Alfa Romeo Tonale Hybrid

O motor Hybrid VGT está a fazer a sua estreia

O poder do Tonale faz a sua estreia na estrada no Tempio Voltiano, o famoso local das invenções de Alessandro Volta, no belo cenário do Lago Como. Um local simbólico para destacar a metamorfose da marca, foi aqui, há mais de 200 anos, que o cientista italiano criou a sua invenção mais famosa: a bateria, o primeiro gerador de eletricidade dinâmica. Um marco científico na história moderna, este instrumento permite que a nossa civilização tecnológica funcione. Precursor do conceito de sustentabilidade, Alessandro Volta estudou obsessivamente a natureza a fim de a reproduzir em benefício da humanidade. Por isso, o mais recente capítulo da marca italiana não podia deixar de se iniciar no Tempio Voltiano. Com o Tonale, a Alfa Romeo evoluiu radicalmente e lançou-se numa nova era, tecnológica, sustentável e eletrificada.

autonews.pt @ 9-5-2022 11:17:59

A competência em estrada do Tonale é incontestável. A tecnologia e a conectividade a bordo fazem dele o mais tecnológico Alfa Romeo de sempre. Combina qualidade e atenção ao detalhe com características dinâmicas para reinventar a desportividade no século XXI.

A energia está ao serviço do ADN da marca

A Alfa Romeo entrou na era da eletrificação, mantendo-se fiel ao próprio ADN de desportividade italiana da marca graças ao sistema de eletrificação de última geração, criado para a servir, bem como à sua atitude ousada.

Um exclusivo da Alfa Romeo, o motor Hybrid VGT (Turbo de Geometria Variável) 48 Volts de 160 cv está, assim, a fazer a sua estreia. O motor térmico de 1,5 litros, a gasolina, com turbocompressor de geometria variável, surge acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo e o motor elétrico P2 de 48 Volts, com 15 kW e 55 Nm (135 Nm graças à relação de transmissão 2,5:1) é capaz de impulsionar as rodas mesmo quando o motor de combustão interna é desligado.

Graças a esta característica técnica, o Tonale oferece uma autêntica experiência elétrica. A sua performance é, igualmente, impressionante: de 0 a 100 km/h, o cronómetro para após 8,8 segundos e a velocidade máxima supera os 210 km/h.

Está, também, disponível em versão híbrida de 130 cv com uma transmissão Alfa Romeo TCT de dupla embraiagem com 7 velocidades e com o motor elétrico P2 de 48 Volts. Neste caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,9 segundos e a velocidade máxima é de 195 km/h.


A dinâmica de condução é "Alfa Romeo"

A sua cuidadosa distribuição de peso e a direção mais direta no seu segmento (13,6:1) garantem que o Tonale tem reações perfeitas em estrada, colocando-o no topo da sua classe em termos de dinâmica de condução.

Além disso, é o único modelo da sua categoria equipado com a tecnologia Integrated Brake System (IBS) e conta com patilhas em alumínio para controlo da transmissão, integradas na coluna de direção. As pinças fixas de travões de quatro êmbolos da Brembo, os discos ventilados na frente e os discos maciços no eixo traseiro proporcionam um excelente desempenho de travagem.

O novo Tonale Hybrid possui tração às rodas dianteiras e conta com o sistema Dynamic Torque Vectoring da Alfa Romeo, bem como com amortecedores FSD (Frequency Selective Damping) de série. Em alternativa, está disponível a suspensão ativa "Dual Stage Valve" com amortecimento controlado eletronicamente. Em ambos os casos, o esquema de suspensão prevê uma arquitetura do tipo MacPherson em ambos os eixos. A configuração tecnológica do Tonale é caracterizada por elementos técnicos exclusivos que melhoram a desportividade do automóvel e garantem uma experiência de condução única e envolvente para o cliente, respeitando, plenamente, a tradição Alfa Romeo.

Software e conectividade melhoram a experiência de condução

Num exclusivo mundial, o Tonale estreia a tecnologia NFT (non-fungible token), uma verdadeira inovação no setor automóvel. A Alfa Romeo é o primeiro fabricante de automóveis a conectar um automóvel a um certificado digital NFT. A tecnologia baseia-se no conceito de "cartão blockchain", um registo confidencial e não modificável das principais fases do ciclo de vida de um veículo individual.

Esta característica distintiva off-board - imediatamente utilizável e sustentável - enfatiza a natureza inovadora da Alfa Romeo. Com o consentimento do cliente, o NFT registará os dados do veículo, gerando um certificado que pode ser utilizado como garantia de que o veículo foi devidamente mantido, com um impacto positivo no seu valor residual. No mercado de automóveis usados, a certificação NFT representa uma fonte adicional de credibilidade com a qual os proprietários ou concessionários podem contar. Desta forma, os compradores ficarão tranquilos na escolha do seu automóvel usado.

O melhor software e a melhor conectividade são incluídos a fim de proporcionar a emocionante experiência de condução da marca, assegurando uma experiência confortável e conectada. O Tonale adota uma arquitetura eletrónica da mais recente geração, capaz de atualizar os sistemas e programas em modo over-the-air, adicionando novos conteúdos à configuração original logo que estes se encontrem disponíveis.

Destacando-se entre as inovações tecnológicas, a integração do assistente de voz Alexa1 com inteligência artificial proporciona a comodidade das interações mãos-livres, iniciadas por voz, tornando mais fácil manter as mãos no volante e os olhos na estrada.

Ao pedir, simplesmente, ao Alexa1, os clientes Tonale podem controlar as funções do veículo, incluindo ouvir música e audiolivros, obter indicações, consultar o trânsito, gerir os dispositivos domésticos inteligentes e muito mais.

Os clientes podem interagir com os seus veículos naturalmente e dizer coisas como: "Alexa, encontra o posto de combustível mais próximo", "Alexa, toca a minha ‘playlist’ de viagem" ou "Alexa, telefona para Mãe". Através da função "MyAlfa" do Alexa1, os clientes podem também receber atualizações contínuas sobre o estado do veículo a partir do conforto da sua casa, consultar o nível de carga e/ou combustível, procurar pontos de interesse, consultar a última localização do automóvel, enviar comandos de abertura e fecho de portas à distância, entre outros.  Ao longo do tempo, novas características e funcionalidades serão disponibilizadas de forma simplificada através de atualizações de software over-the-air.

Disponível de série está, igualmente, o integralmente novo sistema de infotainment integrado, que oferece conteúdo, funcionalidades e serviços atualizados graças ao sistema operativo Android personalizável e à conectividade 4G com atualizações over-the-air (OTA). O sistema é composto por um painel de instrumentos digital de 12,3" e por um ecrã tátil principal de 10,25". Juntos, totalizam 22,5", o maior sistema do segmento.

Além disso, o sofisticado e fluido interface permite ao condutor ter acesso a toda a informação sem ter de tirar os olhos da estrada, proporcionando uma experiência aproximada à utilização de um smartphone.


Estratégia de gama com quatro níveis de equipamento

O Alfa Romeo Tonale estará disponível sob uma lógica de gama renovada aquando do seu lançamento comercial, distinguindo-se por dois níveis de equipamento - Super e Ti - cujas identidades são distintas e bem definidas a fim de satisfazer as necessidades dos clientes mais exigentes.

O nível Super, a porta de entrada para a experiência única Alfa Romeo, pode ser personalizado com o pack Sprint, que inclui inúmeras opções com uma forte conotação desportiva. Alternativamente, o nível Ti - que realça as qualidades de elegância e caráter distintivo do Tonale - pode ser complementado com o pack Veloce para assim atingir o auge em termos de desempenho e desportividade. De acordo com a lógica de simplificação e racionalização da gama, a abordagem de preços do Tonale também engloba uma estratégia linear, simplificada e transparente com o cliente, logo a partir do momento da compra e ao longo de todo o seu percurso.

Versão exclusiva de lançamento EDIZIONE SPECIALE também disponível

Apenas durante a sua fase de lançamento, o Tonale estará também disponível na versão exclusiva EDIZIONE SPECIALE, extremamente rica em conteúdo tecnológico e conectividade, caracterizada pela típica desportividade Alfa Romeo e que será proposta em ambos os níveis de potência, com 130 e 160 cv. O preço da EDIZIONE SPECIALE do Tonale será o mesmo nos principais mercados europeus e estará disponível por exemplo por uma prestação mensal a partir de 399€*.

Será possível sentar-se ao volante do Tonale numa experiência livre dos encargos de gestão e protegendo, igualmente, o seu valor residual final graças aos serviços financeiros e de mobilidade do FCA Bank e da Leasys, através de:

. Cinco a anos de garantia alargada

. Um pacote de serviços de mobilidade e financiamento adaptados às necessidades do cliente, incluindo aluguer a longo prazo, bem como todos os serviços e financiamento com uma entrada competitiva e uma prestação mensal fixa.

A experiência do cliente foi também completamente redefinida. Estes podem agora encomendar o Tonale no seu concessionário de confiança ou podem, também, registar-se através de uma inovadora plataforma online bethefirst.alfaromeo.pt onde, expressando o seu interesse, podem tornar-se parte do universo Alfa Romeo Tonale através de alguns passos simples.

autonews.pt @ 9-5-2022 11:17:59

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades