Palbit alinhada com o futuro da mobilidade sustentável

Com novos materiais para maquinagem

A Palbit, especialista na produção de ferramentas de metal duro, tem vindo a apostar na área de Inovação e Desenvolvimento nos últimos anos, de momento a empresa aposta na área da mobilidade sustentável com a criação de novos materiais de trabalho que acompanham a mudança no paradigma da maquinagem.

autonews.pt @ 1-12-2022 10:46:57

A sustentabilidade há muito que faz parte das preocupações da indústria, por isso efetuam-se grandes investimentos para incorporar materiais sustentáveis e ambientalmente amigáveis nos seus produtos. A pegada ambiental dos veículos não está apenas relacionada com as emissões durante a sua mobilidade, mas também com o seu processo de fabrico e com os componentes os materiais utilizados. De forma a contribuir para a diminuição desse impacto, relacionado com o processo produtivo e os materiais selecionados na área da maquinagem, a Palbit tem feito um esforço de investigação desenvolvimento e inovação, através do estudo de novas geometrias de ferramentas, novas composições de materiais mais sustentáveis, mantendo a qualidade e excelente performance. Simultaneamente, também têm melhorado as técnicas de processamento com vista à reciclagem e reutilização das matérias-primas de forma a tornarem a sua atividade ainda mais sustentável.

A Palbit, em conjunto com a FEUP, está a desenvolver soluções para a maquinagem de novas ligas de aço e alumínio, através do processamento de ferramentas com novos revestimentos PVD-HIPIMS que são mais densos e com uma dureza superior. Paralelamente, têm também explorado novas soluções de ferramentas com revestimento de diamante para maquinar polímeros reforçados com fibras de carbono (CFRP), uma vez que permitem uma maior velocidade de corte, vida útil das ferramentas mais longa e afiamento das arestas através de ablação a laser.

A Palbit lidera o consórcio hi-rEV, a agendas verdes destacada no PRR, que pretende alavancar o desempenho e competitividade da indústria de componentes para a indústria automóvel, com um investimento total estimado em 50 milhões de euros.

autonews.pt @ 1-12-2022 10:46:57


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades