Multimatic TrueActive™ tecnologia de amortecedores no Ferrari Purosangue

Motor elétrico diretamente acoplado à haste do amortecedor

A Tecnologia de Suspensão Activa da Ferrari (F.A.S.T.) que acaba de ser introduzida no Ferrari Purosangue é activada pelos amortecedores de válvulas Spool da Multimatic TrueActive™ e é uma novidade mundial para o fabricante de automóveis e para a tecnologia da Multimatic.

autonews.pt @ 15-9-2022 14:24:06

Multimatic TrueActive™ Spool Valve (TASV) Damper é uma tecnologia pioneira na integração de um motor elétrico diretamente acoplado à haste do amortecedor para complementar a mola de suspensão passiva e as forças de amortecimento das válvulas com acionamento de força paralela, capaz de mover a carroçaria do veículo e a suspensão independentemente das entradas da estrada.

Os amortecedores TASV da Multimatic maximizam o desempenho em curva, a estabilidade e o desenvolvimento da condução, controlando verdadeiramente a suspensão proactivamente em resposta às entradas do condutor, em vez de reagir apenas aos movimentos do veículo ou às entradas da estrada como os sistemas amortecedores convencionais ou adaptativos.

TrueActive™ Os amortecedores de válvulas Spool são a última geração e a mais avançada tecnicamente da linha de amortecedores Multimatic, incluindo os produtos Adaptive Spool Valve (ASV) e Position Sensitive Damping (PSD).

O sistema de amortecedores Multimatic TrueActive™ Spool Valve (TASV) está a estrear na Ferrari Purosangue; o mais recente veículo do fabricante de automóveis e o primeiro a apresentar a inovadora tecnologia de suspensão activa da Ferrari (F.A.S.T.) possibilitada pela tecnologia Multimatic TASV.


Todos os amortecedores passivos e adaptativos são elementos reactivos concebidos para absorver a energia transmitida pela superfície da estrada e pelas forças g resultantes das entradas do condutor para controlar reactivamente os movimentos subsequentes da suspensão e as forças dos pneus.

A tecnologia de amortecedores Multimatic TASV redefiniu o papel dos amortecedores, transformando a suspensão num sistema activo capaz de exercer força suficiente para mover toda a carroçaria do veículo em antecipação a uma perturbação da estrada ou manobra de condução para alcançar um óptimo desempenho de manuseamento e conforto de condução em todas as condições.

O amortecedor de válvulas está no coração da tecnologia TASV, é o núcleo fundamental de cada amortecedor Multimatic. Dentro de cada amortecedor TASV estão dois distribuidores que controlam independentemente a compressão e o movimento de ricochete, proporcionando um controlo preciso e previsível em todas as condições de condução.

O sistema Multimatic TASV é a primeira suspensão activa de produção no mundo a integrar um motor eléctrico com amortecimento de válvulas de carretel para complementar molas do veículo com acionamento de força paralela através do amortecedor. Isto elimina a necessidade de quaisquer dispositivos anti-rolamento e mecanismos adicionais para o ajuste dinâmico da altura e da velocidade de condução.

Pode também controlar os movimentos das rodas do veículo com mais autoridade e a frequências mais elevadas do que os sistemas de suspensão adaptativos ou semi-activos.

Os amortecedores TASV utilizam um único motor eléctrico trifásico sem escovas, refrigerado a líquido, de 48V, para fornecer uma força suplementar através de um parafuso de esferas de duas pistas e um conjunto de caixa de engrenagens por medida no eixo do amortecedor. O sistema é eficientemente concebido para minimizar o espaço da embalagem, o peso e a inércia rotacional.

No Ferrari Purosangue, cada conjunto de atuador de amortecedor está equipado com um módulo de controlo do motor de bordo que recebe comandos direitos de um controlador de dinâmica do veículo baseado em estratégias de controlo que otimizam o envelope de desempenho do veículo e o conforto de condução dos seus ocupantes.

"Esta tecnologia torna possível o controlo contínuo da carroçaria do veículo para atingir a dinâmica vertical, de rotação e de inclinação a qualquer velocidade", disse Michael Guttilla, Vice-Presidente de Engenharia da Multimatic. "Por exemplo, o sistema pode baixar ativamente o centro de gravidade do veículo e controlar a rigidez do passo e do balanço sob aceleração, travagem e curvas para maximizar a tração e otimizar dinamicamente o equilíbrio da condução sob/sobreviragem. Pode também otimizar o contacto dos pneus com a estrada à medida que o veículo circula sobre superfícies rugosas, proporcionando uma qualidade e estabilidade de condução excecionais".


autonews.pt @ 15-9-2022 14:24:06


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades