Platinum: nova versão da Ford Ranger eleva o luxo a novos patamares

A pickup mais vendida na Europa

A Ford Pro acaba de revelar a topo de gama Ranger Platinum, proposta que eleva o conceito de luxo para todo um outro patamar no seio da gama Ranger. A nova Ranger Platinum junta-se, assim, à excitante gama da nova geração da pickup mais vendida na Europa , colocando-se no topo das versões de estrada. Detalhes e acabamentos exteriores exclusivos realçam o característico design da Ranger, combinado com um habitáculo elegante e contemporâneo, com acabamentos em pele.

autonews.pt @ 29-11-2022 16:52:02

No nível mecânico, destaca-se o potente motor Ford V6 3.0 litros turbodiesel, com 240 CV, e um sistema de transmissão especialmente concebido para o requinte de utilização, combinando-se para proporcionar uma suave performance, sem esforço, em velocidades de cruzeiro, bem como um excecional binário para um confiante transporte e reboque de carga, até aos 3.500 kg.

As encomendas para a Ranger Platinum estão já a decorrer na Europa. O arranque da produção desta nova versão está agendado para março de 2023, prevendo-se a entrega das primeiras unidades para o final da primavera.

A Ranger mais luxuosa de sempre da Ford Pro

A Ranger Platinum está disponível, em exclusivo, com especificação de cabina dupla e cinco lugares, sendo alimentada pelo motor turbo-diesel 3.0 V6 da Ford – bloco também utilizado em alguns SUV de luxo e na pick-up F-150 nos EUA – que debita 240 CV e 600 Nm de binário. A potência é distribuída através do novo sistema de tração integral permanente e controlado eletronicamente da Ranger, combinado com a caixa automática de 10 velocidades da Ford, com programação adaptativa de mudanças e apoios remodelados, para reduzir o ruído e a vibração.

O resultado é um desempenho refinado, responsivo e confiante, independentemente das condições, juntando-se um generoso peso máximo rebocável com travão de 3.500 kg. O veículo também oferece a mesma capacidade de transporte de carga excecional de todas as demais versões Ranger, incluindo uma carga útil superior a uma tonelada.

O exterior da Ranger Platinum assenta no estilo muscular e funcional da família Ranger com alguns extras em termos de sofisticação. A nova proposta coloca-se acima da versão Wildtrak, que representa 60% das vendas da pick-up Ranger na Europa.

Uma grelha única e um novo acabamento cromado sedoso aplicado aos detalhes exteriores da Ranger Platinum ajudam a proporcionar uma primeira impressão marcante, suportada por novas jantes de liga leve de 20 polegadas com detalhes em ébano brilhante. Outros detalhes de qualidade incluem um portão traseiro de fecho suave, vidros escurecidos e luzes diurnas com assinatura integrada nos faróis LED Matrix.

As barras de tejadilho, oferecidas de série, acrescentam um estilo útil e reforçada praticabilidade.


No interior, a Ranger Platinum mistura um habitáculo luxuoso forrado a couro com tecnologia inteligente concebida para tornar a vida mais fácil. Condutor e passageiro da frente beneficiam de bancos em pele perfurada e acolchoada, de qualidade superior, com ajuste elétrico de 10 vias, funções de aquecimento e refrigeração e elegantes costuras contrastantes. As aplicações em madeira escura prolongam o design opulento e a sofisticada iluminação interior ajuda a criar uma atmosfera relaxante.

O interior de alta tecnologia é definido por dois ecrãs de 12 polegadas: um conjunto digital completo substitui os tradicionais instrumentos à frente do condutor, juntando-se um ecrã táctil, posicionado verticalmente, que controla o poderoso sistema de infotainment SYNC 4A da Ford. A Ranger Platinum também dispõe de um sistema áudio B&O 6 com oito altifalantes e carregamento sem fios para smartphones, de série.

A poderosa conectividade é servida pelo modem FordPass Connect, que permite que vários módulos sejam preparados para um futuro sem fios, por meio de atualizações de software Ford Power-Up, que podem melhorar as características do veículo ao longo do tempo.

Para além dos abrangentes e avançados sistemas de assistência à condução já presentes na Ranger Wildtrak, a série Platinum acrescenta os sistemas de Assistência Ativo ao Estacionamento com Assistência à Saída de Estacionamento  e Sistema de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Tráfego Cruzado, Alerta e Auxílio na Mudança de Faixa e uma câmara a 360 graus, tudo oferecido como equipamento de série.

Gama mais ampla de sempre da pick-up Ranger

A versão Platinum encabeça a mais alargada gama de propostas da pick-up Ranger alguma vez disponibilizadas pela Ford Pro, juntando-se à versão de elevada performance Raptor, bem como às versões Wildtrak e Limited de nova geração que já se encontram à venda, ou ainda às robustas Ranger XL e XLT, com especificações práticas para se adequarem a uma utilização mais profissional – construção, silvicultura e serviços de emergência, entre outros – que os clientes europeus podem já encomendar.

autonews.pt @ 29-11-2022 16:52:02

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades