Euro NCAP: NISSAN QASHQAI E VW ID.5 brilham na assistência em autoestradas

Classificados com “Muito Bom”

Como parte da sua avaliação contínua da tecnologia de condução assistida, a Euro NCAP testou os sistemas de Highway Assistance oferecidos em quatro automóveis recentes. O sistema Jaguar I-PACE foi classificado como nível de 'Entrada', o sistema Polestar 2 atualizado como 'Bom', e o VW ID.5 e o Nissan Qashqai são os melhores com sistemas classificados como 'Muito Bom'.

autonews.pt @ 10-5-2022 18:18:52

A Euro NCAP avalia os sistemas de Condução Assistida fora do sistema de classificação geral regular. Os testes compreendem uma série de cenários críticos de condução em autoestrada, tais como cenários cut-in e cut-out típicos, concebidos para mostrar quão eficazmente o sistema é capaz de apoiar o condutor a evitar uma possível colisão.  Também avalia a forma como o condutor e o sistema cooperam e como o sistema garante que o condutor permanece empenhado na tarefa de condução, evitando o excesso de confiança. 

Por último, é testada a capacidade do veículo para mitigar as consequências de um acidente, referido como backup de segurança, no caso de um acidente ser inevitável.

O novo Qashqai, já com um excelente desempenho na classificação de segurança global da Euro NCAP, destaca-se nesta ronda de testes de condução assistida. Com pontuações quase perfeitamente compatíveis para o Engajamento do Condutor e Assistência ao Veículo, o ProPILOT do carro com sistema Navi Link demonstra um excelente equilíbrio entre a ajuda ao condutor e a prevenção do excesso de confiança.  Mas é na área de Apoio à Segurança que o carro realmente se destaca, com uma quase perfeita nota de 93 por cento.

O ID.5 da VW, que partilha uma plataforma comum com o ID.3 e ID.4, também tem um bom desempenho. Mais uma vez, proporciona um elevado nível de assistência ao condutor, apoiando muitas tarefas de condução na autoestrada, mas nunca promove um excesso de confiança que pode levar à distracção do condutor.

O Polestar 2, já avaliado no ano passado, foi atualizado para proporcionar melhor apoio nas curvas quando em modo de condução assistida. A atualização da versão P1.8, feita no final do ano passado a todos os veículos no mercado, melhora a classificação do seu sistema de Moderado para Bom.

O Jaguar I-PACE é o carro mais antigo deste grupo e o seu sistema é classificado como Nível de Entrada, ilustrando a rapidez com que esta tecnologia está a melhorar no mercado. 

A ênfase é colocada no Compromisso do Condutor - assegurando que o condutor não se desliga da tarefa de condução e está pronto a assumir o controlo quando necessário, com níveis mais limitados de Assistência e Segurança do Veículo de Apoio.

autonews.pt @ 10-5-2022 18:18:52


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades