A Hyundai quer reinventar as viagens dos seus clientes

Com a sua plataforma modular global-elétrica

O desenvolvimento da E-GMP (Plataforma Modular Global-Elétrica), a primeira plataforma da Hyundai Motor dedicada exclusivamente a veículos elétricos (BEV’s), assinala uma nova era na história da Hyundai. Atuando como o ponto de partida para uma nova geração de veículos elétricos Hyundai, a plataforma permite melhorias significativas no design dos EVs, tornando-os adequados aos diferentes estilos de vida. O compromisso da Hyundai com a ECO Mobilidade levou a marca a definir uma meta ambiciosa de produzir, no mínimo, 11 modelos exclusivamente elétricos nos próximos cinco anos.

autonews.pt @ 2-6-2021 19:10:46

A E-GMP é uma plataforma dedicada aos BEV’s, o que significa que a Hyundai não utilizou conceitos de plataformas de veículos de combustão interna existentes, ao invés projetou uma nova plataforma, especificamente para veículos elétricos. Sem a necessidade de acomodar um motor a gasolina ou diesel, a plataforma permite uma liberdade sem precedentes no que diz respeito ao design de veículos elétricos. Graças à E-GMP, os designers da indústria automóvel podem criar BEV’s em vários sistemas de condução sem comprometer a habitabilidade.

Repleto de benefícios para simplificar a vida dos clientes

Os BEV’s Hyundai construídos com base na E-GMP oferecem aos clientes uma variedade de benefícios. Um dos mais significantes prende-se com os recursos de carregamento ultra-rápido. 

Com um carregador de 350 kW e carregamento de alta velocidade de 800 V, a bateria pode carregar de 10 a 80 por cento em apenas 18 minutos. A atualização representa uma melhoria em relação ao carregamento convencional de 400 V, que pode levar desde 30 minutos a uma hora para carregar o mesmo. Além disso, cinco minutos de carregamento ultra-rápido podem fornecer mais de 100 quilómetros de autonomia.

Possibilidades de carregamento múltiplo

O sistema de potência elétrica (PE) da E-GMP é o primeiro sistema que suporta carregamento múltiplo sem componentes manuais ou adaptadores. Por outro lado, os veículos que não têm como base a E-GMP exigem que um carregador on-board separado seja instalado , antes da instalação de um sistema de carregamento múltiplo , o que, para o cliente, significa uma maior inconveniência e custos extras.

Carregador sobre rodas

Com a função V2L (vehicle-to-load), qualquer BEV equipado com a E-GMP funciona como um power bank de alta capacidade. Carregadores bidirecionais integrados podem carregar outros equipamentos externos alimentados por energia elétrica. Para usar a função V2L , os condutores apenas necessitam de inserir um adaptador antes de realizar o carregamento. Com uma potência máxima de 3,68kVA, a função V2L corresponde a todas as necessidades dos clientes - desde telemóveis, computadores, e-bikes a equipamentos de campismo. Adicionalmente, os condutores podem utilizar o seu Hyundai IONIQ 5 para carregar outros aparelhos e outros veículos elétricos.

Autonomia elevada

Uma autonomia aprimorada irá, também, beneficiar os clientes. A bateria de alta capacidade integrada na plataforma E-GMP proporciona aos BEV’s uma melhor autonomia. De acordo com o WLTP, o Hyundai IONIQ 5 garante aos condutores uma autonomia máxima de 686 quilómetros de condução em cidade.

A E-GMP melhora, também, o desempenho da condução. A bateria é posicionada entre os eixos, no centro da plataforma, garantindo assim um centro de gravidade baixo. Esta disposição não só melhora o comportamento em curva, a aceleração e a estabilidade do veículo, como também melhora a condução no geral, graças à melhor distribuição do peso.

Manutenção conveniente da bateria

Ao padronizar a célula e o módulo da bateria numa única unidade, a E-GMP veio simplificar as reparações da bateria. Agora, as baterias danificadas não necessitam de ser trocadas como um todo – apenas os módulos individuais com defeito precisam de ser reparados ou substituídos, reduzindo assim o custo das reparações para os clientes.

Projetada para melhorar a experiência no interior do veículo

A E-GMP tem uma influência relevante na arquitetura dos BEV’s que são construídos sobre a mesma. Graças à sua distância entre eixos alongada e piso plano, os espaços interiores podem ser reinventados. Para complementar, foi adicionada uma estrutura de segurança específica para a E-GMP.

Maior habitabilidade

A E-GMP redefine as proporções dos BEV’s. Por serem movidos a baterias e motores compactos, os BEV’s criados a partir da E-GMP não requerem motores e eixos de transmissão volumosos. 

São projetados com uma distância entre eixos mais longa, pensada para acomodar o sistema de bateria, que é posicionado na zona inferior no centro da plataforma. O volumoso e linear sistema de bateria cria uma superfície harmoniosa, melhorando o espaço interior dos BEV’s sem comprometer a versatilidade dos sistemas de condução.

Para os passageiros, uma distância entre eixos longa e superfície plana significam mais espaço para as pernas e, portanto, maior conforto durante a viagem, sobretudo em viagens mais longas. Além disso, os passageiros passarão a ter mais liberdade para se moverem dentro do veículo.

Os assentos dianteiros e traseiros, bem como a consola central deslizante, podem ser posicionados de várias formas, correspondendo às necessidades do estilo de vida do cliente. Graças às proporções interiores melhoradas, os designers têm mais liberdade para criarem espaços inovadores e mais espaçosos. Em vez de se contentarem com os temas convencionais de design da indústria automóvel.

Interior baseado num sistema modular

Os engenheiros da Hyundai criaram uma plataforma flexível e modular, dando assim aos clientes mais opções de veículos. Áreas flexíveis, como a saia lateral, o membro traseiro e os espaços das rodas e pneus, são espaços variáveis, adaptados para se adequarem às características do veículo, criando uma nova variedade de designs de modelos atrativos. 

As áreas que dependem do desempenho, como o espaço para absorção de choque frontal, suspensões dianteiras e traseiras e a caixa da bateria, no entanto, são standardizadas, o que significa que permanecem as mesmas em todos os modelos criados a partir da E-GMP. Estes espaços fixos garantem viagens mais seguras e suaves, bem como a proteção dos passageiros e da bateria.

Projeto estrutural redesenhado

Embora a E-GMP seja compatível com os veículos de tração traseira (RWD) e veículos com tração integral (AWD), a plataforma não incorpora as estruturas de piso salientes esperadas. A ausência de saliências de um eixo de transmissão ICE convencional proporciona uma superfície harmoniosa. A E-GMP pode acomodar o motor para veículos com tração integral no eixo traseiro e, para veículos com tração dianteira, outro motor pode simplesmente ser adicionado ao eixo dianteiro. Esse recurso oferece aos clientes a liberdade de alternar entre os modos de condução sem comprometer o espaço interior do veículo.

Sem um motor de grande dimensão sob o capô, o volume do compartimento do motor é drasticamente reduzido para colocar o motor compacto. A overhang dianteira foi encurtada, o capô cai mais acentuadamente e parte do sistema HVAC foi colocado onde estaria o motor, reduzindo o volume do tablier e permitindo um design do habitáculo mais comprido. O design do tablier permite que os passageiros dianteiros desfrutem de um interior mais espaçoso e confortável.

Uma estrutura sólida para viagens mais seguras

A E-GMP também garante uma segurança reforçada aos passageiros. A estrutura de aço foi otimizada para absorver choques e distribuir energia para manter a bateria e os passageiros seguros. A estrutura do quadro de colisão dianteiro absorve a energia do impacto da colisão. Perto do para-choques, a estrutura de colisão traseira com absorção de choque serve para dispersar o impacto da colisão.

A montagem horizontal da bateria, feita de placas de aço de ultra resistência, melhora a estabilidade da ligação da bateria ao solo, protegendo a bateria em caso de colisão. Os reforços de alumínio da estrutura de proteção da bateria absorvem a energia do impacto no caso de uma colisão lateral.

IONIQ 5: o primeiro veículo elétrico a integrar a E-GMP

A Hyundai já lançou o seu primeiro modelo de produção a ser construído com recurso à E-GMP: o Hyundai IONIQ 5, o primeiro BEV da nova marca IONIQ da Hyundai. O Hyundai IONIQ 5 é a prova dos muitos benefícios tangíveis que a E-GMP oferece aos clientes.

Consola central inovadora

O novo conceito “Universal Island” permite que a consola central possa ser deslizada para a frente e para trás até 140 mm, graças ao piso plano do veículo. A consola deslizante garante aos passageiros mais flexibilidade de movimento. Além disso, facilita a entrada e saída do veículo, a partir de qualquer um dos lados, mesmo quando estacionado num local estreito. Para os passageiros traseiros, o “Universal Island” oferece um carregador rápido de telemóvel sem fios de 15 W e entradas de carregamento USB. Superando assim o habitáculo convencional, o “Universal Island” redefine o conceito de consola central com a sua capacidade de se movimentar e sua praticidade melhorada.

Maior conforto

Os assentos dianteiros do Hyundai IONIQ 5 podem ser posicionados de várias formas, graças ao piso plano. Os assentos dianteiros são ajustáveis eletronicamente. Reclinando-se em ângulos relaxantes, os passageiros podem desfrutar de uma sensação confortável de leveza quando sentados. Os assentos dianteiros são, agora, 30% mais finos em comparação com outros modelos Hyundai, garantindo mais espaço para as pernas para quem ocupa os assentos traseiros.

Espaço adicional de armazenamento

O compartimento reduzido do motor deixa mais espaço na dianteira do veículo para uma segunda bagageira. Os clientes podem desfrutar de até 57 litros de espaço de armazenamento adicional na “frunk” ou bagageira dianteira. Este recurso é útil, sobretudo em viagens longas.

O potencial da E-GMP

A E-GMP vai apoiar o desenvolvimento e implementação de futuros veículos Hyundai. A plataforma terá um papel vital no plano da marca, que consiste em apresentar um total de 23 BEV’s nos próximos cinco anos, incluindo pelo menos 11 modelos exclusivos BEV, como o Hyundai IONIQ 5, 6 e 7. 

A Hyundai planeia vender mais de um milhão de veículos elétricos em todo o mundo até 2025. A E-GMP marca, por isso, uma nova etapa na era EV, e o primeiro modelo a integrar a plataforma, o Hyundai IONIQ 5, foi considerado um 'game-changer' pelos media. Lançado no início deste ano, os equipamentos sustentáveis e inovadores do Hyundai IONIQ 5 redefinem a mobilidade elétrica.

autonews.pt @ 2-6-2021 19:10:46

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades