FOTA: as atualizações da Renault estão no ar

Como funciona a atualização remota do software do automóvel

Os automóveis estão a tornar-se cada vez mais sofisticados, interativos e conectados, e podem agora receber atualizações remotas. Tecnologia revolucionária que defende a aspiração da Renault de se tornar cada vez mais específica da tecnologia dentro da paisagem automóvel. Agora, só precisa de um simples toque no ecrã táctil multimédia e já está! Não é magia, são apenas quatro letras fáceis: FOTA.

autonews.pt @ 13-10-2021 10:30:03

À medida que os automóveis se tornam cada vez mais conectados, também se tornam mais ágeis e intuitivos com cada nova geração. Tal como os smartphones, o sistema operativo que gere o ecrã multimédia do automóvel e o painel de instrumentos está equipado para receber atualizações regulares.

Estas incluem correções e melhorias para o sistema de entretenimento automóvel e, por vezes, até características novinhas em folha. A Fábrica de Software, uma entidade dentro do Grupo Renault especializada em engenharia de software, tem estado a considerar seriamente esta questão. No início de 2020, lançou o projecto FOTA (Firmware-Over-The-Air) da Renault, através do qual os veículos do Grupo Renault podem receber atualizações remotas.

Maior paz de espírito...

A tecnologia FOTA está disponível em numerosos veículos da gama Renault (Twingo, Clio, ZOE, Captur, Mégane...) através do sistema multimédia Renault EASY-LINK e facilita a melhoria do sistema operativo a bordo e a instalação de patches.

Ajuda também a manter a segurança do veículo ao nível mais elevado possível. Com tudo feito remotamente, os proprietários de veículos já não são obrigados a levar o seu carro para um concessionário. Isto poupa muito tempo a todos e dá aos proprietários de automóveis uma maior tranquilidade de espírito. Para os fabricantes de automóveis, isto significa que mais veículos receberão atualizações do que anteriormente, quando os carros tinham de ser vistos por um técnico. Segundo Edouard, Project Manager da Renault "a nova tecnologia significa que 85% a 90% dos veículos terão o software sempre actualizado, em comparação com os níveis anteriores de 60%, na melhor das hipóteses, através dos nossos concessionários".

Outra vantagem: a tecnologia é extremamente discreta; na realidade, na maioria dos casos, é totalmente invisível! A razão é que o FOTA está literalmente "no ar", através da rede telefónica GSM. Em termos concretos, os carros descarregam automaticamente as atualizações e quando estão prontos para serem ativados, "uma mensagem é exibida no ecrã multimédia quando o condutor desliga a ignição do veículo. Ele só tem de aceitar e a atualização pode ser feita enquanto já não estiver no veículo", explica Edouard. Na essência, o condutor não tem nada a fazer para além de aceitar a atualização, que, em alguns casos, irá imobilizar o veículo durante alguns minutos.


...e segurança!

Edouard acrescenta que, "um dos principais aspetos das atualizações remotas é a segurança. É um canal de comunicação que deve ser protegido a fim de evitar a pirataria de dados" ou mesmo contra a tomada de posse do veículo.

A tecnologia FOTA para atualizações de firmware nos veículos Renault dá grande importância à privacidade do proprietário do veículo. Está em total conformidade com os Regulamentos Gerais da UE sobre Proteção de Dados (GDPR). Isto significa que, aconteça o que acontecer, os dados recolhidos pelo veículo são sempre mantidos anónimos. Os condutores nunca são obrigados a fornecer autenticação.

Como funciona o FOTA?

As actualizações FOTA abrangem uma vasta gama de utilizações dentro dos veículos. Em termos de multimédia, por exemplo, podem fornecer novos conteúdos e aplicações adicionais, ou mesmo melhorar a interface de navegação, tornando-a mais fácil de utilizar. Quanto à segurança automóvel, podem ajudar a optimizar o ADAS e outras características relacionadas com a condução, tais como a gestão da direcção e da travagem.

Algumas actualizações servem também para melhorar o sistema operativo com novas características. Este é o caso do serviço de carga à distância e programação, que já está disponível em vários veículos da gama Renault (Twingo, ZOE, Captur e Mégane).

A interface utilizada para aceder ao serviço, que ajuda a localizar os terminais de carregamento disponíveis nas proximidades do veículo, foi melhorada com notificações opcionais no início e no fim do ciclo de carregamento.

Do mesmo modo, a tecnologia FOTA também pode ser utilizada para características como a procura automática de terminais de carregamento EV em viagens longas, personalização do modo MULTI-SENSE, ajuste do humor leve do veículo, definições de atalhos telefónicos, desbloqueio remoto activado por smartphone, e outras novas funções ativadas por WiFi.

Passou pouco mais de um ano desde o seu lançamento nos veículos Renault e a tecnologia FOTA foi um sucesso retumbante, com um milhão de actualizações já processadas em mais de 700.000 veículos.


Rumo a um carro “pró-ativo”?

Novos regulamentos europeus entrarão em vigor em 2024 e exigirão aos fabricantes de automóveis que tornem esta última tecnologia fiável. "A força da Renault é que já estamos preparados para o novo regulamento", disse Edward.

Apresentada na IAA Mobility 2021, em Munique, a All-New Megane E-TECH Electric verá a tecnologia FOTA ultrapassar outro marco com novas capacidades adicionais para actualizações a bordo. Por exemplo, a sequência de boas-vindas terá a capacidade de mudar em devido tempo, com nova iluminação e efeitos sonoros. O ecrã OpenR e o sistema multimédia OpenR Link receberão também actualizações regulares para otimizar o seu funcionamento.

As actualizações abrangem também os componentes do sistema do Google. Por exemplo, o Google Assistant receberá actualizações FOTA incluindo a adição de novas línguas ou a capacidade de aplicar filtros nos resultados de pesquisa GPS. Por exemplo, ao pesquisar um carregamento eléctrico nas proximidades, os condutores podem utilizar comandos de voz para restringir os resultados de modo a exibir apenas terminais de carregamento rápido ou terminais que aceitem métodos de pagamento específicos da sua escolha.

Ao longo da sua vida, o All-New Megane E-TECH Electric também receberá actualizações para novas funcionalidades, seja para o ADAS ou para os sistemas life-on-board. Um dia, as actualizações FOTA podem até ajudar a melhorar a vida útil da bateria.

E se a fase final do desenvolvimento da tecnologia FOTA fosse o advento de carros pró-ativos? Também conhecidos como "carros atualizáveis", poderiam sugerir novas características ou actualizações aos condutores com base nas suas preferências. Esta eventualidade já está a ser considerada na Renault Engineering.

autonews.pt @ 13-10-2021 10:30:03


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades