Um Cayenne pronto para qualquer situação

O Cayenne foi concebido para explorar novos mercados e especializações

O Cayenne está a fazer 20 anos e a sua influência tem sido grande: ajudando a definir a marca, bem como combinando o conforto e as qualidades todo-o-terreno com a desportividade. Como um todo-o-terreno, também tem sido recebido com entusiasmo pelos nossos clientes.

autonews.pt @ 28-9-2022 10:45:28

Não é muito frequente que os jovens de 20 anos mudem o mundo. No mínimo, o Cayenne conseguiu virar o mundo Porsche de pernas para o ar. O fabricante de carros desportivos tinha grandes esperanças no "terceiro Porsche" - depois do Boxster e do 911 (tipo 996) - quando este foi lançado em 2002. O Cayenne foi concebido para explorar novos mercados e assim garantir o futuro da empresa a longo prazo.

Vinte anos mais tarde, sabemos agora que o Cayenne excedeu em muito estas elevadas expectativas. O SUV Porsche ajudou a moldar o segmento de todo-o-terreno ultra-desportivo que ainda era jovem na altura, e o seu impressionante sucesso abriu novas opções para o próprio mercado. Para além dos carros desportivos de duas portas, existe agora também uma gama de veículos altamente dinâmicos de quatro portas à escolha: o Cayenne foi seguido pelo Panamera, o Macan, e o Taycan todo-eléctrico.

Com a terceira geração lançada em 2017, o Cayenne está disponível numa variedade de variantes e provou ser um veículo de viagem amigo da família, robusto todo-o-terreno, e um espaçoso carro desportivo. E pode fazer muito mais. O céu é o limite. Veja com os seus próprios olhos!

Carro “camera”

Os filmes de ação dependem do movimento, sejam perseguições de carros selvagens, acrobacias dinâmicas, ou condução paralela de alta velocidade. E quanto mais deslumbrante for a cena, maior será o suspense.

O engenheiro Anatoliy Kokush, oriundo da Ucrânia, desenvolveu o derradeiro sistema para cenas emocionantes como estas nos anos 80. A “Grua em U” pode ser rodada 360 graus através de controlo remoto, e a câmara inclina-se em todas as direcções - mesmo a velocidades de veículos até 150 kmh. Escusado será dizer que o Cayenne com as suas características dinâmicas é a base ideal para esta grua de alta tecnologia. Como um verdadeiro Porsche, não só é rápido e ágil, como também oferece espaço suficiente para a equipa de filmagem. Kokush recebeu um Óscar pela sua invenção em 2006.

Modelo: Porsche Cayenne Turbo, construído em 2014

Especialização: Grua em U - o braço da grua telecomandada tem entre quatro a sete metros de comprimento, e a câmara rotativa de 360 graus é estabilizada eletronicamente para compensar quaisquer vibrações. Peso total do sistema: cerca de 180 kg.

Caravana

Mesmo quando estava na Marinha dos EUA, Harrison Schoen nunca permaneceu muito tempo em qualquer local. E, ao longo dos anos, tinha-se habituado até a habituações apertadas em porta-aviões.

Com o seu serviço militar atrás de si, teve a ideia de converter uma Cayenne numa casa móvel na Primavera de 2021. "Cheguei à conclusão de como a vida é curta", explica Schoen. "E se eu tiver a oportunidade de continuar a andar e ganhar a vida pelo caminho, devo fazê-lo". Tem dormido no carro desde então, cozinhando num fogão de campismo e tomando banho debaixo de um duche montado no telhado.

Schoen completou desde então algumas das viagens mais difíceis no oeste dos Estados Unidos e estabeleceu o objetivo de visitar todos os parques nacionais dos EUA. Documenta as suas aventuras no seu canal no YouTube Harrison Schoen e noutras plataformas de comunicação social.

Modelo: Porsche Cayenne, construído em 2008

Especialização: Kit de elevador de três polegadas, rodas de 18 polegadas com pneus todo-o-terreno (33 x 12,5 polegadas), caixa de tejadilho, canópia com iluminação de discoteca, cama de tábuas no interior.

Safety Car

Em 2017, a Porsche Cars Austrália forneceu três Cayenne para o Campeonato de Supercarros, a mais popular série de corridas australiana para carros de turismo, e assim demonstrou que mesmo o maior SUV da marca se sente em casa no hipódromo.

Dois veículos equipados com um motor V8 turbo diesel de 4,2 litros serviram como carro de segurança e médico, enquanto um Cayenne Diesel Platinum Edition assumiu o papel de carro de corrida.

Modelo: Porsche Cayenne S Diesel, construído em 2017. Porsche Cayenne Diesel Platinum Edition, construído em 2017

Especialização: Um decalque personalizado e uma iluminação de emergência do veículo no tejadilho ajudam a uma rápida identificação em caso de emergência.

Viatura Safari

O Cayenne é robusto, fiável e abençoado com tração a todas as rodas, bloqueios diferenciais, e alta distância ao solo, então porque não o utilizaria para expedições? O sul-africano Share Oosthuizen teve precisamente esta ideia e estava interessado em conduzir em toda a extensão de África com a sua noiva. Contudo, a pandemia atrapalhou os seus planos, razão pela qual os dois conduziram o carro da Áustria, onde tinha sido convertido, através da Europa para os Países Baixos e mandaram-no de lá para a África do Sul.

Desde então, os Oosthuizens têm conduzido através do seu país de origem, incluindo Lesoto e Botswana. Já percorreram cerca de 100.000 quilómetros em África e na Europa, com mais aventuras por vir.

Modelo: Porsche Cayenne Turbo, construído em 2004

Especialização: Aumento da distância ao solo para os pneus todo-o-terreno, cremalheira com tanque adicional de 40 litros, tenda de telhado, e toldo de arrancamento. Um frigorífico de 12 volts e um sistema de som digital garantem conforto.

Ambulância

A paragem cardíaca requer uma acção imediata. O Serviço de Assistência Municipal de Urgência y Rescate (SAMUR) de Madrid tem vindo a utilizar, desde 2015, uma ambulância diferente do habitual, equipada especificamente para estes casos críticos.

O Cayenne S E-Hybrid dispõe de equipamento de oxigenação extracorporal de membrana (ECMO) que suporta e pode mesmo assumir as funções cardíacas e pulmonares, tornando possível manter vivo alguém que tenha sofrido um ataque cardíaco durante mais tempo. A Porsche Ibérica doou o carro desportivo de quatro portas para este projeto globalmente único dedicado a melhorar a intervenção médica em caso de paragem cardíaca.

As características específicas do veículo são perfeitamente adequadas para esta aplicação: o Cayenne S E-Hybrid é rápido e ágil, e no entanto suficientemente espaçoso para conter o equipamento necessário. E pode mesmo ser alimentado eletricamente em determinadas circunstâncias nas ruas de Madrid.

Modelo: Porsche Cayenne S E-Hybrid, construído em 2015

Especialização: O equipamento de oxigenação extracorporal de membrana (ECMO) era como nenhum outro no mundo aquando da entrega do veículo e pode ser utilizado para manter a circulação em caso de paragem cardíaca.

autonews.pt @ 28-9-2022 10:45:28

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades