IonQ e Hyundai iniciam estudos para nova química de baterias

Simulações quânticas para óxido de lítio em baterias de grandes dimensões

A IonQ, líder na computação quântica de iões presos, e a Hyundai Motor Company anunciaram hoje uma parceria que visa desenvolver novos algoritmos variational quantum eigensolver (VQE) para analisar os componentes do lítio e as suas reações químicas, envolvidas na química de bateria.

autonews.pt @ 20-1-2022 16:20:37

É  expectável que a simulação quântica melhore significativamente a qualidade das baterias de lítio de nova geração ao aperfeiçoar os ciclos de carregamento e descarregamento, assim como a sua durabilidade, capacidade e segurança.

A parceria beneficia dos conhecimentos em computação quântica da IonQ e dos conhecimentos da Hyundai em baterias de lítio. Em conjunto, as equipas estão a criar um modelo de bateria químico avançado, ainda a ser operacionalizado em computadores quânticos, mensurável pelo número de qubits e portões quânticos.


A IonQ e a Hyundai estão a estabelecer as bases de trabalho em criar baterias de melhor qualidade, ao simular de forma mais precisa e controlar as suas reações químicas. Esta análise tem o potencial de encaminhar para novos tipos de material de origem que economizem tempo, custos e os esforços futuros – um avanço crítico, sendo que as baterias s o, normalmente, o componente mais caro de um veículo elétrico.

“Estimamos que esta colabora  o criativa com a IonQ proporcione inova  o no desenvolvimento de materiais básicos em espaço virtual para várias partes da mobilidade futura,” afirmou TaeWon Lim, da Hyundai Motor Group. “Estamos entusiasmados em entrar na nova era quântica e tirar partido das oportunidades futuras com mais eficiência na potência da bateria.”.

Esta colaboração é uma parte importante para a estratégia 2025 da Hyundai, que inclui a venda de 560 mil veículos elétricos por ano e a introdução de mais de 12 novos BEV’s. Adicionalmente, a parceria   também importante para o combate  ás alterações climáticas,   medida que os EV’s desempenham um papel crítico em atingir os objetivos globais de sustentabilidade.

“Na IonQ acreditamos na nossa miss o em solucionar um dos problemas mais complexos do mundo através de um desenvolvimento contínuo nos computadores quânticos. Vemos, também, as alterações climáticas com igual importância e acreditamos que podemos ajudar com soluções quânticas químicas.” Afirmou Peter Chapman, Presidente e CEO da IonQ. “A eficiência da bateria é uma das áreas promissoras emergentes onde a computa o quântica pode fazer a diferença. Estamos entusiasmados por trabalharmos com a Hyundai Motor Company neste projeto que visa a posicionar os veículos elétricos como o principal meio

de transporte no mundo.”.

autonews.pt @ 20-1-2022 16:20:37


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades