Seguradoras acionam protocolo para acelerar regularização de danos

Choque em cadeia no final de 2021 na A4 com 17 viaturas

Sem esperar pelo apuramento de responsabilidades, seguradoras vão regularizar os danos dos veículos que elas próprias seguram e dos respetivos ocupantes

autonews.pt @ 19-1-2022 17:53:26

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) acionou o “Protocolo para a regularização de choques em cadeia” tendo em vista a aplicação das regras, excecionais e simplificadas, ao acidente que ocorreu no dia 29 de dezembro de 2021 na A4, na zona de Penafiel, envolvendo 17 viaturas e causando pelo menos trinta feridos e uma vítima mortal.

Este Protocolo, a que voluntariamente se vincularam praticamente todas as seguradoras que atuam no ramo Automóvel em Portugal, institui procedimentos simplificados na regularização de acidentes que envolvam 15 (quinze) ou mais veículos e em que, com razoável grau de certeza, não seja possível determinar o responsável pelo acidente.

Ao abrigo do acordo, as seguradoras abdicam do processo de apuramento de responsabilidades, ultrapassando um exercício que é especialmente complexo em circunstâncias como as envolveram este acidente e acelerando, significativamente, o ressarcimento das vítimas.

Para agilizar o processo, cada seguradora regularizará os danos relativos aos veículos que ela própria segura e aos respetivos ocupantes, sendo os custos globais do sinistro repartidos depois por todas as seguradoras em função dos veículos envolvidos que seguram.

Por conseguinte, é junto da seguradora que segura cada veículo envolvido no acidente que os lesados devem reclamar a reparação dos danos sofridos.

De referir, ainda, que a gestão do sinistro é acompanhada pela APS através de uma nova aplicação informática desenhada, especificamente, para o efeito.

autonews.pt @ 19-1-2022 17:53:26


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades