Toyota desenvolve Motores de Hidrogénio através do Desportos Motorizados

Nova alternativa de utilização para o hidrogénio

A Toyota Motor Corporation  anunciou para a realização de uma sociedade de mobilidade neutra em termos de carbono, está a desenvolver um novo motor que tem como combustível o hidrogénio.

autonews.pt @ 28-4-2021 16:40:53

Nesta primeira fase de testes, Instalou o motor num veículo de competição baseado no Corolla Sport da Toyota, que entrará em competição sob a bandeira ORC ROOKIE Racing, começando com a Super Taikyu Series 2021 Powered by Hankook Round 3 NAPAC Fuji Super TEC 24 Hours Race (prova de resistência de 24 horas).

Ao aperfeiçoar o seu motor a hidrogénio subdesenvolvido no ambiente duro dos desportos motorizados, a Toyota pretende contribuir para a realização de uma sociedade de mobilidade sustentável e próspera.

Os veículos eletrificados a células de combustível (FCEVs) como o Mirai da Toyota utilizam uma célula de combustível na qual o hidrogénio reage quimicamente com o oxigénio no ar para produzir eletricidade que alimenta um motor elétrico.

Uma nova alternativa para a utilização do hidrogénio

Entretanto, e de forma inovadora, os motores a hidrogénio geram energia através da combustão de hidrogénio utilizando sistemas de fornecimento e injeção de combustível que foram modificados em relação aos utilizados com motores a gasolina.

Com exceção da combustão de quantidades mínimas de óleo de motor durante a condução, que é também o caso dos motores a gasolina, os motores a hidrogénio emitem zero CO2 quando estão a ser utilizados.


A combustão em motores a hidrogénio ocorre a um ritmo mais rápido do que em motores a gasolina, resultando numa característica de boa capacidade de resposta. Embora tenham um excelente desempenho ambiental, os motores a hidrogénio também têm o potencial de transmitir o prazer da condução, inclusive através de sons e vibrações.

A Toyota está há muito empenhada na inovação da tecnologia de motores. Além disso, está a aplicar nos veículos de produção as tecnologias que tem continuado a aperfeiçoar através da sua participação nos desportos motorizados, sendo o GR Yaris lançado em Setembro último um exemplo. E quando se trata de segurança, a Toyota pretende aplicar as tecnologias e know-how que tem acumulado através do desenvolvimento de veículos a pilhas de combustível e da comercialização do Mirai.

Os planos são para que o veículo de corrida movido a hidrogénio anunciado agora seja alimentado durante as corridas com hidrogénio produzido no Campo de Investigação de Energia Hidrogénica de Fukushima. Ao mesmo tempo que pretende expandir a infraestrutura de hidrogénio promovendo a utilização desta fonte de energia, a Toyota pretende continuar a avançar nos esforços de recuperação económica e revitalização da região de Tohoku.

Com vista a alcançar a neutralidade de carbono, a Toyota tem vindo a reforçar os seus esforços, tais como o objetivo de promover a utilização de hidrogénio através da popularização dos FCEV e de numerosos outros produtos alimentados por células de combustível. Ao continuar a aperfeiçoar as suas tecnologias de motores a hidrogénio através do desporto automóvel, a Toyota pretende visar a realização de uma sociedade ainda melhor baseada no hidrogénio.

Numa visão geral do motor com combustível de hidrogénio, a Toyota indica uma cilindrada de 1,618 centímetros cúbicos, 3 cilindros em linha sobrealimentados e com intercooler utilizando como combustível Hidrogénio comprimido.


autonews.pt @ 28-4-2021 16:40:53


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades