Estreia mundial novo MULTIVAN da Volkswagen

Mobilidade com estilo num MPV

Apenas alguns dos veículos automóveis de hoje têm status de culto, e o Pão de Forma é um deles. A Volkswagen apresenta a estreia mundial deste best-seller, baseado num conceito completamente novo, que teve como base a plataforma transversal modular MQB do Grupo. 

autonews.pt @ 14-6-2021 15:13:36

Em termos técnicos, o novo Pão de Forma deu um salto quântico: a partir de agora, o portefólio de sistemas de acionamento tem uma nova versão, com a introdução de um híbrido plug-in. O Multivan pode, assim, tornar-se temporariamente num veículo com emissões zero.

Novos sistemas de assistência, operacionalidade e infoentretenimento de última geração também estão presentes na gama pela primeira vez. Avanços máximos também foram feitos na área de segurança, em termos de colisões. O ADN do design exclusivo do Pão de Forma foi aprimorado. Chega a Portugal no final do ano, com motorizações híbridas e a gasolina. O diesel chegará uns meses depois.

Uma receita de sucesso. Junta o melhor conceito de flexibilidade, adiciona o conforto de uma limousine e uma versatilidade sem precedentes no interior. Tem o exclusivo ADN do Pão de Forma, ao qual permanecerá fiel. E esse é exatamente o objetivo: no final deste ano, a Volkswagen inicia a comercialização de uma viatura para um estilo de vida associado à nova mobilidade. É o princípio de uma nova era.

O novo Multivan assume o papel de um automóvel polivalente altamente talentoso: na versão eHybrid, com um sistema de propulsão híbrido plug-in, torna-se até, temporariamente, um veículo de emissões zero. Ao mesmo tempo, a sua impressionante autonomia total torna-o ideal como um familiar para viagens longas.

Com uma volumetria de até 4053 litros de espaço para bagagem, também é capaz de transportar praticamente qualquer equipamento desportivo ou as malas de sete pessoas. E, graças à capacidade de reboque de até 2000 kg, o novo Multivan também pode rebocar, por exemplo, um iate.

Este ano, a Volkswagen dá continuidade no futuro à sua longa história, com um modelo 100% novo, adaptado aos novos tempos – mais sustentável, mais confortável, mais seguro, mais inteligente, muito mais conectado e com a maior qualidade de sempre. Com este novo modelo, os peritos da Volkswagen  materializaram com o ADN inconfundível da marca um veículo adaptado ao seu estilo de vida, integrando todas as funcionalidades que a era digital e eletrificada exige.

Um veículo com inúmeras possibilidades de utilização


Com este veículo de sete lugares, disponível nas linhas de equipamento “Multivan”, “Life” e “Style”, a Volkswagen transfere uma sensação especial de um automóvel conectado e digitalizado para a vida no presente e no futuro. Projetado, acima de tudo, para famílias e pessoas ativas e desportivas, este MPV oferece inúmeros cenários de mobilidade com o seu novo sistema de assentos e espaço de bagagem.

Um veículo pensado exclusivamente para passageiros e a sua bagagem

Ao contrário da tendência atual, em que se adaptam veículos de carga para o transporte de passageiros, a Volkswagen lança o Multivan 100% pensado para a viagem em família ou entre amigos.

Este modelo, desenvolvido a partir da plataforma MQB, não terá versões adaptadas ao transporte de carga. Uma  solução sem compromissos, pensada exclusivamente para a segurança e o conforto do condutor e dos seus passageiros. Asseguram-se, assim, os mais elevados padrões de isolamento sonoro, conforto e comportamento em estrada.

Zero emissões na estrada: primeiro Multivan com versão híbrida plug-in

O novo Multivan vai ser lançado na versão e-Hybrid, que permitirá a condução em modo de emissões zero. Com transmissão DSG de dupla embraiagem, a plataforma MQB aloja a bateria de iões de lítio debaixo do piso, o que permite poupar espaço e baixar o centro de gravidade deste monovolume inovador. A potência total do sistema do motor elétrico aliado a um motor a gasolina turbo TSI é de 218 cv (160 kW).

A bateria de iões de lítio, com uma energia de 13 kWh, está alojada debaixo do piso do novo Multivan e-Hybrid. Isso economiza espaço e, simultaneamente, baixa o centro de gravidade do MPV. Isso tem um efeito muito positivo na condução e, ao mesmo tempo, é capaz de superar as típicas distâncias diárias  com energia 100% elétrica.

O novo Multivan e-Hybrid com sistema híbrido plug-in arranca sempre que possível em “e-mode”, livre de emissões, e só a uma velocidade superior a 130 km/h é que o motor TSI entra em ação. A combinação do motor elétrico com um motor a gasolina facilita as viagens de longa distância.

A bateria do Multivan é carregada através de um interface posicionado à frente do lado direito. Todas as viaturas vêm equipadas com cabos para carregamento rápido ou em tomadas de 220 V.

Através da sua marca MOON, a Volkswagen oferecerá soluções de carregamento para utilização em postos públicos, além de wall boxes para carregamento rápido em casa. O Multivan e-Hybrid torna possível um estilo de vida mais ecológico numa viatura familiar. É o modelo versátil para pessoas em  movimento, famílias, desportistas e viajantes, de forma eficiente e sustentável.

A MOON, marca do grupo Porsche Holding Salzburg representada em Portugal pela SIVA, desenvolve e comercializa soluções de mobilidade elétrica em distintas áreas de negócio. Para clientes particulares, disponibiliza wall boxes para uso doméstico, que vão de 3,6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect).

Existe também um carregador portátil POWER2GO, que permite total flexibilidade e mobilidade de carregamento, respeitando a mesma gama de potências (3,6 kW a 22 kW CA). Também propõe carregadores rápidos, com 75 kW de capacidade.

Opções de 3 motores de quatro cilindros – Dois motores turbo a gasolina e um bloco turbodiesel, em paralelo com o sistema de acionamento e-hybrid plug-in com tração dianteira estará disponível com potência que varia entre os 136 cv (100 kW) e os 204 cv (150 kW).

No próximo ano, a gama será enriquecida com um  motor TDI de quatro cilindros, com uma potência de 150 cv (110 kW).

Transmissão automática – Todas as versões do novo Multivan são acopladas, de série, a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG). O DSG de 6 velocidades do e-Hybrid é uma caixa da família DQ400E, desenvolvida especificamente para o sistema de acionamento híbrido plug-in, e forma uma unidade única com o motor elétrico. A caixa de velocidades que está a ser usada para as versões TSI e para o futuro TDI é uma DSG de 7 velocidades.

No Multivan, a seleção da mudança é feita “by wire”, portanto, de forma extremamente simples, através de um pequeno botão seletor DSG no painel de instrumentos.

Condução autónoma – É o primeiro “Pão de Forma” com o “IQ.DRIVE Travel Assist”, e o número de sistemas de assistência aumentou significativamente. Dependendo da especificação, existem agora mais de 20 sistemas. As soluções de série estão sempre a bordo e incluem “Car2X” (sistema de alerta local), o sistema de monitorização da área de assistência dianteira, incluindo a travagem de emergência em cidade. Os novos sistemas inovadores incluem “IQ.DRIVE Travel Assist”, que facilita a condução autónoma entre 0 e 210 km/h. Já o “Adaptive Cruise Control” (ACC) com assistente de colisão frontal.

“Front Assist”, com travagem de emergência autónoma, é um sistema que pode ser especialmente prático em autoestradas: pode manter e controlar a velocidade do veículo, tendo em conta a distância ao veículo da frente. Por sua vez, o sistema “Lane Assist” deteta os limites da faixa de rodagem através de  uma câmara multifunções e corrige a trajetória do veículo, caso as linhas sejam ultrapassadas, aumentando significativamente a facilidade de condução e segurança em viagens de média e longa distância.

Exterior carismático – O design é novo, mas "inequivocamente Pão de forma". Permaneceu único, pois a origem é única. O designer-chefe Albert Kirzinger, destaca: “o novo modelo transporta os genes inconfundíveis do design dos históricos MPV mais conhecidos do mundo.”

A Volkswagen recriou o conceito de espaço em todos os sentidos. O design e a aparência de um dos ícones da indústria automóvel foram atualizados para as necessidades dos novos anos 20. O ADN dos seus famosos antecessores também desempenha um papel fundamental na definição do design.

“Permanece fiel à típica linha do Pão de Forma. Invocámos conscientemente, por exemplo, a linha de caráter horizontal que circunda a carroçaria de um T3”, diz Kirzinger. O design numa só peça é, portanto, também uma homenagem ao Pão de Forma. O novo veículo também incorpora um capô alongado para a frente sob o para-brisas. O designer-chefe acrescenta: “O ADN da história multifacetada do Pão de Forma continua vivo. Num veículo completamente novo, que não deixa de ser um típico Pão de Forma à primeira vista. Com uma aparência cativante e cheia de personalidade, e um design claro e intemporal.”

A oferta de sete bancos é baseada na plataforma transversal modular MQB, que permite uma imensa distância entre eixos. É mais ampla, com uma excelente largura das vias. Apesar das grandes dimensões, a equipa de Albert Kirzinger dotou o modelo com um perfil aerodinâmico, criando uma aparência geral poderosa. Os designers também realizaram grandes avanços em termos da aerodinâmica, com o objetivo de proporcionar baixos consumos de combustível e aumentar a autonomia.

A mais recente proposta do Grupo Volkswagen no segmento dos monovolumes, no qual se encontra representado há muito pelo Volkswagen Sharan e pelo Touran, apresenta proporções vigorosas, uma vez que a plataforma MQB permite usufruir de uma longa distância entre eixos e uma largura extra.

Dimensões impressionantes


Grandes distância entre eixos, largura e comprimento. As proporções do novo Multivan são inovadoras, sendo agora a versão base mais longa e mais larga. Tem 1941 mm de largura, excluindo os espelhos retrovisores elétricos retráteis, 4973 mm de comprimento e 1903 mm de altura. A sua distância entre eixos é de 3124 mm.

O Multivan também estará disponível mais tarde numa versão longa, com um comprimento de 5173 mm e uma idêntica distância entre eixos. Outro avanço significativo deu-se em termos da aerodinâmica: o coeficiente de penetração apresenta um valor Cx de 0,30, algo impensável para um MPV há bem pouco tempo.

Novas soluções: abertura automática e luz interativaA carroçaria do Multivan não foi apenas redesenhada, mas também repensada tecnicamente. É, por exemplo, agora possível, pela primeira vez num Pão de Forma, abrir a porta traseira eletricamente (em opção), operada através de um controlo pelo pé (Easy open & close).

O mesmo também funciona como uma solução em combinação com as portas deslizantes que abrem e fecham eletricamente, de série, na versão “Style” e níveis superiores. Para as versões “Multivan” e “Life” – ambas equipadas de série com duas portas deslizantes operadas manualmente (“Life”: incluindo ajudas de fecho para as portas deslizantes e porta traseira) – a função está disponível como uma opção. As portas de correr laterais operadas eletricamente também podem ser abertas através da função “Easy open” com um movimento do pé. Do interior, também podem ser abertas e fechadas através de botões de comando no painel de instrumentos, à direita do sistema de infoentretenimento, além de através dos respetivos manípulos.

Outra nova solução para o Multivan encontra-se nos interativos “IQ.LIGHT –faróis Matrix LED”, que também são propostos opcionalmente, como uma alternativa aos faróis LED de série.

As características do “IQ, LIGHT – faróis Matrix LED” incluem Dynamic Light Assist (feixe total permanente, sem encandear os condutores que se aproximam) e Dynamic Cornering Lights (iluminação dinâmica em curva). Com o “IQ, LIGHT – faróis Matrix LED”, uma nova solução é incluída: uma barra lateral de LED iluminada na grelha do radiador, como um elemento adicional das luzes diurnas. A versão “Style” é normalmente equipada com esta barra iluminada da grelha do radiador. Todos os novos modelos do Multivan também possuem luzes traseiras em LED de série.

Interior do Multivan – mais versátil e mais digitalizado do que nunca

Também o interior tem uma versatilidade nunca vista, com o sistema de bancos mais flexível de toda a história do Pão de Forma. E, no entanto, o espírito é o mesmo desde a mítica primeira Pão de Forma, a começar pela posição elevada dos bancos dianteiros, com o conforto que se tem numa poltrona em casa.

O espaço interior é versátil e detalhadamente pensado, como acontece nos Volkswagen Multivan, Sharan ou Touran. Por isso, se for necessário espaço adicional, os bancos podem ser facilmente removidos e, quando voltar a querer levar mais pessoas, poderá instalá-los novamente.

Bancos giratórios que permitem um maior conforto e um convívio facilitado entre todos os passageiros das 2ª e 3ª filas. Um sistema de calhas contínuo garante que todos os bancos podem facilmente deslizar para a posição que for mais prática e confortável. Os novos assentos individuais na segunda e terceira filas, com práticas mesas rebatíveis, são até 25% mais leves. Dependendo da especificação e posição no habitáculo, pesam entre 23 e 29 kg.

Todos os bancos são individuais, podendo ajustar-se cada um à forma confortável que cada passageiro prefere. Ao mesmo tempo, os novos bancos individuais da segunda e terceira filas são extremamente leves, podendo ser deslocados com facilidade para a posição pretendida.

O inovador sistema de calhas funciona de ponta a ponta, ou seja, desde a bagageira até às costas do banco do condutor. Isso torna a disposição dos assentos muito flexível. Pode remover-se com a maior das facilidades, por exemplo, os bancos de um lado da viatura para transportar bicicletas no interior. A Volkswagen reinventou o espaço.

O interior é completamente novo. Isso inclui o painel de instrumentos com uma ergonomia bem idealizada e interconectada. É equipado de série com um “Digital Cockpit” e o sistema de informação “Ready 2 Discover”, e está sempre integrado com os serviços online do ‘We Connect” e do ‘We Connect Plus. A maioria dos controlos foi projetada como teclas e botões de toque digital. Pela primeira vez oferece um sistema de seleção digital “shift-by-wire” e, portanto, economiza espaço para a alavanca da caixa de velocidades de dupla embraiagem. Através desta nova alavanca sem cabos na consola, o condutor seleciona os diferentes modos de condução.

Também o travão de estacionamento é operado eletricamente. As duas soluções criam ainda mais espaço para o caminho para trás entre o banco do condutor e o banco do passageiro dianteiro.

Nova mesa multifuncional extremamente flexível, uma solução inteligente

O novo Multivan vem equipado com a mesa mais flexível de todos os tempos. A Volkswagen reinventou esta solução: a partir de agora, existe este sistema multifuncional, que também pode ser usado como uma consola central – não apenas na frente, mas em qualquer fila de bancos.

Até hoje, muitas soluções de mesa no interior de viaturas foram tentadas, desde o pequeno tampo rebatível nas costas do banco da frente, à mesa integrada no painel lateral, ou guardada na porta de correr. Graças a um novo sistema de calhas, a mais recente mesa do Volkswagen Multivan pode ser movida e arrumada na parte de trás.

São quase infinitas as posições em que pode ficar. Como as calhas principais se estendem até à frente, entre o banco do condutor e do pendura, a mesa também pode ser usada como uma consola central na primeira fila de bancos.

É assim que funciona a nova mesa multifuncional:

Na sua posição base, as duas metades desdobráveis da mesa e a regulação de altura estão retraídas. Nesta posição, a mesa é uma consola central que pode ser instalada em qualquer fila de bancos. Integrados na parte superior desta consola estão três porta-copos e uma caixa de armazenamento. A mesa multifuncional pode ser elevada pressionando um botão, o que dá acesso a outros compartimentos de armazenamento, por exemplo, para brinquedos ou garrafas de bebidas com maiores dimensões.

Paralelamente, as duas metades da mesa podem agora ser puxadas para fora e dobradas no lugar à esquerda e à direita. Se quiser retirar a mesa, basta soltá-la usando as duas pegas de mão na sua base. Usando apenas uma das pegas, a mesa multifuncional pode ser movida longitudinalmente.

Se a mesa está a ser usada entre os bancos do condutor e do pendura, como uma consola central, pode ser movida facilmente para a segunda ou terceira fila de assentos.

O novo Pão de Forma não é apenas grande, mas também muito confortável. A altura interior do novo Multivan é a maior do seu segmento. Além disso, se estiver equipado com o teto panorâmico, disponibilizado pela primeira vez, o espaço é ainda maior. E a vista para o exterior não pode ser melhor. O novo Multivan oferece um espaço prático e funcional em todo o comprimento do habitáculo.

Gigante em espaço – Entre 469 e 4053 litros de capacidade de bagagem. A versão base do Multivan, carregado até a altura do teto atrás da terceira fileira de assentos, pode transportar 469 litros de bagagem; carregado até atrás da segunda fila, a volumetria sobe para 1844 (1850 litros com teto de vidro panorâmico).

Se a capacidade total de carga for utilizada na altura do teto, atrás da primeira fileira de assentos, chega-se a 3672 litros. Os valores correspondentes para a versão de carroçaria mais longa são de 763, 2171 e 4005 litros (4053 litros com teto de vidro panorâmico), respetivamente.

Inundado de luz – primeiro Multivan com teto de vidro panorâmico. Outra novidade é o Multivan estar disponível, opcionalmente, com um teto de vidro panorâmico de duas partes, permitindo que os utilizadores observem as estrelas ou as luzes da cidade à noite. Já de dia, o sol inunda o teto transparente, preenchendo de luz o interior; um revestimento 'LowE' (vidro refletor de baixa absorção de calor) no vidro de segurança laminado reduz a radiação térmica de entrada em 44%.

Na frente, a área transparente tem 913 mm de largura e 403 mm de comprimento; acima da segunda fileira de assentos, essa visão clara tem entre 900 e 910 mm de largura e uns espantosos 1284 mm de comprimento. Com o teto de vidro panorâmico, o Multivan atinge uma grande altura interna máxima. Como opção, e dependendo do nível de equipamento, uma solução de iluminação ambiente também fornece uma atmosfera especial.

O Multivan transfere uma sensação de estilo de vida para a era moderna. Concebido para condutores que gostam de design carismático, versatilidade máxima, soluções de detalhes inteligentes, entretenimento conectado, sistemas de assistência inteligentes e tecnologia de sistema de acionamento de vanguarda.

Uma tecnologia de sistema de motorização que domina longas distâncias de forma económica e, ao mesmo tempo, produz emissões muito baixas, ou, na versão híbrido plug-in, com nenhuma emissão em estrada ou em zonas urbanas. O novo Multivan é o MPV para pessoas em movimento, famílias, desportistas e viajantes frequentes.

autonews.pt @ 14-6-2021 15:13:36


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades