Novo Peugeot 308 com oito jóias tecnológicas

O objetivo é facilitar o dia a dia

Os conteúdos de elevada tecnologia do novo Peugeot 308 não se limitam à sua última geração de auxiliares de condução ou ao seu novo Peugeot i-Cockpit. São oito as pequenas joias tecnológicas, exclusivas do novo Peugeot 308 ou herdadas de segmentos superiores, que tornam a vida diária mais fácil para os seus utilizadores.

autonews.pt @ 12-5-2022 11:26:27

Desde o seu lançamento, o novo PEUGEOT 308 tem sido elogiado pela qualidade e modernidade do seu conteúdo tecnológico, seja pelos motores híbridos Plug-in ou os particularmente eficientes propulsores Diesel e a gasolina, os sistemas de ajuda à condução de última geração, passando ainda pelo novo PEUGEOT i-Cockpit ou pelo novo sistema de infotainment i-Connect Advanced.

Mas os engenheiros da PEUGEOT também prestaram especial atenção a detalhes que fazem toda a diferença no quotidiano dos condutores. Destacam-se oito 8 jóias tecnológicas integradas no novo PEUGEOT 308.

1 - Câmara de marcha-atrás de alta-definição, com sistema de limpeza: para uma visão total

A câmara de marcha-atrás (ou de visão traseira) tornou-se uma ajuda à condução essencial e o novo PEUGEOT 308 garante uma visibilidade traseira perfeita, obtida de uma imagem de alta-definição, num processo que também integra um sistema de limpeza da própria câmara.

Para eliminar a inevitável sujidade que afeta as câmaras de visão traseira, a PEUGEOT instalou no para-choques traseiro do novo 308 um sistema de limpeza que é alimentado pelo líquido de lavagem do para-brisas. A utilização do limpa-vidros traseiro desencadeia automaticamente a lavagem da lente da câmara traseira.

2 - Monitorização de longo alcance do ângulo morto: quanto mais longe, mais seguro

Graças aos radares ultrassónicos de longo alcance, o sistema de monitorização do ângulo morto do novo PEUGEOT 308 pode detetar a aproximação de um veículo até 75 metros de distância, em comparação com os 25 metros de um sistema convencional.

Isto permite, por exemplo, que o condutor seja avisado mais cedo – via um sinal intermitente no espelho retrovisor - da aproximação, a alta velocidade, de um automóvel ou motociclo no ângulo morto traseiro. Graças ao seu alcance alargado, o sistema monitoriza tanto a via à direita como à esquerda do PEUGEOT 308, sempre que necessário.


3 - Alerta de tráfego traseiro: Olhos atrás da cabeça

Quando o condutor faz marcha-atrás, por exemplo, ao sair de um lugar de estacionamento, o sistema alerta para a presença de outros veículos, bicicletas ou peões que possam estar a aproximar-se pela retaguarda, graças ao radar instalado no para-choques.

O sistema deteta qualquer obstáculo em movimento até uma distância de 40 metros e até uma velocidade de 10 km/h, exibindo um alerta no ecrã tátil e sendo emitido um sinal sonoro.

4 - Faróis PEUGEOT Matrix LED: conduzir com a máxima iluminação possível, sempre

Conduzir à noite com os faróis na sua máxima intensidade, mesmo ao cruzar-se com os outros utilizadores da estrada é possível graças à tecnologia PEUGEOT Matrix LED, proposta de série nos PEUGEOT 308 com os níveis de equipamento GT e GT Pack.

Estas luzes de máximos são compostas por 20 elementos LED cuja iluminação e potência são permanentemente adequadas de acordo com as condições externas detetadas pela câmara localizada na parte superior do para-brisas. À medida que um veículo se aproxima – seja no mesmo sentido ou em sentido contrário – os segmentos individuais do feixe de luz de máximos escurecem em torno do veículo detetado, criando uma espécie de túnel de sombra, de forma que o outro condutor não fique encadeado, enquanto a área circundante permanece brilhantemente iluminada.

5 - i-Toogles configuráveis: um painel de bordo personalizado

O utilizador do novo PEUGEOT 308 pode personalizar alguns dos controlos do painel de instrumentos. A partir do nível de equipamento Allure, um conjunto de cinco i-Toogles, localizados sob o ecrã central, podem ser livremente atribuídos às funções mais frequentemente utilizadas pelo condutor ou passageiro, tais como atalhos para acesso direto a configurações específicas de ar condicionado, uma estação de rádio, contactos telefónicos mais frequentes, navegação para casa, etc.

6 – Air Quality System: respire, o 308 cuida do resto

Para melhorar a proteção dos seus passageiros, o novo PEUGEOT 308 está equipado com a tecnologia AQS (Air Quality System), que monitoriza constantemente a qualidade do ar que entra no habitáculo, ativando automaticamente a função de recirculação caso seja detetada alguma poluição.

A partir do nível de acabamento GT, o AQS é complementado pela tecnologia Clean Cabin, um sistema de tratamento de ar com filtração de gases e partículas poluentes. Os níveis de qualidade do ar são exibidos no ecrã tátil central.


7 - Assistente de voz OK PEUGEOT: para falar ao ouvido do automóvel

A forma mais fácil de ativar certas funções de um automóvel é falar com ele! Tal como em alguns modelos de segmentos superiores, o novo PEUGEOT 308 está equipado de série com um assistente de voz que permite o acesso, através de instruções em linguagem natural, a todas as funções relacionadas com o sistema de infotainment (chamadas, rádio, música, navegação, etc.) e ar condicionado (regulação de temperatura, etc.).

Para poder responder a quaisquer perguntas, a tecnologia "OK Peugeot" integra a documentação de bordo, bem como diversos tutoriais.

8 - A aplicação My Peugeot: automobilista e mentalista?

Como para todos os clientes PEUGEOT, os utilizadores do novo PEUGEOT 308 beneficiam da aplicação de smartphone MyPeugeot®, que permite aos utilizadores, entre outras instruções, iniciar ou programar remotamente o aquecimento ou o ar condicionado, para que a temperatura do habitáculo seja a ideal aquando da entrada na viatura e início da viagem.

Para além do conforto que proporciona, esta funcionalidade também otimiza a autonomia de um híbrido plug-in (caso esteja a ser carregado), já que o aquecimento ou o ar condicionado consomem menos energia durante os primeiros minutos de condução.

A aplicação MyPeugeot® permite, também nos híbridos plug-in, consultar e programar remotamente a carga da bateria.

autonews.pt @ 12-5-2022 11:26:27


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades