Diz a Dacia: conduzir com inteligência, conduzir com GPL

Economia e autonomia em veículos com esta tecnologia de origem

E se o GPL fosse sinónimo de ser o Gás Perfeito Automóvel ? Deve dizer-se que é um combustível que apresenta muitas qualidades muitas vezes desconhecidas: é amigo do ambiente, acessível e seguro. Faz sentido dado o aumento dos preços dos combustíveis e os esforços em curso para reduzir CO₂. Mas será fácil "funcionar com GPL"? É conveniente? Como é que se enche um depósito na estação? Damien, Chefe dos Serviços da Linha Cross-Car na Dacia, diz-nos exatamente porque é que o Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) está a fazer tantos clientes felizes entre todos aqueles que escolheram o motor bicombustível ECO-G da Dacia. 

autonews.pt @ 19-10-2021 11:02:10

GPL: Um combustível que está com os tempos

O GPL não é nem um combustível de nicho, nem uma moda. Ele existe como combustível automóvel desde 1979 e desde então tem vindo a conquistar o mundo. Os seus maiores fãs são a Coreia, Rússia, Tailândia, México, e Turquia. Na Europa, Polónia, Ucrânia, e Itália lideram o caminho. Hoje em dia, 28 milhões de veículos em todo o mundo funcionam a GPL.

Damien acrescenta que, "a aceitação do GPL nestes países pode ser explicada pela presença de abundantes reservas de gás natural ou por medidas fiscais de incentivo, uma vez que se trata de um 'combustível limpo' (reduzido CO₂ ou poucas penalizações por danos ambientais). Por exemplo, os veículos que funcionam com GPL beneficiam do rótulo "Crit'Air 1" em França e do rótulo "ECO" em Espanha".

Noutros países, o aumento mais lento do GPL deve-se principalmente à falta de consciência dos seus benefícios e à menor densidade das estações de serviço com bombas de GPL.

A ousada decisão da Dacia de optar pelo GPL

A grande maioria dos automóveis equipados com o motor bicombustível foram reequipados com o equipamento necessário. Por outras palavras, um processo que exigiu retro equipamentos especializados que operam fora das redes de fabricantes. Mas, nos últimos dois anos, a utilização do GPL tem vindo a ganhar velocidade. As vendas estão a decolar, impulsionadas por preços mais elevados da gasolina e da bomba de gasóleo.

Como tal, o número de motores bicombustível a gasolina/GPL como equipamento original está a aumentar. Uma marca ousada, a Dacia tem vindo a revolucionar o mundo automóvel com o seu modelo de negócio único e concentrando-se nos fundamentos dos veículos contemporâneos e acessíveis. Dacia tem acreditado no GPL desde 2010. É atualmente a única marca no mercado a oferecer GPL como opção em toda a sua gama ICE ( Sandero, Sandero Stepway, Logan, All-New Duster, e All-New Jogger).

Neste momento a opção pelo GPL está em expansão. Em França, por exemplo, o mercado quadruplicou na primeira metade de 2021 em relação a 2020 e é 15 vezes maior do que em 2019. O crescimento considerável é impulsionado principalmente pela Dacia: em 2020, representou 78% das vendas de novos veículos a GPL em França. Um desempenho fantástico que diz muito sobre a combinação ideal entre o GPL e a filosofia da marca!


ECO-G: sem alarido GPL pela Dacia

O facto de a tecnologia GPL experimentada e testada ser montada em motores TCE 100 ECO-G diretamente na linha de produção é uma prova de segurança e fiabilidade. Possui exatamente a mesma duração de garantia do fabricante (3 anos / 100.000 quilómetros), custo e horário de manutenção, e capacidade de arranque como num modelo a gasolina. A posição do depósito de GPL foi otimizada ao colocá-lo onde a roda sobresselente está normalmente alojada.

Dado que agora vem como equipamento original e tem uma garantia do fabricante associada, muitos novos clientes sentem-se mais tranquilos e abraçaram a oferta. As vendas de modelos GPL constituíram 1 em cada 5 carros vendidos pela Dacia em 2020. Na primeira metade de 2021, representaram 28% de todas as vendas. Uma história de sucesso digna, especialmente tendo em conta as numerosas vantagens.

"Os clientes da Dacia são muito pragmáticos: procuram um veículo que seja útil no dia-a-dia. Graças ao motor de duplo combustível e aos seus dois tanques, o GPL oferece um alcance de mais de 1.000 km que chega aos 1.300 km no Novo Dacia Sandero", explica Damien.


Características essenciais da oferta da Dacia ECO-G

Prática: a capacidade da bagageira permanece inalterada, apesar do segundo depósito de combustível. O tanque de GPL é enchido através da mesma entrada de combustível que a gasolina.

Económica: o motor utiliza cerca de 15% mais GPL do que a gasolina, mas o preço médio do GPL é 40% mais barato. O preço de compra de um ECO-G da Dacia rapidamente se paga a si próprio. Devido ao motor bicombustível, o carro tem dois depósitos de combustível; o alcance é portanto superior a 1.000 km entre o enchimento dos depósitos. Por exemplo, quando funciona com GPL, o Novo Sandero ECO-G tem uma autonomia de 1 300 km.

Amigo do ambiente: quando funcionam com GPL, os carros Dacia emitem 10% menos CO₂ do que a gasolina, enquanto ainda ostentam mais binário e potência do motor.

Simples: o alcance disponível para cada tanque é claramente indicado no painel de instrumentos. O automóvel muda automaticamente para gasolina se o depósito de GPL funcionar a seco.

Com tantos argumentos para o apoiar, escolher GPL na Dacia pode ser uma escolha inteligente e amiga do ambiente. Uma situação vantajosa para os clientes e para o planeta.

O que é o GPL?

O GPL, ou 'Gás de Petróleo Liquefeito', é uma mistura de hidrocarbonetos leves, principalmente butano (gás doméstico) e propano. Trata-se de um gás totalmente não tóxico. Quando queimado, quase não produz partículas e ajuda a reduzir as emissões de NOx, que são conhecidas por causar doenças respiratórias. Um total de 60% do GPL provém do gás natural.

Quando utilizado como bicombustível, o motor funciona tanto com gasolina como com GPL, graças a dois tanques separados. O condutor é livre de escolher o combustível que desejar. Em média, o combustível GPL emite 10% menos CO₂ do que a gasolina. Na Europa, o combustível GPL está disponível em 32 000 estações de serviço; ou seja, 1/4 da rede total.

autonews.pt @ 19-10-2021 11:02:10

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades