Ford ajuda vítimas de viatura roubadas

Usando as tecnologias conectadas presentes nos seus modelos

A Ford está a apresentar um serviço de recuperação de veículos roubados totalmente integrado, concebido para ajudar a prevenir ou mitigar o impacto inerente ao roubo de viaturas.

autonews.pt @ 7-10-2021 17:37:40

Operada através da app FordPass,2 a função Stolen Vehicle Services (Serviços para Roubo de Veículos) envia um alerta para o smartphone do proprietário da viatura, caso seja detetada uma tentativa de roubo da mesma. A aplicação guia o utilizador através do processo de reporte do incidente às autoridades policiais e fornece apoio em permanência ao longo de 24 horas, incluindo rastreamento de veículos. Os Serviços para Roubo de Veículos baseia-se na funcionalidade do SecuriAlert3 e envia um alerta para o smartphone do utilizador através do serviço FordPass Connect.

Mais de 500.000 veículos foram roubados anualmente em toda a EU entre 2009 e 2018,4 sendo que no Reino Unido, durante este mesmo período, a maioria dos veículos roubados nunca foi recuperada,5 levando a um maior stress emocional e financeiro das vítimas.

Inicialmente disponível no novo Mustang Mach-E GT,6 a que seguirão outros modelos Ford, os Serviços para Roubo de Veículos fazem parte do pacote de subscrição Ford Secure, sendo disponibilizado gratuitamente durante um período experimental em veículos compatíveis. O serviço está disponível em 2021 no Reino Unido e na Irlanda, alargando-se a toda a Europa em 2022.

Ajuda telefónica em caso de necessidade

Se o proprietário receber um alerta através da app FordPass de que ocorreu uma ação não autorizada ou inesperada, um único toque na app FordPass é suficiente para denunciar o veículo como roubado, guiando-o, depois, através do processo de segurança e recuperação do mesmo, informando a polícia.

Com base na localização do proprietário nesse momento, a app FordPass começa por identificar o número de contacto das autoridades policiais locais, permitindo-lhe reportar o veículo como roubado e obter um registo da ocorrência. A app também fornece uma útil caixa de texto que permite registar esse número, bem como qualquer outra informação relevante, guardando-a automaticamente para posterior referencia.

A app FordPass permite depois ao proprietário telefonar para o call center dos Serviços para Roubo de Veículos, fornecendo o registo da ocorrência e demais informações relevantes. Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o call center dos Serviços para Roubo de Veículos ativa remotamente o “modo de roubo”, desativando, de forma segura, algumas características do veículo para tornar mais eficiente o rastreio e recuperação do veículo pela polícia.

Deteção avançada

O sistema é ativado pelo condutor através da app FordPass para smartphones e da sua conta Ford, e, para além das deteções da SecuriAlert, utiliza os sensores do veículo para detetar uma série de eventos que possam indicar que o veículo está, de facto, a ser roubado.

Os eventos podem incluir o reset principal (uma tentativa de desativação do serviço FordPass Connect, e uma localização inconsistente) quando a ignição é ligada e as coordenadas de localização do veículo são diferentes das registadas quando a ignição foi desligada pela última vez.

Se um dos sensores for acionado, é enviada uma notificação push para o smartphone do proprietário para indicar que ocorreu um potencial roubo. A app FordPass mostra o estado recente do veículo para ajudar o proprietário a determinar se o veículo foi movido do local onde se encontrava ou se houve uma tentativa de entrada sem o seu conhecimento, dando-lhe a opção de cancelar caso seja um falso alarme. Os dados adicionais de monitorização e proteção deram aos Serviços para Roubo de Veículos uma avaliação de segurança Thatcham S7.

Conectados para o futuro

Os Serviços para Roubo de Veículos é o próximo passo no conjunto de serviços conectados da Ford, que garantem uma maior funcionalidade e uma melhor experiência do cliente, tudo habilitado pelo FordPass Connect.

Os veículos Ford equipados com sistema SYNC 4 vêm com uma subscrição de teste gratuita do Ford Secure,1 incluindo os Serviços para Roubo de Veículos, e serão melhorados por novas funcionalidades, como Alertas de Localização, capacidade de criar limites escolhidos pelo utilizador e receber notificações push caso o veículo saia destas áreas, de modo a garantir que o seu veículo está onde deveria estar, e Alertas de Vizinhança, notificações de outros veículos protegidos pelo sistema SecuriAlert na mesma área, que possam alertar, por antecipação, criminosos que operem nas proximidades, ou mesmo atualizações wireless Power-Up numa data posterior.

autonews.pt @ 7-10-2021 17:37:40

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades