Goodyear desenvolve pneu com 70% de matéria reciclável

Óleo de soja e cinza de casca de arroz entre muitos outros

A Goodyear anunciou o lançamento de um pneu de demonstração com 70% de conteúdo de material sustentável, incluindo inovações líderes da indústria.

autonews.pt @ 6-1-2022 17:31:00

"Estabelecemos um objetivo ambicioso em 2020 de criar um pneu feito 100% de materiais sustentáveis em 10 anos, e os nossos cientistas e engenheiros fizeram grandes progressos em direção a esse objectivo", disse Chris Helsel, vice-presidente sénior, operações globais e diretor de tecnologia. "Esta é uma realização emocionante que demonstra o nosso empenho em aumentar a utilização de materiais sustentáveis nos nossos pneus".

O pneu com 70% de material sustentável inclui 13 ingredientes em nove componentes diferentes de pneus, incluindo os descritos abaixo. Os indicadores de desempenho da empresa mostraram as propriedades dos componentes para proporcionar um forte desempenho global dos pneus.

- O negro de fumo está incluído nos pneus para reforço de compostos e para ajudar a aumentar a sua vida útil, sendo tradicionalmente fabricado através da queima de vários tipos de produtos petrolíferos.


O novo pneu da Goodyear apresenta três negros de fumo diferentes que são produzidos a partir de metano, dióxido de carbono e óleo à base de plantas. As avaliações iniciais do ciclo de vida demonstram quer a redução das emissões de carbono em comparação com os métodos actuais de produção de negros de fumo, quer a utilização de fontes de biomassa ou de resíduos.

- A utilização de óleo de soja em pneus é uma inovação significativa da Goodyear que ajuda a manter o composto de borracha de um pneu maleável em temperaturas variáveis. O óleo de soja é um recurso de base biológica que reduz a utilização de produtos derivados do petróleo por parte da Goodyear. Embora quase 100% da proteína de soja seja utilizada em aplicações alimentares/animais, resta um excedente significativo de óleo e está disponível para utilização em aplicações industriais.


- A sílica é um ingrediente frequentemente utilizado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. O novo pneu da Goodyear contém uma variedade única de sílica produzida a partir de cinza de casca de arroz, um subproduto do processamento de arroz que é frequentemente descartado e colocado em aterros. Foi produzida uma sílica de alta qualidade a partir destas cinzas residuais.

- O poliéster é reciclado a partir de garrafas de plástico e outros resíduos plásticos, revertendo o poliéster nos seus produtos químicos de base e reformando-o em poliéster de qualidade técnica viável para cordas de pneus.

O pneu com 70% de material sustentável foi produzido como pneu de demonstração.

autonews.pt @ 6-1-2022 17:31:00


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades