Projeto INDTECH 4.0 reafirma a Stellantis Mangualde

Centro para conceber e desenvolver tecnologias inovadoras

O INDTECH 4.0 é um projeto de Investigação e Desenvolvimento (I&D), com o objetivo de conceber e desenvolver tecnologias inovadoras no contexto da Indústria 4.0. 

autonews.pt @ 28-9-2022 10:22:51

Com um investimento global de 8,6 milhões de euros, este projeto foi aprovado em 2018 no âmbito de uma candidatura ao programa de incentivos à Investigação e Desenvolvimento do PORTUGAL 2020, COMPETE 2020 e Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, tendo sido promovido por um consórcio de múltiplas entidades nacionais, contribuindo assim para o desenvolvimento técnico-científico do país e consequentemente para a economia portuguesa.

A fábrica de Mangualde do grupo Stellantis, como unidade de montagem de veículos automóveis, é o promotor líder deste consórcio, que junta cinco parceiros empresariais com robustas competências em I&D (Motofil Robotics, Active Space Technologies, Critical Manufacturing, RARI e Neadvance), suportadas pelo conhecimento técnico-científico de três universidades (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade da Beira Interior e Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro).

Apresentação final do projeto

Como campo de referência para a experimentação, demonstração e validação tecnológica, a unidade de produção de Mangualde, realizou no final de Setembro, o evento de apresentação final do INDTECH 4.0. Durante este dia, todas as entidades envolvidas no projeto, demonstraram em ambiente industrial, os protótipos desenvolvidos ao longo destes 4 anos.

As tecnologias testadas estão assentes em áreas tão distintas como os sistemas robóticos   inteligentes (robots colaborativos), os    sistemas    avançados    de inspeção e rastreabilidade (visão artificial), os sistemas autónomos de movimentação, a fábrica digital e a fábrica do futuro. Estes avanços tecnológicos irão permitir a aplicação de novas tecnologias nos processos produtivos e de novos métodos de fabrico em vários setores de atividade, nomeadamente na indústria automóvel.

O INDTECH 4.0 corporiza as ambições do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, no que diz respeito ao enfoque na inovação e na excelência da engenharia que colocará as mais recentes tecnologias em todos os seus veículos e processos produtivos.

A execução do projeto INDTECH 4.0 confirma a liderança da fábrica da Stellantis em Mangualde no desenvolvimento dos conceitos da Indústria 4.0 e da Fábrica do Futuro.

autonews.pt @ 28-9-2022 10:22:51

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades