre os serviços de bordo, o Lamborghini Connect inclui a integração com Amazon Alexa, para regulação de diversos equipamentos do veículo, como o sistema de climatização e a iluminação, assim como para controlo da navegação, das chamadas telefónicas e do sistema de infoentretenimento, com um simples comando de voz. O veículo também pode ser controlado remotamente através da App Lamborghini UNICA, a qual permite, por exemplo, a monitorização remota da velocidade, ou o envio de um destino diretamente para o sistema de navegação.

O Huracán Sterrato inclui um sistema de telemetria conectado, que permite ao condutor monitorizar a performance e analisar os dados através da App UNICA; os utilizadores de Apple Watch também podem sincronizar a informação do seu ritmo cardíaco com o sistema de telemetria de bordo[2], para medir o seu desempenho ao volante. O Lamborghini Drive Recorder também está disponível para registar as experiências ao volante. Permite ao condutor gravar vídeo dos momentos mais emocionantes da condução, melhorando, assim, a função Board Diaries: o livro de registos digital integrado na App Lamborghini UNICA.

O novo Huracán Sterrato oferece possibilidades praticamente ilimitadas para personalização do visual do veículo: graças ao programa Lamborghini Ad Personam, os clientes podem escolher entre 350 cores exteriores, E mais de 60 cores para os revestimentos interiores em pele e Alcantara.

A produção em edição limitada terá início em fevereiro de 2023.

autonews.pt @ 1-12-2022 10:50:05

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades