Citroën apresenta novo logótipo e imagem corporativa

A estreia terá lugar num veículo protótipo conceptual no final de setembro

A Citroën apresentou uma nova imagem de marca corporativa e um novo logótipo, que assinalam o início de uma nova era ousada, emocionante e dinâmica para uma marca hoje com 103 anos de idade, numa altura em que acelera a sua missão de tornar a mobilidade elétrica acessível a todos e alarga o seu ADN para os domínios da acessibilidade, audácia e bem-estar dos clientes.

autonews.pt @ 28-9-2022 10:39:28

O novo visual reinterpreta o logótipo original adotado pelo seu fundador, André Citroën, o qual se inspirou no sucesso da sua primeira empresa metalomecânica que produzia sistemas de engrenagens no formato de chevron (em “v” ou em “espinha”). Desde então, a referência familiar e técnica denominada “deux chevrons” (em português “duplo chevron”) tem permanecido no coração da identidade da Citroën.

O novo e elegante emblema sinaliza a transição e a evolução da marca, estreando-se no final de setembro num importante veículo conceptual da família Citroën. Depois, a partir de meados de 2023, versões deste logótipo irão surgir progressivamente nos modelos de produção e nos concepts da Citroën. A oval vertical proeminente e evoluída irá introduzir uma nova direção na linguagem de design, com o emblema visualmente destacado a tornar-se num elemento de assinatura imediatamente reconhecível de todos os modelos Citroën.

Complementar ao novo logótipo é um novo programa de identidade de marca corporativa e o aparecimento de uma nova assinatura da marca, que promete “Nothing Moves Us Like Citroën”

Novo, mas familiar

No centro da nova imagem da marca está a evolução do mundialmente famoso símbolo “deux chevrons” / “duplo chevron” da Citroën – naquela que é a décima renovação significativa do logótipo da Citroën desde a formação da empresa, em 1919 – apresentando chevrons mais amplos e proeminentes, contrastados e rodeados por uma estrutura oval vertical mais suave.

De um modo significativo, a oval vertical mais proeminente e evoluída iniciará uma nova direção na linguagem de design de produto, em que o emblema visualmente destacado se tornará num elemento de assinatura imediatamente reconhecível de todos os modelos Citroën.

Para apoiar o novo logótipo oval vertical foi desenvolvido um novo e abrangente programa de identidade corporativa que funciona como uma indicação adicional e oportuna de como a Citroën está a acelerar o seu compromisso de tornar a mobilidade elétrica acessível a todos, mantendo o seu ADN mas estendendo-o para a acessibilidade, a audácia e o bem-estar dos clientes.

Um dos objetivos fundamentais foi o de expressar elementos inspirados em marcas não-automóveis de caráter mais intimista, incluindo os cosméticos e o vestuário, de modo a transmitir uma expressão mais calorosa da Marca, mais fácil para o olhar quando experimentada em diferentes configurações. Por exemplo, a nova identidade foi trabalhada cuidadosamente na ótica de uma interface de utilizador pura e simplificada, proporcionando aos clientes uma maior sensação de serenidade para toda a sua viagem digital com a Citroën, da sua sala de estar ao showroom do concessionário.

Foi dada especial atenção ao design, de modo a garantir que a experiência digital vá ao encontro das expectativas de novos clientes em termos de ergonomia e de estética – incluindo a disponibilidade de uma opção de "modo escuro" – e que satisfaça, plenamente, as necessidades e requisitos das vendas online.

Em complemento, está em desenvolvimento uma nova linguagem animada para integrar a nova identidade em todos os pontos de contacto digitais, tanto dentro do veículo, através dos ecrãs HMI, como fora, na My Citroën App, proporcionando aos clientes uma experiência Citroën enriquecida e coerente.

A nova identidade irá também estender-se para além do ambiente digital e da utilização do novo logótipo nos veículos e no seu interior, para abraçar todos os elementos da imagem corporativa da empresa, do merchandising e documentação, até ao concessionário e identificação dos edifícios corporativos. A nova sinalização eficiente será mais leve e economizadora de energia, bem como livre de crómio, de modo a aumentar a sua reciclagem.

O conceito confortável e familiar dos interiores dos pontos de retalho "La Maison Citroën" também será alvo de melhorias, uma vez que se tem revelado popular entre os clientes, desde a sua introdução há vários anos.

Uma paleta de cores fresca e simplificada e um novo lettering, evoluído a partir das atuais fontes da Citroën, irão complementar o logótipo e melhorar, ainda mais, a nova identidade da Marca.

Enquanto o branco e o cinzento mais frio fornecem uma base de serenidade e facilidade, serão introduzidas duas cores de assinatura como elementos contrastantes, a serem aplicadas em detalhes e áreas específicas.

Inspirado num importante legado de cor para a Citroën, que tem sido usada em modelos icónicos ao longo da história da empresa, incluindo o 2CV e o DS, o calmante Azul Monte Carlo terá um regresso bem-vindo ao portefólio de automóveis num futuro próximo, bem como na apresentação de detalhes na paleta de identidade da Marca para aplicações corporativas e de retalho.

Além disso, um Vermelho-Infra mais enérgico e distinto irá substituir o vermelho atualmente usado, adicionando equilíbrio e contraste dinâmico em aplicações físicas, impressas e digitais.

A nova assinatura de Marca, “Nothing Moves Us Like Citroën”, vai começar a ser utilizada seletivamente nas comunicações e atividades corporativas e de produto.

Evolução e revolução

O novo e evolutivo logótipo da Marca e a identidade corporativa da Citroën combinam-se com a assinatura “Nothing Moves Us Like Citroën” para destacar a revolução que se aproxima em termos de abordagem da Marca às futuras soluções de mobilidade acessível e ao seu compromisso para com os serviços sem stress para os clientes.

A primeira prova física será explorada num importante veículo conceptual familiar, que ostentará a nova identidade e que será desvendado pela Citroën no final deste mês.

Desenvolvida pela equipa de design da Citroën, a nova identidade da Citroën resultou da experiência do Stellantis Design Studio, a agência de design interna da Stellantis. 

autonews.pt @ 28-9-2022 10:39:28

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades