Novo Tonale Plug-In Hybrid Q4

A definição de eficiência desportiva para a Alfa Romeo

A chegada do Alfa Romeo Tonale Plug-In Hybrid Q4 marca o fim da introdução de veículos na gama Tonale - o modelo com o qual a marca fez a sua entrada no mundo da eletrificação, mantendo-se fiel ao seu ADN desportivo italiano estabelecido em 1910. A nova versão é o topo da gama e abre um novo capítulo na metamorfose da Alfa Romeo ao combinar a máxima eficiência e desportividade: mais de 80 km de autonomia elétrica no ciclo urbano, 600 km no ciclo total e emissões reduzidas a 26 g/km em ciclo urbano.

autonews.pt @ 17-11-2022 10:34:45

É um modelo concebido para satisfazer as necessidades dos clientes que, hoje mais do que nunca, procuram tecnologia, conforto e segurança num veículo desportivo, para além da elevada performance. O Tonale Plug-In Hybrid Q4 antecipa o nível onde a Alfa Romeo quer levar o seu conceito de desportivismo. Além disso, graças à sua habitabilidade topo de gama, superior conforto a bordo, condução silenciosa e emissões reduzidas, o modelo é ideal para viajar sozinho ou com a família e amigos, pois garante o máximo em segurança e fiabilidade, tanto em condução urbana como nas longas distâncias.

O comportamento em estrada do Tonale Plug-In Hybrid Q4 é o melhor da classe e a sua tecnologia e conectividade a bordo fazem dele o Alfa Romeo com a mais avançada tecnologia de sempre. Qualidade e atenção ao detalhe foram combinadas com características dinâmicas com o objetivo de reinventar a desportividade no século XXI. O histórico logótipo Alfa Romeo foi reinterpretado para destacar o processo de eletrificação da marca: o elegante Biscione eletrificado impresso no vidro traseiro esquerdo destaca-se no Tonale Plug-In Hybrid Q4 e é realçado pelo vidro escurecido.

O Tonale Plug-In Hybrid Q4 é um marco no processo "from zero to zero" da Alfa Romeo que a levará de ser uma marca sem qualquer eletrificação no início de 2022 a ser uma marca com zero emissões e 100% eletrificada em 2027. Além disso, ao realizar esta evolução em apenas cinco anos, a Alfa Romeo impôs-se como a marca automóvel mais rápida a atingir a neutralidade de carbono.

Puramente elétrico para uma utilização no dia a dia, híbrido para se escapar à rotina

Graças ao novo motor Plug-In Hybrid Q4, o Alfa Romeo Tonale proporciona o máximo em eficiência e sustentabilidade, uma vez que os sistemas de eletrificação foram concebidos tendo a marca em mente.  O sistema Plug-In Hybrid Q4 de 280 cv é o melhor em termos de performance e autonomia da bateria. O avançado sistema híbrido combina um motor de quatro cilindros 1.3 litros MultiAir, sobrealimentado, de 180 cv, acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades, que proporciona tração ao eixo dianteiro, com um motor elétrico capaz de fornecer 90 kW de potência máxima de pico e 250 Nm de binário ao eixo traseiro. A bateria de iões de lítio de 306 Volts e 15,5 kWh permite uma autonomia elétrica de mais de 80 km no ciclo urbano e mais de 600 km de autonomia total, tornando o Tonale Plug-In Hybrid Q4 num dos mais eficientes SUV híbridos plug-in. É também excelente em termos de sustentabilidade graças ao novo motor híbrido que é capaz de reduzir as emissões de CO2 para 26 g/km, diminuindo as emissões totais da gama em 40%. Foi também conseguida uma redução no consumo de combustível, que desceu para 1,14 litros por cada 100 km no ciclo WLTP. Além disso, com o objetivo de proporcionar a máxima eficiência, são necessárias menos de 2,5 horas para recarregar completamente a bateria ao utilizar o carregador de bordo de 7,4 kW.

Equipado com um sistema de tração integral Q4 - a tração dianteira é proporcionada pelo motor de combustão interna e a tração traseira pelo motor elétrico - o Tonale Plug-In Hybrid Q4 proporciona o prazer de condução da marca Alfa Romeo, assegurando a melhor agilidade, leveza e dinâmica de condução da classe.

Por último, o Tonale Plug-In Hybrid Q4 combina eficiência e sustentabilidade com uma desportividade superior. Os seus 280 cv de potência total colocam-no no topo do segmento, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 segundos, sendo capaz de atingir os 135 km/h em modo totalmente elétrico e 206 km/h em modo híbrido. A sensação de poder que se vivencia em aceleração é reforçada pelo sistema e-AWD: a aplicação instantânea de 100% do binário disponível do motor elétrico faz com que o eixo traseiro responda assim que se pisa o pedal do acelerador.

Novas funcionalidades desenvolvidas para melhorar a eficiência do Tonale Plug-In

No Tonale Plug-In Hybrid Q4, o seletor dos modos de condução Alfa D.N.A. tornou-se num símbolo de eficiência desportiva, uma vez que incorpora todos os elementos desportivos tradicionais da marca num automóvel extremamente sustentável. As funcionalidades do D.N.A. foram redefinidas tendo em mente as especificações do veículo, aumentando a sua eficiência e performance. De facto, é possível gerir a tração Q4 e os controlos eletrónicos, coordenar a ação do motor e da transmissão, bem como modificar a sensibilidade dos comandos, tudo num único seletor. Este refinado sistema de calibração permite ao condutor manter-se concentrado na condução sem provocar distração ao ter de gerir vários comandos.

Em particular, o modo "Dynamic" foi concebido para tirar o máximo partido da performance do veículo com uma calibração específica do acelerador, gestão da transmissão e controlos de estabilidade que se combinam com uma resposta mais direta da direção. O modo "Natural" define a propulsão híbrida para a tração integral a de fim otimizar o desempenho. A utilização do motor de combustão interna e do motor elétrico é gerida automaticamente e permite poupanças de energia e de combustível sem renunciar à performance. Finalmente, o modo "Advance Efficiency" foi calibrado para obter a máxima eficiência energética no modo de condução totalmente elétrico. É o modo de condução ideal para viagens a centros urbanos, uma vez que permite respeitar plenamente as limitações de tráfego e de emissões. Em particular, quando se tira o pé do acelerador, o automóvel continua a progredir em modo Sailing. Por outro lado, nas descidas, o novo eCoasting Descent Control é ativado para manter uma velocidade constante de 50 km/h (ajustável através de um leve toque no acelerador ou no travão).

As inúmeras "Funcionalidades EV" no Tonale Plug-In Hybrid Q4 garantem uma experiência de condução ainda mais eficiente e relaxante. Especificamente, o E-Save permite recarregar ou manter o nível da bateria quando o motor de combustão interna está ligado; o sistema de travagem regenerativa permite recuperar energia durante as fases de desaceleração e travagem, armazenando-a no conjunto de baterias; e, finalmente, ao ativar o E-Coasting, a recuperação de energia ocorre mesmo quando se abranda com o pé fora do pedal do travão.

As Funcionalidades EV podem ser controladas pelo condutor através de ecrãs específicos no painel de instrumentos.


A dinâmica de condução como parte integrante da identidade da Alfa Romeo

O Tonale Plug-In Hybrid Q4 proporciona um comportamento em estrada seguro, confortável e agradável com a melhor agilidade, leveza e dinâmica de condução da sua classe. As suas soluções técnicas exclusivas aumentam a desportividade do veículo e garantem ao cliente uma experiência de condução imersiva e singular, respeitando, em pleno, a tradição Alfa Romeo. Em particular, o Tonale Plug-In Hybrid Q4 oferece toda a segurança da tração integral, com o eixo traseiro propulsionado por um motor elétrico de 90 kW e o eixo dianteiro por um motor a gasolina de 180 cavalos, garantindo a máxima estabilidade em ambiente fora de estrada e em estradas com pouca aderência. Além disso, o avançado sistema híbrido 4x4, sem qualquer ligação física entre os dois sistemas de propulsão, mas que os coordena de uma forma puramente "virtual" através de sistemas eletrónicos, torna o Tonale Plug-In Hybrid Q4 ainda mais leve e inigualável no seu comportamento.

Qualidade e conforto superiores garantem uma experiência de condução premium

Graças ao superior conforto a bordo, à melhor habitabilidade do segmento e à redução das emissões, o Alfa Romeo Tonale Plug-In Hybrid Q4 é o SUV perfeito tanto para uso urbano como para as viagens de fim de semana. O seu interior, referencial na classe, inclui inúmeros compartimentos de armazenamento, um espaço racionalmente organizado e uma bagageira de formato quadrado com um plano de carga ótimo e abertura "mãos-livres". O espaço a bordo é também o melhor da sua classe: quatro pessoas, com uma altura de até 1,9 metros, podem sentar-se confortavelmente (duas à frente e duas atrás). Por último, mas não menos importante, a qualidade estrutural superior do veículo proporciona um isolamento vibracional e sonoro no habitáculo. Isto inclui o "som do silêncio" proporcionado pela condução elétrica, que leva a uma experiência de condução extremamente satisfatória e silenciosa. O conforto do veículo é melhorado pela qualidade estética extremamente delicada dos seus materiais e acabamentos, bem como pela sua oferta completa de tecnologias inovadoras e fáceis de usar.

Além disso, o conforto a bordo é também assegurado pelo sistema de climatização de duas zonas, agradável iluminação ambiente, um sofisticado sistema de infotainment, bancos dianteiros ventilados e aquecidos, bem como pelo sistema de som Harman Kardon com 14 altifalantes. O novo modelo oferece ainda uma porta traseira com abertura elétrica e um compartimento para recarregamento wireless em frente ao manípulo da transmissão, onde se pode fazer o carregamento, com segurança e comodidade, de um smartphone. Todas estas soluções foram concebidas para oferecer aos clientes do Tonale um nível superior de conforto, requinte e comodidade ao melhor estilo italiano. No que diz respeito à segurança, o Tonale Plug-In Hybrid Q4 oferece soluções de última geração para viagens seguras - sozinho ou com a família e amigos - sem abdicar do prazer de conduzir. Dispõe de sistemas ADAS para condução autónoma de nível 2, uma câmara de alta resolução que proporciona uma visão a 360° do veículo, um sistema de monitorização de pontos cegos e um outro que monitoriza o tráfego transversal traseiro, bem como de uma qualidade estrutural e industrial superior que lhe valeu uma classificação NCAP de 5 estrelas. Por último, a possibilidade de conduzir sem emissões em zonas de tráfego restrito e uma autonomia total de 600 km fazem do Tonale Plug-In Hybrid Q4 o SUV ideal para utilização em ambiente urbano, nas viagens longas e para frotas de empresas.

Software e conectividade para uma experiência de nível superior a bordo

Software e conectividade superiores são fornecidos para oferecer o prazer de condução da marca, garantindo ao mesmo tempo uma experiência confortável e constantemente conectada.

O novíssimo sistema de infotainment incorporado é proposto de série e oferece conteúdos, funcionalidades e serviços que são constantemente atualizados através do seu sistema operativo Android personalizável e conectividade 4G com atualizações "Over The Air" (OTA). Graças aos ecrãs de alta resolução cuja dimensão combinada é 22,5"- um painel de instrumentos totalmente digital com 12,3" e uma unidade tátil principal de 10,25" - e ao melhor interface homem-máquina da sua classe, o Tonale Plug-In Hybrid Q4 assegura uma conectividade fácil de utilizar, intuitiva e imersiva. Para uma experiência semelhante à da utilização de um smartphone, o sofisticado interface multitarefa permite aos condutores manter toda a informação necessária ao alcance dos olhos sem ter de os tirar da estrada. O painel do Tonale Plug-In Hybrid Q4 inclui atualizações ad-hoc como o Biscione eletrificado na parte inferior do mostrador direito que muda de cor consoante o estado do motor elétrico (desligado, ligado, ligado e a carregar) e fornece toda a informação relacionada com energia e carregamento.

Quatro novas funcionalidades fazem a sua estreia no Tonale Plug-In Hybrid Q4 e expandem-se ainda mais com os Alfa Connect Services:

  • E-control: permite ao cliente controlar à distância vários elementos com base nas Funcionalidades EV - como o carregamento e o sistema de climatização - diretamente a partir da aplicação My Alfa Connect.
  • Dynamic Range Mapping: permite aos condutores viajar com tranquilidade pois mostra-lhes os destinos que podem alcançar com base na carga da bateria, tanto no mapa do sistema de navegação, como na aplicação My Alfa Connect.
  • Charging Station Finder: permite ao cliente ver as estações de carregamento públicas mais próximas, tanto no mapa do sistema de navegação, como na aplicação My Alfa Connect.
  • My eCharge: permite a utilização da aplicação My Alfa Connect para aceder diretamente aos serviços eSolutions da Free2Move para gerir o carregamento público e privado. De facto, é possível localizar as estações de carregamento públicas, verificar os métodos de carregamento, fazer pagamentos, visualizar o histórico de carregamento, gerir o seu próprio Wallbox para decidir quanta eletricidade utilizar e até mesmo aumentar, diminuir, suspender e reativar o carregamento.

O Tonale Plug-In Hybrid Q4 foi também desenvolvido sobre um ecossistema de serviços Alfa Romeo para oferecer uma experiência completamente inovadora ao cliente: desde a compra online até um certificado NFT blockchain (Non-Fungible-Token). Introduzida no Tonale, a tecnologia NFT é uma novidade no mundo automóvel e a Alfa Romeo é o primeiro fabricante a ligar um certificado digital NFT a um veículo. Esta característica distinta, pronta a ser utilizada e sustentável, destaca a propensão da marca para a inovação. Especificamente, com base na seleção do cliente, o NFT gera um certificado que garante a identidade e a boa manutenção do veículo, suportando, assim, o seu valor residual. O certificado NFT fornece uma fonte adicional de credibilidade no mercado de veículos usados e é ainda mais fiável no Tonale Plug-In Hybrid Q4, uma vez que contém ainda mais informação.


A estratégia de gama e a versão de lançamento "Edizione Speciale"

O Tonale Plug-In Hybrid Q4 é o modelo topo de gama e está em linha com a simplificação e racionalização da estratégia de gama da Alfa Romeo. De facto, já pode ser encomendado na versão de lançamento exclusiva EDIZIONE SPECIALE com uma vasta gama de funcionalidades tecnológicas e a desportividade que é imagem de marca da Alfa Romeo, bem como no acabamento VELOCE para se atingir o máximo em termos de performance e desportividade. A EDIZIONE SPECIALE oferece inserções em titânio na carroçaria, um emblema especial nos guarda-lamas e o lettering "Tonale" em preto, jantes de liga leve de 20", pedais metálicos, pinças de travão Brembo vermelhas e patilhas para mudança de relação em alumínio solidárias com a coluna de direção. Posteriormente, os clientes poderão encomendar o Tonale Plug-In Hybrid Q4 no acabamento Ti para um carácter mais elegante e distinto.

eSolutions da Free2move

O sistema de carregamento oficial do Tonale Plug-In Hybrid Q4 é o eSolutions da Free2move, a joint venture da Stellantis com a NHOA que foi criada para apoiar a metamorfose da marca, favorecer a transição para a mobilidade elétrica e desempenhar um papel ativo na contribuição para uma mobilidade acessível e limpa com produtos e serviços inovadores e personalizados. Está disponível, por exemplo, a aplicação eSolutions Charging que foi concebida tanto para aqueles que estão a dar os seus primeiros passos na mobilidade elétrica, como para aqueles que utilizam frequentemente os postos de carregamento público. A eSolution Charging torna disponíveis mais de 360.000 pontos de carregamento em toda a Europa, uma vez que podem ser localizados e utilizados apenas através de alguns simples passos. Uma das mais interessantes soluções eSolutions da Free2move é a eProWallbox - disponível no lançamento do Tonale - que oferece uma maior flexibilidade em termos de funcionalidade e custo. Seja a 7,4 kW ou a 22 kW, o eProWallbox adapta-se às necessidades de energia e de velocidade de carregamento e é ideal tanto para uso doméstico, empresarial e no estacionamento público. Além disso, permite aos condutores gerir o carregamento diretamente a partir dos seus smartphones e, a fim de controlar o acesso, só está disponível para aqueles a quem foi concedida autorização.

Conduza o Alfa Romeo Tonale sem encargos de gestão através dos serviços financeiros do FCA Bank e dos serviços de mobilidade da Leasys

Será possível sentar-se ao volante do Tonale numa experiência livre dos encargos de gestão e protegendo, igualmente, o seu valor residual final graças aos serviços financeiros e de mobilidade do FCA Bank e da Leasys, através de:

  • Um pacote de serviços de mobilidade e financiamento adaptados às necessidades do cliente, incluindo aluguer a longo prazo, bem como todos os serviços e financiamento com uma entrada competitiva e uma prestação mensal fixa.

*Exemplo para Alfa Romeo Tonale PHEV Edizione Speciale, inclui despesas de legalização e transporte, em renting 48 meses / 60.000 km. Aluguer mensal, com entrada inicial 11.000 €, inclui manutenção preventiva e corretiva, IUC e IPO, assistência em viagem 24h e seguro de danos próprios com 4% de franquia, nos termos do contrato, condicionado à aprovação da Leasys. Campanha em Smart Renting - saiba imediatamente qual o valor da venda do veículo no final do contrato de renting. Saiba mais em leasys.com/pt. Condições válidas até 30/11/2022. Limitado ao stock existente. Imagens não contratuais. 

autonews.pt @ 17-11-2022 10:34:45


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades