Início da produção do Mercedes-Benz eActros

Transporte pesado com base em veículos elétricos

A estreia mundial do Mercedes-Benz eActros teve lugar no final de Junho, e agora o primeiro veículo de produção em série saiu da linha de montagem no novo Future Truck Center, na fábrica de Wörth. 

autonews.pt @ 13-10-2021 17:19:35

O coração da produção da série eActros é o Future Truck Center, o pavilhão de produção no edifício 75, que foi oficialmente posto em funcionamento com o início da produção da série de hoje. No futuro, a electrificação de mais camiões Mercedes-Benz neutros em termos de CO2 também terá lugar aqui.

A produção em série do eEconic, desenvolvido para uso municipal, está programada para começar na segunda metade de 2022. O eActros LongHaul elétrico a bateria para transporte de longa distância está programado para estar pronto para produção em série em 2024.

"O início actual da produção da série eActros é uma prova muito sólida de que levamos a sério o transporte de emissões zero", diz Karin Rådström, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, responsável pela Mercedes-Benz Trucks. "O eActros, o primeiro camião de série elétrico a bateria da Mercedes-Benz, e os nossos serviços relacionados são um passo importante para nós e para os nossos clientes no sentido de um transporte rodoviário neutro em termos de CO2. E o veículo tem também um significado muito especial para a fábrica Wörth e a sua orientação a longo prazo: o futuro da produção de camiões Mercedes-Benz inicia-se agora. ".


Future Truck Center eletrificação de camiões com sistemas de transmissão alternativos

"A mudança tecnológica na nossa indústria para camiões locais neutros em termos de CO2 significa também uma mudança imensa para as nossas localizações e produção. O início da produção da série eActros não é uma rampa diária para nós, mas um verdadeiro novo começo", diz Sven Gräble, Chefe de Operações da Mercedes-Benz Trucks. "O nosso chamado conceito fullflex torna possível a integração dos camiões eletrificados na produção existente. Desta forma, a fábrica é capaz de se adaptar de forma eficiente e ainda mais rápida à respetiva procura do mercado e cumprir de forma fiável os exigentes padrões de qualidade da Mercedes-Benz".

Antes de o eActros chegar ao Future Truck Center para a sua electrificação, será fabricado de forma flexível na linha de montagem existente ao lado de camiões com sistemas de motorização convencionais. Basicamente, a montagem de diferentes tipos de veículos terá lugar de forma integrada, tanto quanto possível, e a estrutura básica do veículo será construída numa linha de montagem - independentemente de ser instalado um motor de combustão convencional ou um grupo motopropulsor elétrico.

O eActros vai então para o Future Truck Center, onde se realiza a electrificação do veículo. Nos últimos meses, foram lá feitos preparativos intensivos para os novos processos de produção. Isto inclui, entre outras coisas, a construção de uma nova linha de montagem. Passo a passo, os eActros serão montados aqui. Para além das baterias de alta tensão, outros componentes de alta tensão são montados em várias etapas de produção, incluindo a unidade de carga. Esta forma a interface através da qual o veículo é ligado à estação de carga. Depois de todos os componentes terem sido montados, todo o sistema é colocado em funcionamento no Future Truck Center. O camião está então pronto para conduzir. O veículo é reintegrado no processo de produção regular para acabamento e inspeção final.


Características do eActros

O modelo de produção da série eActros está equipada com três ou quatro baterias, cada uma com uma capacidade de energia de cerca de 105 kWh.

A capacidade máxima da bateria de 420 kWh2 permite obter autonomias de até 400 quilómetros. A peça central tecnológica do camião elétrico é a unidade motriz - um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades.

Ambos os motores arrefecidos a líquido geram uma potência contínua de 330 kW (448 cv), bem como, quando necessários, picos de 400 kW (543 cv). Além disso, se o veículo for conduzido com particular previdência, o sistema de travagem permite recuperar energia elétrica. A energia obtida desta forma durante a travagem segue de novo para as baterias dos eActros e é novamente disponibilizada para utilização pelo sistema de motorização.

Desempenho impressionante

Os dois motores elétricos integrados oferecem grande eficiência e uma entrega constante de energia com elevado binário de arranque. O fornecimento de torque imediato pelos motores elétricos que são acoplados com uma transmissão de duas velocidades assegura uma aceleração potente, um conforto de condução impressionante e uma dinâmica de condução que permite uma condução mais relaxada e de baixa tensão do que um camião convencional alimentado a diesel.

Além disso, o baixo centro de gravidade é também favorável quando se trata de curvas. Em operações de carga completa, os condutores desfrutam de uma agradável redução do ruído de 10 dB dentro da cabina, o que corresponde aproximadamente a uma redução para metade do volume de ruído percetível. Graças ao baixo nível de ruído, as entregas noturnas são também possíveis. Ao contrário de um camião a gasóleo, também há visivelmente menos vibrações.

Os eActros podem ser carregados com até 160 kW: Quando ligados a uma estação de carga regular de 400A DC, os três conjuntos de baterias precisam de um pouco mais de 1 hora para carregar de 20 a 80 por cento.

autonews.pt @ 13-10-2021 17:19:35


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades