Radar interior no novo Volvo EX90 - Salvar vidas “esquecidas” a bordo

Monitorizará todo o interior do veículo, incluindo zona de carga e bagageira

Imagine os movimentos respiratórios suaves e pouco percetíveis de um bebé a dormir.Os engenheiros da Volvo Cars desenvolveram um novo sistema de radar interior suficientemente preciso e sensível para detetar os mais pequenos movimentos à escala sub-milimétrica – movimentos semelhantes aos de um bebé que dorme. Este será o primeiro sistema do género a ter um alcance capaz de cobrir todo o interior do automóvel, incluindo chão e zona de carga/porta-bagagens.

autonews.pt @ 28-9-2022 17:11:00

Este novo sistema, que a Volvo agora revela e que será incluído no próximo EX90, o novo SUV 100% elétrico da marca sueca, criado para ajudar a combater uma das principais causas de terríveis tragédias pelas quais já passaram demasiadas famílias.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as estatísticas revelam que, desde 1998, mais de 900 bebés e crianças morreram trancadas em automóveis estacionados ao sol. A maioria destas tragédias ocorreu por esquecimento. Em relação aos animais não existem números mas estima-se que muitos milhares de cães e gatos têm, infelizmente, semelhante fim trágico.

A Volvo quer garantir que ninguém é deixado para trás no interior dos seus automóveis.

Este novo sistema de radar interior será instalado - de série - no próximo Volvo EX90, nos países onde a regulamentação o permitir. Esta será uma funcionalidade que será, posteriormente, incluída nos próximos modelos da marca.

Tecnologia de apoio

Com sensores integrados na consola superior, nas luzes de leitura montadas no tejadilho e na bagageira este novo sistema é o primeiro a conseguir detetar movimentos de sub-milimétrica em todo o interior do automóvel.

Para cobrir ao máximo a cabine e detetar se um bebé, criança ou animal de estimação foi deixado no automóvel, a Volvo colocou também radares ao longo de toda a cabine, na frente e na traseira, e também no porta-bagagens.

Os engenheiros da Volvo determinaram ainda que, a melhor altura para assinalar a presença potencial de vida a bordo e assim avisar quando for preciso é no momento em que se tenta trancar o automóvel.

Sempre que o utilizador tentar trancar as portas, o sistema de radar interior será ativado e determinará se o automóvel tem vida a bordo, antes de permitir que o bloqueio seja efetivado.

Caso seja detetada vida, o automóvel permanecerá destrancado e exibirá um lembrete para verificar a existência de ocupantes no ecrã da consola central. O sistema de climatização (quente/frio) poderá também permanecer ligado melhorando o conforto na cabine, reduzindo assim o risco de hipotermia ou de insolação.

O novo Volvo EX90 tem estreia agendada para o próximo dia 9 de novembro.

autonews.pt @ 28-9-2022 17:11:00


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades