Cupra junta-se à competição no Pure ETCR

Revolução das corridas de carros de turismo agora... elétricos

A CUPRA está a assumir um papel importante na transformação do desporto automóvel numa nova era, mais sustentável, inovadora e igualmente excitante. Foi o primeiro fabricante de automóveis a anunciar a sua participação no Extreme E no passado mês de setembro, o campeonato de SUV 100% elétricos competindo em locais afetados pelas alterações climáticas. E agora a CUPRA está a entrar numa nova fase de corridas de automóveis de turismo, participando no PURO ETCR.

autonews.pt @ 16-6-2021 17:14:57

De mãos dadas com a equipa Zengő Motorsport, a CUPRA vai competir neste novo campeonato com o primeiro veículo de corridas de turismo 100% elétrico do mundo, o CUPRA e-Racer, e quatro pilotos de topo: Mikel Azcona, Jordi Gené, Mattias Ekström e Dániel Nagy.

"PURE ETCR é o início de uma nova era para as corridas de automóveis de turismo, que nós na CUPRA nos orgulhamos de anunciar, tal como em tempos liderámos com sucesso o concept TCR", disse o Dr. Tietz, Vice-Presidente Executivo de Investigação e Desenvolvimento da CUPRA e SEAT. "Este novo campeonato vai ser muito emocionante e estamos ansiosos por ver batalhas épicas nos trilhos. Temos a equipa certa para alcançar grande sucesso, com Mattias, Jordi, Mikel e Dániel". Como em tudo o que fazemos, vamos lutar pela vitória!".


O PURE ETCR é um novo campeonato, promovido pela Eurosport Events, tal como a World Touring Car Cup (WTCR), onde a CUPRA também está presente através de equipas de clientes e do CUPRA Leon Competición. Este novo campeonato adota o conceito ETCR recentemente desenvolvido, um equivalente ao TCR para veículos completamente elétricos, redefinindo as excitantes corridas de automóveis de turismo.

A marca será representada na pista pelo CUPRA e-Racer, o primeiro carro de turismo 100% elétrico do mundo, que foi apresentado pela primeira vez como concept no Geneva Motorshow em março de 2018, antecipando o futuro das séries de corridas. O e-Racer da CUPRA na sua forma final foi apresentado em fevereiro do ano passado, durante o segundo aniversário da CUPRA.

O CUPRA e-Racer oferece uma performance de sonho e está preparado para entusiasmar os espetadores do PURE ETCR. Graças aos seus quatro motores elétricos no eixo traseiro e à sua bateria de 65kWh arrefecida por líquido, gera uma potência máxima combinada de 500kW (680 PS) e fornece um torque máximo de 960Nm. O avançado carro de corrida elétrico acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 270km/h.

O CUPRA e-Racer completou mais de 5.000 quilómetros durante o seu desenvolvimento, desde a sua primeira corrida num circuito em 2018, com pilotos como Jordi Gené, Mattias Ekström e Mikel Azcona ao volante, que trouxeram os seus conhecimentos ao longo de todo o processo. O carro elétrico foi testado em pistas como Montmeló, Calafat, Castellolí, Mallorca, em Espanha, e Rijeka (Croácia). A fase final de desenvolvimento, uma vez integrada a nova bateria concebida para o PURE ETCR e todos os sistemas eletrónicos associados, tais como a Unidade de Controlo de Veículo ou os sistemas de segurança, teve lugar em Motorland Aragón (Espanha) e Vallelunga (Itália) durante o primeiro semestre deste ano.

"A conceção e desenvolvimento do CUPRA e-Racer foi um dos projetos mais excitantes e desafiantes em que estive envolvido. Tem sido um longo caminho, com milhares de quilómetros de teste em diferentes partes da Europa e em diferentes condições para descobrir o verdadeiro potencial deste incrível carro de corrida", disse Xavi Serra, Responsável de Desenvolvimento Técnico da CUPRA Racing.


Uma equipa perfeita para um grande desafio

A CUPRA irá colocar dois e-Racers no PURE ETCR, que serão conduzidos por Mikel Azcona, Mattias Ekström, Jordi Gené e Dániel Nagy. Formarão uma equipa que combina juventude e experiência, ajudando a CUPRA a alcançar o seu único objetivo de lutar pelo primeiro título na história de um campeonato de veículos de turismo elétricos. Para todos eles, PURE ETCR será um desafio sem precedentes, não só porque é uma tecnologia completamente nova, mas também pelo formato da competição ser tão revolucionário.

No PURE ETCR, os participantes serão organizados em grupos e serão colocados uns contra os outros em corridas curtas e emocionantes de 8-10 quilómetros, onde os pilotos terão ferramentas como "Power-up", dando-lhes um impulso extra de poder para ultrapassar um adversário, ou para tentar defender a sua posição.

Dependendo dos resultados das "Battles", serão atribuídas as rondas finais, nas quais o vencedor e o resto dos resultados serão decididos em corridas de 12-15 quilómetros de distância. O vencedor do evento será reconhecido como " King or Queen of the Weekend" e receberá o maior número de pontos (30).

A igualdade entre os participantes está assegurada, uma vez que todos os veículos participantes são tecnicamente muito semelhantes. Por regulamento, todos são elétricos, com tração traseira, devem ter uma potência de 500kW e uma bateria de 65kWh. As únicas áreas onde são permitidas margens de adaptação e de trabalho por cada marca são o chassis, a aerodinâmica e as dimensões da carroçaria.

PURE ETCR 2021 - Calendário

18-20 de junho - Vallelunga (Itália)

9-11 de julho - MotorLand Aragón (Espanha)

6-8 de agosto - Copenhaga (Dinamarca)

20-22 de agosto - Hungaroring (Hungria)

15-17 de outubro - Inje (Coreia do Sul)

autonews.pt @ 16-6-2021 17:14:57


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades