Erwin Hymer e Ford celebram parceria estratégica

Ford Transit e Ford Transit Custom para o desenvolvimento de veículos de lazer e autocaravanas

A Ford-Werke e o Grupo Erwin Hymer (GEH), anunciaram hoje a assinatura de um acordo-quadro para o fornecimento de unidades Ford Transit e Ford Transit Custom como base para o desenvolvimento de veículos de lazer e autocaravanas, prontos a entregar ao cliente.

autonews.pt @ 12-1-2022 09:34:24

Em complemento, a Ford e o GEH acordaram uma parceria estratégica que formaliza uma visão partilhada sobre as necessidades futuras dos clientes de veículos de lazer, o ambiente regulamentar, a legislação sobre emissões, eletrificação, digitalização e conectividade, bem como a integração de sistemas de assistência ao condutor. Sendo o mais importante construtor europeu de veículos comerciais ligeiros, a Ford também irá cooperar com o GEH no decurso do desenvolvimento das suas marcas de veículos de lazer.

O acordo permitirá às duas empresas beneficiar, ainda mais, do mercado de veículos de lazer, que cresceu consideravelmente nos últimos oito anos, criando novas oportunidades para a Ford, enquanto que o GEH – líder no mercado europeu de autocaravanas – alarga a sua base de fornecimento de veículos e melhora a sua capacidade de entrega, a qual tem sido condicionada pela crise dos semicondutores. O GEH integra também a Thor Industries – o maior fabricante de veículos de lazer do mundo – e encara a produção da família Ford Transit na América do Norte e na China como uma vantagem adicional.


De autocaravanas urbanas a autocaravanas de grandes dimensões

O novo acordo de fornecimento inclui furgões e chassis-cabina Ford Transit, bem como furgões kombi Ford Transit Custom, para conversão em todo o tipo autocaravanas (integradas, semi-integradas e adaptadas). A Ford produzirá os veículos base na sua fábrica em Kocaeli, na Turquia, procedendo-se às entregas faseadas entre 2022 e 2024.

A Ford está a investir na expansão da capacidade de produção de Kocaeli e está, também, a reforçará a sua estrutura organizacional em várias divisões empresariais europeias e alemãs.

O GEH prevê um forte crescimento na procura de autocaravanas compactas de 1 Tonelada desenvolvidas com base na Transit Custom, cujos níveis de versatilidade, facilidade de condução e dimensões são ideais para a utilização diária.

As autocaravanas com teto rebatível (disponíveis com distâncias entre eixos curta ou longa) estão a tornar-se cada vez mais populares, uma vez que ainda permitem aos clientes o acesso a áreas restritas em termos de altura, tais como silos de estacionamento de vários andares e navios de transporte de veículos (ferries).

Uma relação comercial com tradição

O entendimento hoje anunciado não é o primeiro acordo comercial entre a Ford e o GEH. No início dos anos 80, a Ford Transit foi a base para o modelo Hymercar, a primeira autocaravana da marca Hymer. Mais tarde, em 2004, a Ford e a Hymer acordaram em utilizar veículos base Ford para autocaravanas integradas, semi-integradas e adaptadas.

Clientes mais jovens dinamizam crescimento e inovação

O tradicional comprador de autocaravanas está a mudar, criando novos desafios e oportunidades de crescimento para os construtores. Embora 45% do total de novas autocaravanas matriculadas na Alemanha em 2020 tenham sido adquiridas por clientes com idades entre os 55 e 64 anos, as autocaravanas estão também a atrair cada vez mais compradores mais jovens, levando a novos designs, com conceções e configurações mais modernas, soluções de mobiliário mais inteligentes, maior número de acessórios e um estilo exterior inovador, incluindo pintura a duas cores.

Este grupo de clientes mais jovens integra indivíduos solteiros e famílias, sendo que todos ambicionam estilos de vida mais flexíveis, podendo uma autocaravana tanto servir de escritório móvel como de habitação permanente, no âmbito da atual tendência denominada ‘van life’.

autonews.pt @ 12-1-2022 09:34:24


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades