Hyundai Vision para o Hidrogénio e mobilidade

Marca planeia sistema fuel cell disponível nos seus modelos comerciais até 2028

O Hyundai Motor Group anunciou a sua visão para o hidrogénio e para uma sociedade a hidrogénio. Ao revelar o seu compromisso pioneiro para uma energia limpa e sustentável para todos os tipos de mobilidade, o Hyundai Motor Group apresentou planos sem precedentes para a eletrificação de todos os novos veículos comerciais – fuel cell, elétricos e outras aplicações do sistema fuel cell – a todos os modelos até 2028. A estratégia arrojada irá colocar a marca na vanguarda do setor de veículos comerciais, ao mesmo tempo que ajuda a transformar a indústria e a tornar realidade um futuro sustentável.

autonews.pt @ 14-9-2021 13:07:05

Desde o desenvolvimento do primeiro FCEV em 1998, o Hyundai Motor Group tem vindo a preparar-se para o futuro do hidrogénio. Em 2013, foi introduzido o Tucson FCEV (ix35 Fuel Cell), abrindo a porta para a produção massificada de FCEVs. Já em 2018, a marca lançou o SUV fuel cell de nova geração, o NEXO, e em 2020, o primeiro camião com tecnologia fuel cell para serviços pesados, o XCIENT Fuel Cell.

Agora, o Hyundai Motor Grupo acredita que o hidrogénio pode ter um papel determinante na construção de uma futura sociedade sustentável e na redução da dependência dos combustíveis fósseis. Após duas décadas na liderança do desenvolvimento de tecnologia fuel cell, o Hyundai Motor Group vai expandir esta tecnologia para utilizações mais abrangentes nos seus veículos, outras soluções de mobilidade e diversas utilizações energéticas.


Hydrogen Vision 2040

A perspetiva do Hyundai Motor Group é de que, até 2040, a energia a hidrogénio vai ser usada não só para o transporte, mas também em outras áreas de diversas indústrias e setores. O Hyundai Motor Group visa tornar a energia a hidrogénio disponível para todos ‘Everyone, Everything and Everywhere’.

Ao longo do Hydrogen Wave, o Hyundai Motor Grupo partilhou os seus planos de resposta proactiva às alterações climáticas através de soluções à base de hidrogénio, começando pelo setor dos veículos comerciais, que emite grandes quantidades de CO2 e requer grandes autonomias de condução, em comparação com os veículos de passageiros. Daqui para a frente, o Hyundai Motor Group vai lançar novos veículos comerciais, elétricos e fuel cell. Até 2028, a marca espera tornar-se o primeiro fabricante automóvel a aplicar o sistema fuel cell a todos veículos comerciais.

O Hyundai Motor Grupo já começou a produção massificada de uma versão melhorada do atual XCIENT Fuel Cell, o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio a ser produzido em massa . Está também a desenvolver um trator baseado neste modelo que será lançado em 2023. Durante o Hydrogen Wave, o Grupo revelou ainda o conceito do ‘Trailer Drone’, um sistema de transporte de contentores a hidrogénio capaz de operar de forma totalmente autónoma, com uma dupla configuração e- Bogie.

Através do desenvolvimento de veículos comerciais a hidrogénio, o Hyundai Motor Group vai promover a transição total dos sistemas de transporte e logística públicos coreanos para soluções à base de hidrogénio – com o objetivo de ser um exemplo para o mundo.

Adicionalmente, o Hyundai Motor Group irá transformar os mercados globais de veículos comerciais, incluindo a Europa – que consiste atualmente em 400 mil unidades novas por ano – através das suas tecnologias fuel cell de nova geração.

O Hyundai Motor Group irá desenvolver um veículo personalizado (PVB - Purpose Built Vehicle) fuel cell de 5 a 7 metros para o mercado global de veículos comerciais ligeiros, projetado para 7 milhões de unidades por ano até 2030. Isto será em parte assegurado por uma expansão das suas capacidades de negócio e através da aplicação de condução autónoma e robótica no setor dos veículos comerciais.

Os sistemas fuel cell não só estão a ser usados comercialmente em veículos como o Hyundai NEXO, o autocarro Elec City e o camião XCIENT Fuel Cell, mas também têm potencial para implementação em diversas aplicações, como veículos de alta performance, mobilidade aérea urbana, robôs, aeronaves e navios de grandes dimensões, até 2040.

O Hyundai Motor Group planeia introduzir, brevemente, um sistema fuel cell de última geração, a um preço e volume reduzidos com durabilidade e potência significativamente melhorados.

Através de progressos ao nível da pesquisa e desenvolvimento, os engenheiros do Hyundai Motor Group foram capazes de reduzir os custos associados ao fuel cell ao longo dos últimos 20 anos. Ao assegurar um preço competitivo, o objetivo do Hyundai Motor Group é alcançar um preço comparável a um veículo elétrico até 2030.


A próxima geração de sistemas fuel cell

Durante muitos anos, o custo dos sistemas fuel cell tem sido reduzido para aplicação massificada. Neste processo de constante melhoria, o Hyundai Motor Group fez grandes progressos na pesquisa e desenvolvimento e está agora a apresentar os resultados ao mundo.

No Hydrogen Wave, o Hyundai Motor Group apresentou uma variedade de novos sistemas fuel cell, incluindo um novo protótipo fuel cell de terceira geração – um sucessor de alta potência e eficiência do sistema do Hyundai NEXO - planeado ser introduzido no mercado em 2023.

Sistema fuel cell de terceira geração

Atualmente em desenvolvimento, o sistema fuel cell de terceira geração vai suceder ao sistema atual do Hyundai NEXO, com duas versões: 100kW e 200kW. A de 100kW reduziu 30% em tamanho e irá ter 70% do tamanho da atual geração, para que seja mais fácil aplicá-la em diferentes tipos de veículos e utilizações. Já a versão de 200kW foi desenhada para veículos comerciais e tem um tamanho semelhante à do NEXO, mas o

dobro da potência.

Para a segunda geração do sistema fuel cell, lançada em 2018, a empresa alcançou 5.000 horas e 160.000 quilómetros de utilização, o que é semelhante à garantia de um veículo a combustão.

Para a terceira geração, o objetivo é melhorar a durabilidade em 50% a 100%. Sistemas de alta durabilidade para veículos comerciais irão alcançar 500 mil quilómetros de duração. Ainda, o preço para sistemas fuel cell de terceira geração será bastante reduzido – com projeções de mais de 50% - que será o fator chave para alcançar a paridade de custos entre FCEV’s e BEV’s até 2030.

Tendo como foco a flexibilidade e modularidade, o sistema de terceira geração também pode ser aplicado de várias formas. Uma nova ‘Power Unit Module’ pode oferecer uma variedade de potencias, desde 500kW a 1MW, ao aglomerar unidades modulares de 100kW, que podem servir como um sistema energético de emergência para grandes navios ou companhias de IT.

Foi também revelado um sistema fuell cell ‘Full-Flat System’ inovador que reduz a altura do sistema para 25cm, permitindo-o ser usado em veículos personalizados (PVB), compactos (MPVs), autocarros e elétricos, colocando-os na parte superior ou inferior da carroçaria.

O futuro da mobilidade a hidrogénio

Também apresentada no Hydrogen Wave, a visão do Hyundai Motor Group para a mobilidade a hidrogénio em diversas utilizações em veículos, desde pronto-socorro e resgates de emergência a transporte autónomo de contentores e veículos desportivos de alta performance.

A capacidade de produção, armazenamento e transporte serão fatores importantes para a aplicação generalizada e o uso da tecnologia fuel cell. Sob a marca do Hyundai Motor Group dedicada ao fuel cell, a HWTO, foram também desvendadas novas ideias para postos de carregamento de hidrogénio portáteis.

Trailer Drone

O Trailer Drone é um sistema de transporte à base de hidrogénio capaz de operar de forma totalmente autónoma. Com uma quantidade calculada de tanques de hidrogénio preparada para cada tipo de viagem, o flexível e eficiente Trailer Drone consegue fazer mais de 1.000 quilómetros com uma única carga, tal como outros sistemas de transporte de contentores já existentes.

As capacidades autónomas do Trailer Drone não foram conseguidas através do simples

reaproveitamento da tecnologia desenvolvida para veículos de passageiros. Os requisitos exclusivos do transporte de contentores e a forma como os terminais operam, significa que os engenheiros do Hyundai Motor Group precisaram de redefinir completamente o modo como um contentor se move. Neste sentido, desenvolveram o ’Fuel Cell e-Bogie’.

Fuel Cell e-Bogie

O termo “bogie” tem origem na indústria ferroviária. Os bogies ferroviários são chassis auxiliares de rodas que se encontram na parte de baixo de todos os vagões. Assim, o Fuel Cell e-Bogie posiciona-se debaixo do contentor, sendo um sistema totalmente fechado com propulsão fuel cell e tração às quatro rodas, totalmente independente. O concept Trailer Drone requer dois destes mecanismos, permitindo uma manobrabilidade nunca antes alcançada através de movimentos laterais. O Trailer Drone pode assim movimentar-se de forma autónoma durante operações portuárias e em ambientes urbanos congestionados.

A eficiência deste sistema é ainda reforçada pelo “Cluster Mode”, que permite que vários Trailer Drones viagem juntos numa configuração semelhante à de um comboio.

O Fuell Cell e-Bogie não é exclusivo ao Trailer Drone e está presente numa cadeia de valor acrescentada, uma vez que oferece uma plataforma multifacetada, capaz de diversas funções – tudo numa operação silenciosa, autónoma e com zero emissões.

Vision FK O desportivo a hidrogénio

A tecnologia fuel cell é igualmente aplicável a veículos de alta performance, tendo o Hyundai Motor Group já demonstrado um protótipo de um veículo desportivo híbrido alimentado a hidrogénio, o Vision FK.

Com potência máxima de 500kW, o veículo vai dos 0 aos 100 quilómetros por hora em menos de quatro segundos. Combinando um conversor de energia fuel cell com um poderoso motor plug-in de tração traseira, o Vision FK pretende alcançar uma autonomia de 600 quilómetros.

Rescue Drone

O Rescue Drone é uma nova solução de mobilidade que juntamente com o Fuel Cell e-Bogie cria um drone que pode ser operado remota e autonomamente em situações críticas como incêndios ou de salvamento. O Rescue Drone possui um sistema de direção independente, de forma a poder rodar enquanto parado e andar de lado como um caranguejo, e consegue realizar missões através das imagens transmitidas por drones montados no exterior do veículo. Com uma única carga, consegue percorrer entre 450 e 500 quilómetros.

H Moving Station

A H Moving Station é um veículo de serviços pesados equipado com postos de carregamento para FCEV’s. Esta estação móvel de carregamento de hidrogénio oferece conveniência, assim como pontos de carregamento em locais com poucas estações de carregamento de hidrogénio. RHGV (Rescue Hydrogen Generator Vehicle).

O RHGV carrega veículos que necessitem de assistência urgente em áreas remotas. O carregador portátil para veículos elétricos oferece energia monofásica de 220V e trifásica de 380V, simultaneamente.

autonews.pt @ 14-9-2021 13:07:05


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades