Novo Ford Mustang a garantir a experiência do “Pony Car”

Estilo aspiracional com uma experiência digital avançada

A Ford desvendou o novíssimo Mustang, transformando o coupé desportivo mais vendido do mundo com um cockpit digital completamente redesenhado, um novo e evoluído motor V8 e um estilo mais arrojado para fazer deste o Mustang mais divertido de sempre.

autonews.pt @ 20-9-2022 16:28:27

O impacto do Mustang vai muito além dos mais de 10 milhões de automóveis vendidos nos seus 58 anos de produção contínua. Já fez milhares de aparições em filmes, televisão, música e videojogos e é o veículo mais apreciado do mundo no Facebook. O mundo também adora o Mustang. Desde que o último Mustang totalmente novo foi introduzido em 2014, o Mustang tornou-se o coupé desportivo mais vendido a nível mundial todos os anos desde então.

Performance atlética e visceral

Os novos coupé e descapotável elevam a capacidade atlética do Mustang a novos patamares, incluindo melhoramentos ao nível do hardware, software e respetivas afinações, bem como um novo motor Gen IV V8 de 5,0 litros que proporciona uma resposta e desempenho superiores.

"Este é o Mustang mais atlético e que mais confiança inspira ao condutor de sempre", disse Ed Krenz, engenheiro chefe do Mustang. "Quer se conduza com uma transmissão automática ou manual, graças aos modos de condução combinados com um motor minuciosamente afinado, suspensão e comandos de direção, somos agora capazes de dar aos condutores o máximo desempenho em qualquer lugar, desde as suas estradas favoritas até à sua pista local".

O novíssimo Mustang GT apresenta um novo sistema de admissão de ar com uma dupla entrada de ar e uma borboleta de admissão de corpo duplo, minimizando as perdas por indução e permitindo taxas de fluxo mais elevadas.

Até seis modos de condução interativos e personalizáveis otimizam as capacidades de desempenho através de uma variedade de condições de condução: Normal, Sport, Slippery, Drag, Track 2 e uma configuração personalizável com múltiplos perfis disponíveis, adaptados às preferências individuais do condutor.

A capacidade de resposta durante a condução foi melhorada pela redução do atraso da resposta desde o volante até ao pneu, enquanto uma relação de direção mais rápida melhora a dinâmica em curva do novo automóvel.

A função "rev-matching", que mantém as rotações do motor quando a embraiagem é acionada para reter o binário de pico entre passagens manuais de relação de caixa, é proposta de série no GT, proporcionando ainda mais precisão e refinamento, naquele que é o Mustang mais competente de sempre em pista.

O GT está equipado com uma transmissão automática de 10 velocidades da Ford ou com uma transmissão manual de seis velocidades. O Pack Performance, de série, inclui jantes de liga leve de 19 polegadas, um diferencial desportivo de deslizamento limitado para maior tração, travões Brembo de 19 polegadas e um sistema de escape ativo que proporciona sons de motor ajustáveis para se adequar ao cenário de condução. A suspensão ativa MagneRide opcional monitoriza as condições do piso cerca de mil vezes por segundo e utiliza um fluido controlado eletronicamente para combinar a resistência do amortecimento com as condições da estrada.


Experiências digitais imersivas centradas no condutor

Por detrás da silhueta exterior icónica do Mustang de sétima geração encontra-se o cockpit tecnologicamente mais avançado e centrado no condutor de qualquer Mustang até à data, combinando o melhor do passado, presente e futuro.

O mais notável é a remoção do painel de instrumentos superior tradicional de duas linhas do Mustang, abrindo caminho para um elemento central fluido, vidrado e aberto, repleto de tecnologia.

Atrás do novo volante, mais espesso e de fundo plano, encontra-se um painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas, que pode ser personalizado para exibir diferentes estilos e novos painéis de instrumentos, personalizáveis, dependentes do modo de condução, novos para o novo modelo.

Este conjunto de instrumentos digitais é apresentado de uma forma fluida num elemento central 4 SYNC 4 de 13,2 polegadas, atrás do mesmo vidro integrado, inclinado em direção ao condutor. O posicionamento ergonómico destes ecrãs proporciona informação visual clara e controlos de fácil acesso e que juntos criam uma experiência digital imersiva.

Os painéis de cockpit totalmente personalizáveis e o ambiente interior do Mustang destacam-se pelo tom em cobre e cores escuras, num tema semelhante utilizado pelo SUV Mustang Mach-E e podem ser inteiramente configuráveis pelo utilizador. Os mostradores e a iluminação interior ambiente podem ser configurados nos tons escolhidos pelo cliente, enquanto os instrumentos se adaptam ao modo de condução selecionado.

Ao escolher as configurações personalizadas do Modo de Condução, é exibida uma visualização da configuração do automóvel no elemento central utilizando o software Unreal Engine 3D, um motor de jogos de computador que produz renderizações em tempo real. Ao interagir com o ecrã tátil, as configurações do veículo podem ser ajustadas, deslizando o gráfico para rodar o automóvel virtualmente.

A nova geração do Mustang ganha um novo padrão interior desenvolvido especialmente para a marca, naquele que é o cockpit mais centrado no condutor de sempre do Mustang. O Mustang apresenta bancos de couro e plásticos de toque suave através do painel de instrumentos e forros de porta, com um volante completamente em couro.

As versões superiores em termos de gama beneficiam de uma escolha de costuras coloridas para o volante e de um padrão único de perfuração do forro em toda a consola central, complementado por uma faixa decorativa assimétrica e colorida nos cintos de segurança.

A consola central incorpora também uma zona de carregamento sem fios para telemóvel graças ao espaço adicional concedido ao mover mais funções para o ecrã táctil.

O mais recente sistema SYNC 4 da Ford é totalmente compatível com Apple CarPlay e Android Auto, 5 integrando-se, na perfeição, com a aplicação FordPass. 6 Tal como o SUV totalmente elétrico Mustang Mach-E, o novíssimo Mustang dispõe da capacidade de atualização sem fios Ford Power-Up.

Do lugar do condutor, as portas USB instaladas por cima do cockpit estão convenientemente colocadas para a instalação de câmaras de gravação, evitando haver cabos pelo habitáculo.

O mais recente sistema de som B&O 7 fornece áudio nítido através de 12 altifalantes e um subwoofer, incluindo a utilização da tecnologia Ford Electronic Sound Enhancement para amplificar os sons do motor diretamente para o habitáculo.

Design arrojado com elementos Mustang intemporais e uma maior personalização A sétima geração adiciona um arrojo moderno a um design inspirado na herança, que se propõe a apelar ao mais amplo leque demográfico de clientes Mustang até ao momento.

A linha baixa e horizontal ao longo da frente do capô característico de três secções alinha-se com os novos faróis LED para criar uma dianteira mais impactante, influenciada pelo design original dos anos 60 e otimizado para proteção dos peões. A sua elegante linha do tejadilho, a sua ampla postura atlética e o seu reduzido vão traseiro são também fiéis às proporções autênticas da primeira geração, enquanto os guarda-lamas traseiros alargados destacam a potência sobre as rodas, no mais puro e verdadeiro estilo Mustang.

Já atrás, um módulo com um spoiler alargado aloja uma nova iluminação com assinatura de três barras e um difusor redesenhado, para um melhor equilíbrio aerodinâmico.

Pela primeira vez, cada derivativo da novíssima gama Mustang incorpora a sua própria secção dianteira, permitindo aos clientes escolher o visual que melhor se adapta às suas próprias personalidades. O GT, coração da marca Mustang, apresenta aberturas de grelha maiores, concebidas para permitir um maior fluxo de ar, refletindo o aumento de potência e desempenho. A aerodinâmica do veículo é ainda mais otimizada com a adição de novas aberturas no capô e de um difusor frontal redesenhado.

O Mustang descapotável continua o seu legado de oferecer a máxima liberdade ao ar livre. Uma simples ativação de um só toque no trinco central, com uma só mão, abre e fecha o tejadilho de tecido totalmente forrado e isolado. O design compacto do tejadilho e a suspensão traseira independente também contribuem para um espaço de bagagem substancial que pode acomodar até dois sacos de golfe.

Sob o capô, uma nova cobertura do motor, uma barra preta que une as torres da suspensão, um novo design dos símbolos e cablagens, linhas de combustível e de travagem, contribuem para uma melhor estética em torno do coração do Mustang. Iluminação animada de boas- vindas e ecrãs de boas-vindas exclusivos do Mustang também saúdam o cliente na aproximação ao automóvel.

O novíssimo Mustang é apresentado com 12 opções de cor, incluindo três novos tons - Blue Ember, Vapor Blue e Yellow Splash. Os clientes podem também escolher entre pinças de travão Brembo em Preto ou Vermelho, ambas com o logótipo Mustang, bem como uma escolha de dois novos designs para as jantes de liga leve de 19 polegadas.

Mais funcionalidades de segurança e mais tecnologia

Os novos coupé e descapotável de sétima geração estão equipados com funcionalidades de assistência ao condutor de nova geração da Ford, e como o SUV Mustang Mach-E, dispõem do sistema de Reconhecimento de Sinais de Velocidade, Cruise Control Adaptativo Inteligente com função Stop & Go, Assistente de manutenção no centro da faixa de rodagem, Assistente Evasivo de Direção e Assistente de Travagem em marcha-atrás. Outra funcionalidade-chave é a Mitigação Ativa de Buracos na Estrada, que monitoriza continuamente a suspensão, a carroçaria, a direção e os inputs de travagem e ajusta a resposta da suspensão em conformidade. A função Serviços de Veículos Roubados - do pacote FordPass e que fornece apoio 24 horas por dia em caso de roubo - é, também, uma novidade para o Mustang.

Os proprietários podem permanecer conectados ao seu Mustang através da aplicação FordPass de outras formas, utilizando funcionalidades remotas tais como arranque e paragem remota do veículo, bloqueio e desbloqueio de portas, agendamento da hora de arranque, localização do veículo e verificações do seu estado. A aplicação FordPass tem à disposição dos utilizadores informação importante sobre veículos, incluindo níveis de combustível e óleo, histórico de serviço e informação sobre garantia.

Novo Mustang Dark Horse oferece as melhores aptidões em pista

Em estreia conjunta com o novo Mustang GT, o Mustang Dark Horse representa a máxima expressão em termos de aptidões e desempenho em pista, em linha com a tradição e empenho da marca no campo desportivo.

Com base na conceção musculada, no design avançado e nas experiências digitais da sétima geração Mustang, as versões Mustang Dark Horse oferecem o mais elevado nível de precisão em pista, face a qualquer outro Mustang até à data.

No coração deste novo Mustang está uma versão mais potente do novíssimo motor Gen IV V8 com novas árvores de cames e uma configuração exclusiva Mustang Dark Horse, com sistema de admissão com duplo corpo de acelerador, único no segmento, que proporciona o dobro de ar fresco admitido no motor para o máximo desempenho. O Mustang Dark Horse vem equipado de série com uma transmissão manual exclusiva TREMEC de seis velocidades, com punho em titânio, disponível unicamente para esta versão, ou com a transmissão automática Ford de 10 velocidades da Ford, com acionamento por patilhas.

autonews.pt @ 20-9-2022 16:28:27

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades