Revelado o inovador Hyundai IONIQ 5

O objetivo é redefinir o estilo de vida da mobilidade elétrica

A Hyundai Motor Company apresentou publicamente o IONIQ 5, um CUV de médio porte. Sendo o primeiro modelo da nova marca IONIQ da Hyundai dedicado a veículos elétricos a bateria (BEV), o IONIQ 5 define a referência para redefinir o estilo de vida da mobilidade elétrica com recursos sustentáveis e inovadores.

autonews.pt @ 24-2-2021 18:05:40

O IONIQ 5 é construído sobre a arquitetura BEV dedicada do Hyundai Motor Group, chamada Electric-Global Modular Platform (E-GMP), permitindo que tenha proporções exclusivas numa distância entre eixos alongada.

Com E-GMP, o IONIQ 5 oferece um design interior inovador com materiais ecológicos em muitos pontos de contato, forte desempenho combinado com carregamento ultra-rápido e pela primeira vez num veículo de produção a função Vehicle-to-Load (V2L), bem como conectividade avançada e recursos de assistência ao condutor que irão oferecer a melhor experiência dentro do carro e garantindo toda a segurança.

“O IONIQ 5 acomodará estilos de vida sem limites, cuidando proactivamente das necessidades dos clientes ao longo do seu percurso”, disse Thomas Schemera, vice-presidente executivo e diretor de marketing global do fabricante. “É realmente o primeiro veículo elétrico a fornecer uma nova experiência com o uso inovador do espaço interior e tecnologias avançadas.”

Pré-anuncianda uma nova era para o design de Veículos Elétricos (EV)

O design avançado do IONIQ 5 apresenta-se como uma disrupção relativamente às normas anteriores, explorando uma nova liberdade de design oferecida por uma plataforma BEV dedicada. Ao evocar a atitude ousada do Hyundai Pony, o primeiro carro de produção da empresa, o IONIQ 5 destaca a jornada de 45 anos da Hyundai para se tornar parte do estilo de vida do cliente, criando uma linha comum do passado ao presente e futuro. Esta é a redefinição do design atemporal, um tema que se expandirá à medida que a linha IONIQ crescer.

O design exterior exclusivo do IONIQ 5 é caracterizado pelo perfil inspirado num Pony sobre uma distância entre eixos de 3.000 mm. Esta distância entre eixos estendida requer uma abordagem mais sofisticada para traduzir esta nova proporção em uma tipologia EV contemporânea.

A frente do carro está equipada com o primeiro capô em forma de concha da Hyundai que minimiza as lacunas do painel para conseguir uma aerodinâmica ideal. O para-choque dianteiro é definido por um atraente formato em V que incorpora luzes diurnas distintas (DRLs) que fornecem uma assinatura de luz inconfundível exclusiva do IONIQ 5. Estes pequenos aglomerados semelhantes a pixels também aparecem na parte traseira do veículo.

Nas laterais, os puxadores das portas fornecem um estilo de superfície limpo e uma eficiência aerodinâmica aprimorada. As formas dianteira e traseira do veículo se fundem nas suas portas, oferecendo outro exemplo do design ‘Parametric Dynamics’ da Hyundai visto pela primeira vez no novo Tucson.

A forte forma do pilar C, inspirada no conceito EV '45' da Hyundai, dá ao IONIQ 5 uma presença marcante claramente identificável à distância.

As rodas aerodinamicamente otimizadas ecoam ainda mais o tema do design do Pixel Paramétrico e são oferecidas num diâmetro superdimensionado de 20 polegadas, as maiores jantes já instaladas em um Hyundai EV. Estas proporções perfeitas do IONIQ 5 completas, foram otimizadas para o E-GMP da Hyundai.

“Uma nova experiência de mobilidade para a próxima geração - esta foi a missão desde o primeiro dia em que começamos este projeto, olhar para o horizonte, mas permanecer fundamentalmente Hyundai”, disse SangYup Lee, vice-presidente sênior e chefe do Hyundai Global Design Center . “IONIQ 5 é a nova definição de atemporal, fornecendo uma linha comum ligando nosso passado ao presente e futuro.”

O tema ‘Living Space’ percorre todo o interior, mais notavelmente incorporado à Ilha Universal, um console central móvel que pode deslizar para trás em até 140 mm. O Universal Island, junto com o piso plano onde são armazenadas as baterias, permite maior liberdade de movimento dentro do veículo.

O IONIQ 5 também está equipado com bancos dianteiros ajustáveis eletronicamente. Os assentos reclinam em um ângulo ideal, oferecendo uma sensação de leveza para o ocupante. A Hyundai reduziu a espessura dos bancos dianteiros em 30 por cento, proporcionando mais espaço para os que se sentavam na segunda fila.

Muitos de seus pontos de contato internos - assentos, forro do teto, acabamento das portas, piso e apoio de braço - usam materiais ecologicamente adequados e de origem sustentável, como garrafas PET recicladas, fios à base de plantas (bio PET), fios de lã natural, couro eco processado com extratos à base de plantas e bio pintura com extratos de plantas.

Os clientes podem escolher entre nove cores externas , incluindo cinco tons inspirados na natureza exclusivos do IONIQ 5. O interior tem três opções de cores.

Uma gama de potência elétrica para cada cliente


O IONIQ 5 está disponível com uma variedade de configurações de energia elétrica (PE) para atender às necessidades de mobilidade de cada cliente, sem comprometer o desempenho.

Os clientes podem escolher entre duas opções de pacote de bateria, 58 kWh ou 72,6 kWh de capacidade, e dois layouts de motor elétrico, um apenas com motor traseiro ou ainda com motores dianteiro e traseiro. Todas as variações de PE oferecem excelente alcance e velocidade máxima de 185 km / h.

No topo da linha de motores elétricos está uma opção de tração nas quatro rodas (AWD) emparelhada com a bateria de 72,6 kWh, produzindo uma potência combinada de 225 kWh e 605 Nm de torque. Essa configuração de PE pode ir de 0 km aos 100 km / h em 5,2 segundos.

Quando equipado com tração nas duas rodas (2WD) e bateria de 72,6 kWh, a autonomia máxima do IONIQ 5 com uma única carga será de cerca de 470 ~ 480 km [4], de acordo com o padrão Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP).

Carregamento ultrarrápido e a função inovadora Vehicle-to-Load

O E-GMP do IONIQ 5 pode suportar infraestruturas de carregamento de 400 V e 800 V.

A plataforma oferece capacidade de carregamento de 800 V como padrão, junto com carregamento de 400 V, sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais. O sistema de carregamento múltiplo é a primeira tecnologia patenteada do mundo que opera o motor e o inversor para aumentar 400 V a 800 V para compatibilidade estável de carregamento.

Com um carregador de 350 kW, o IONIQ 5 pode carregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos. Os utilizadores do IONIQ 5 só precisam de carregar o veículo durante cinco minutos para obter 100 km de autonomia, de acordo com o WLTP.

O IONIQ 5 também oferece uma função V2L inovadora, que permite aos clientes usar ou carregar livremente quaisquer dispositivos elétricos, como bicicletas elétricas, scooters ou equipamentos de camping, servindo como um carregador gigante sobre rodas.

A função V2L pode fornecer até 3,6 kW de potência. A porta V2L está localizada sob os assentos da segunda fila e pode ser ativada quando um veículo estiver ligado.

Outra porta V2L está localizada na porta de carregamento no exterior do veículo. Usando um conversor, os clientes podem carregar equipamentos elétricos de alta potência. A porta externa fornece energia mesmo quando o veículo está desligado.

Conectividade inovadora e assistência ao condutor


IONIQ 5 integra perfeitamente tecnologias avançadas para uma experiência digital aprimorada do utilizador. O amplo e configurável cockpit duplo possui um ecrã de infoentretenimento totalmente sensível ao toque de 12 polegadas e um cluster digital de 12 polegadas que pode ser personalizado para atender às necessidades dos clientes.

Pela primeira vez no Hyundai, o IONIQ 5 apresenta um Head-Up Display de Realidade Aumentada (AR HUD), essencialmente transformando o para-brisa em num ecrã com a informação mais útil.

O IONIQ 5 também está equipado com o próximo nível de Hyundai SmartSense, sistema avançado de assistência ao motorista, garantindo os mais altos níveis de segurança e conveniência na estrada.

O IONIQ 5 é o primeiro modelo Hyundai a oferecer Highway Driving Assist 2 (HDA 2).

Outros sistemas de assistência à condução incluem Assistência para Prevenção de Colisão Frontal (FCA), Assistência para Prevenção de Colisão de Ponto Cego (BCA), Assistência de Limite de Velocidade Inteligente (ISLA), Aviso de Atenção ao Condutor (DAW), Assistência de Faróis Alto (HBA) e muito mais.

O IONIQ 5 estará disponível em regiões selecionadas a partir do primeiro semestre de 2021.

autonews.pt @ 24-2-2021 18:05:40

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades