Ford revela o novo Fiesta

Confiante e preparado para o futuro

A Ford revelou, pela primeira vez, o novo Fiesta, apresentando um novo estilo confiante, um pacote tecnológico melhorado e sofisticados propulsores mild hybrid que tornam o modelo compacto totalmente preparado para o futuro.

autonews.pt @ 16-9-2021 12:50:41

Um exterior arrojado e distinto eleva o design expressivo do Fiesta a um novo nível, com mais presença na estrada e uma maior diferenciação entre a abrangente gama de versões Fiesta. Os modelos Connected, ST-Line e Active beneficiam, cada um deles, de elementos de estilo únicos, juntamente com uma gama alargada de cores exteriores, novas jantes e acabamentos interiores. A gama Fiesta é também alargada com novos packs que amplificam as personalidades ST Line e Active, além das versões X dotadas de um vasto equipamento.

As tecnologias de última geração ajudam a assegurar que o novo Fiesta está mais bem equipado do que nunca para experiências de condução inteligentes e conectadas. Os faróis LED são pela primeira vez introduzidos em todas as variantes do Fiesta, com tecnologia avançada de Matriz de LED que oferece a funcionalidade Glare-Free para as luzes de máximos e que podem também adaptar o padrão do feixe da iluminação para uma melhor visibilidade em condições exigentes.

O novo Fiesta introduz também um painel digital de instrumentos com 12,3 polegadas que ajuda os condutores a manterem-se informados, para viagens mais confortáveis. A Informação de Perigo na Via e o Alerta de Sentido Proibido fazem a sua estreia no Fiesta, entre um conjunto de sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor.

Os grupos propulsores eletrificados ajudarão os condutores do novo Fiesta a poupar combustível e a reduzir as emissões, ao mesmo tempo que maximizam o prazer de condução. A tecnologia mild hybrid Ford EcoBoost Hybrid de 48 V ajuda a otimizar a eficiência de combustível, melhorando simultaneamente a aclamada dinâmica de condução do Fiesta, com uma aceleração reativa. A tecnologia funciona em conjunto com a opção de transmissão automática de sete velocidades Ford Powershift para uma condução ágil, com passagens de caixa instantâneas e proporcionando uma experiência de condução Fiesta mais confortável e confiante.

A Ford revelou também hoje o novo Fiesta ST desenvolvido pela Ford Performance. A experiência dinâmica a bordo deste pequeno desportivo foi melhorada com novos faróis de Matriz de LED, novos Bancos Performance desenvolvidos internamente, detalhes desportivos, incluindo uma nova grelha frontal Chrystaline Grey e uma atraente opção de pintura exterior Mean Green, bem como um aumento de 10% no binário máximo, que passa a disponibilizar 320 Nm.

Design renovado, mais personalidade

O novo Fiesta baseia-se na comprovada arquitetura B da Ford – também utilizada pelo SUV compacto Ford Puma – para oferecer uma gama de versões práticas e requintadas de três e cinco portas e proporcionar a cada cliente um Fiesta com o caráter adequado ao seu estilo de vida.

O novo estilo exterior em toda a gama inclui um design de capô que eleva a altura da secção dianteira, combinado com grelhas superiores maiores. O emblema “oval azul” da Ford está agora alojado no interior da grelha, em vez de estar colocado à face entre o capô e grelha, contribuindo para uma maior presença na estrada.

Os novos faróis LED, de série, também contribuem para a linguagem de design moderna e confiante do novo Fiesta, com um elegante desenho horizontal. Na parte traseira, os farolins de série recebem novos contornos pretos para um aspeto mais sofisticado, enquanto os faróis traseiros em LED, disponíveis em opção, são completados com um acabamento exterior Premium Black.

Cada nova variante do Fiesta tem uma personalidade mais diferenciada, com designs exclusivos para a secção dianteira e respetiva grelha, juntamente com elementos de design exterior e interior característicos que refletem personalidades individuais.

As versões Connected apresentam uma grelha superior larga com robustas faixas horizontais um friso envolvente cromado de alto brilho, com aberturas laterais distintas.

A linha ST-Line, inspirada na divisão Ford Performance, oferece um carácter mais desportivo e é reconhecível pela sua nova grelha superior com acabamento tipo “ninho de abelha” em preto, mais profundo e brilhante. As aberturas laterais largas possuem acabamento na cor da carroçaria e uma grelha inferior maior contribui para o seu visual afirmativo.

A variante Active, inspirada nas carroçarias SUV, distingue-se por elementos de design mais robustos, destacando o seu caráter aventureiro. Uma larga grelha superior apresenta robustas barras verticais com acabamento em preto brilhante, com aberturas laterais mais altas e proeminentes, refletindo a postura mais alta, tipicamente crossover, do Active.


Propulsores para o presente e para o futuro

O novo Fiesta proporciona experiências de condução refinadas, responsivas e eficientes em termos de consumo de combustível, utilizando uma gama de motores EcoBoost Hybrid com tecnologia mild hybrid de 48 Volts e motores EcoBoost a gasolina.

Concebidos para reduzir os custos de utilização sem descurar o prazer de condução, elemento que está no centro do apelo do Fiesta, as versões EcoBoost Hybrid contam com um motor de arranque/gerador integrado (BISG), acionado por correia, no lugar do alternador convencional, permitindo a recuperação e armazenamento da energia normalmente perdida durante as fases de travagem e desaceleração para carregar uma bateria de 48 Volts de iões de lítio, refrigerada a ar.

O BISG atua, também, como motor elétrico, integrando-se com o motor térmico e utilizando a energia armazenada para fornecer assistência de binário durante a condução e aceleração normais, bem como para fazer funcionar os acessórios elétricos do veículo. A tecnologia pode reiniciar o motor em apenas 350 milissegundos, permitindo ao sistema Auto Start-Stop desligar o motor em cenários em que, por exemplo, ao desacelerar para uma imobilização, a velocidade é inferior a 25 km/h, mesmo quando o veículo tem uma mudança engrenada, com o pedal da embraiagem pressionado, para uma economia de combustível ainda maior.

O novo motor EcoBoost Hybrid de 1.0 litros do Fiesta está disponível com 125 e 155 cavalos de potência, combinado com uma transmissão manual de seis velocidades. A eficiência de combustível WLTP é de 4,9 l/100 km e as emissões de CO2 de 111 g/km2 representam uma melhoria de 5% em comparação com um motor EcoBoost de 1.0 litros de 125 cavalos sem tecnologia híbrida, com poupanças de até 10% em cenários de condução urbana, de acordo com dados da Ford.

O motor EcoBoost Hybrid de 125 cavalos está também disponível com uma transmissão automática de dupla embraiagem Powershift de sete velocidades, proporcionando mudanças de velocidade suaves para um refinamento otimizado e com consumo de combustível de 5,2 l/100 km e 117 g/km de emissões de CO2 segundo o ciclo WLTP.

A transmissão Powershift ajuda a manter o motor no regime ideal para uma maior eficiência, bem como a usufruir do sistema Auto Start-Stop abaixo dos 12 km/h para uma melhor eficiência de combustível em condução urbana.

O motor EcoBoost de 1.0 litros da Ford dispõe de uma potência de 100 cavalos, contando com um consumo de combustível de 5,2 l/100 km e 118 g/km de emissões de CO2 segundo o ciclo WLTP. Tal como a variante EcoBoost Hybrid, o motor recorre à tecnologia de injeção direta de combustível de alta pressão, abertura variável de válvulas e um desenho especial da cambota para um funcionamento refinado, e está disponível com uma transmissão manual de seis velocidades.

As experiências de condução envolventes do Fiesta podem ser adaptadas através da tecnologia dos modos de condução Normal, Sport e Eco. O Fiesta Active disponibiliza, também, os modos Trail e Slippery.

Tecnologias de confiança, confortáveis e conectadas

O novo Fiesta apresenta tecnologias de condução concebidas para aumentar o conforto, a confiança e a conveniência para condutores e passageiros em cenários que vão desde a condução na cidade até às autoestradas.

Os faróis LED, de série, incorporam luzes diurnas, médios e máximos com tecnologia LED, para uma melhor visibilidade. Os faróis de Matriz de LED todo de gama, também podem adaptar os seus feixes de luz de acordo com as condições de condução. 1 As funções Manoeuvring Light e Bad-Weather Light1 são acionadas quando os sensores do veículo detetam uma tentativa de manobra a baixa velocidade ou a ativação dos limpa para-brisas, e ajustam automaticamente o padrão do feixe de luz para oferecer ao condutor uma superior visibilidade.

A função Glare-Free das luzes de máximos usa uma câmara frontal para detetar o trânsito em sentido contrário e criar uma zona não iluminada, dentro do feixe de luz, bloqueando os raios que, de outra forma, encadeariam os demais utilizadores da via. A tecnologia permite, assim, uma maior utilização das luzes de máximos, beneficiando a visibilidade ao conduzir durante a noite, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir o risco de encadear os restantes condutores.

Um painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas, totalmente configurável, é agora introduzido no novo Fiesta, dando aos condutores a capacidade de personalizar e priorizar a informação exibida, incluindo notificações de navegação. O painel apresenta temas exclusivos para corresponder ao modo de condução selecionado e uma área específica para informações prioritárias, como tecnologias de assistência à condução.

O novo Fiesta adiciona a funcionalidade Alerta de Sentido Proibido1 a um conjunto de tecnologias avançadas de assistência ao condutor. O sistema utiliza a câmara colocada no para-brisas, em combinação com as informações do sistema de navegação, para alertar os condutores com um aviso sonoro e visual caso estes passem por dois sinais de sentido proibido no acesso a uma autoestrada.

Estão disponíveis outras tecnologias avançadas como o Controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go e reconhecimento de sinais de limite de velocidade, projetado para ajudar a manter uma distância confortável em relação ao veículo à frente. O sistema pode imobilizar, de forma automática, o Fiesta e fazê-lo arrancar, uma vez mais, autonomamente, em cenários de tráfego intenso, no caso de versões equipadas com a transmissão Powershift.

Outra tecnologia igualmente útil na condução em ambiente citadino é a função Auxiliar de Estacionamento Ativo, capaz de identificar lugares de estacionamento de dimensões adequadas e de controlar a direção para estacionar de forma automática, seja na perpendicular ou em paralelo com os restantes automóveis, enquanto o condutor controla os pedais e a caixa de velocidades.

Quanto a tecnologias concebidas para prevenir ou mitigar o efeito de colisões com outros utilizadores da via, estão disponíveis o Sistema de Deteção de Ângulo Morto (BLIS) com Alerta de Tráfego Cruzado e Travagem Ativa, o Sistema de Manutenção na Faixa  e o Assistente de Pré-Colisão com Travagem Ativa.

Os recursos avançados de conectividade também ajudam os clientes do novo Fiesta a desfrutar de experiências relaxantes. A tecnologia modem FordPass Connect, disponibilizada de série, permite que uma seleção de convenientes recursos seja controlada remotamente através da aplicação FordPass.

Os clientes podem controlar o trancamento e destrancar das portas, o arranque do motor5 dos Fiesta com transmissão automática de sete velocidades, conhecer a localização e estado do veículo, com informação do nível de combustível, estado do alarme, pressão dos pneus, tempo de vida útil do óleo, entre outros.

A conectividade do novo Fiesta também fornece atualizações ao sistema de navegação em tempo real das condições de tráfego e fornece, igualmente, informações sobre cenários de potencial perigo através da função Informação de Perigo na Via,1 que pode informar os condutores sobre uma situação perigosa na estrada, mesmo se o incidente não for ainda visível devido a uma curva no percurso ou a outros veículos.

O sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 disponível 6 permite que os condutores controlem o áudio, a navegação e os smartphones conectados através de simples comandos de voz. O sistema é compatível com Apple Car Play e Android AutoTM e é suportado por um ecrã central tátil de 8 polegadas com funções de toque e deslizar do dedo, bem como com a capacidade de exibir uma imagem a 180 graus proveniente da câmara traseira.

Os novos modelos Fiesta equipados com o SYNC 3 também dispõem do Alerta de Ocupante Traseiro, projetado para ajudar os condutores a evitar deixar crianças ou animais de estimação nos veículos, lembrando-os de verificar os bancos traseiros quando as portas traseiras forem abertas no início de uma viagem.

Outras funcionalidades premium disponíveis incluem uma zona de carregamento sem fios para smartphones e um sistema de som da B&O com 10 altifalantes, um subwoofer integrado e um amplificador de processamento de sinal digital de 575 Watts para reproduzir Som Surround selecionável.


Novo Fiesta ST veste-se de Mean Green

A Ford também revelou hoje, pela primeira vez, o seu novo hatchback de elevado desempenho, o Fiesta ST, desenvolvido pela Ford Performance.

Um novo design exterior incorpora uma secção dianteira mais agressiva, com grelhas superior e inferior com padrão de favo de mel, juntamente com grandes aberturas laterais inferiores. A grelha superior e as aberturas laterais do Fiesta ST têm acabamento numa elegante tonalidade Chrystaline Grey, e o lábio inferior, com aerodinâmica otimizada, as saias laterais e o spoiler e o difusor traseiros surgem pintados na mesma cor da carroçaria. As jantes de liga leve de série têm 17 polegadas, mas estão disponíveis em 18 polegadas com acabamento em negro Magnetite e a gama de cores exteriores inclui agora o ousado Mean Green ST.

A aceleração de 0-100 km/h em 6,5 segundos e a velocidade máxima de 230 km/h são atingidos graças ao motor EcoBoost de 1.5 litros, que disponibiliza 200 cavalos às 6.000 rpm e um binário máximo que subiu de 290 para 320 Nm, disponível entre as 1.600 e as 4.000 rpm. As molas de força vetorial patenteadas, formadas a frio, e os amortecedores dianteiros Tenneco de duplo tubo fornecem ao Fiesta ST uma elevada capacidade de resposta e agilidade, bem como um elevado controlo dos movimentos da carroçaria, enquanto que o diferencial autoblocante Quaife, disponível em opção, contribui com uma tração aprimorada e ainda mais agilidade em curva.

Além dos modos de condução Normal e Sport, o novo Fiesta ST também conta com um modo Track - em substituição do novo modo Eco do Fiesta - que desativa o controlo de tração e altera as configurações do ESC para o modo "wide-slip", apontando à condução em circuito.

autonews.pt @ 16-9-2021 12:50:41

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades