Novo Jeep Grand Cherokee 2021

Agora com sete lugares

Há quase 30 anos, o Jeep® Grand Cherokee dava início ao seu legado como o mais premiado SUV da história. Agora, na esteira de quatro inovadoras gerações do modelo, incontáveis prémios no setor e quase 7 milhões de vendas a nível mundial, a Jeep continua a exceder expectativas no segmento dos SUV de grandes dimensões com o novo Jeep Grand Cherokee L 2021.

autonews.pt @ 11-1-2021 18:19:06

A mais recente versão foi projetada e construída para oferecer inigualável combinação de extraordinária destreza 4x4, refinamento em estrada de nível superior, estilo e qualidade artesanal premium tanto no exterior como no interior, e toda uma série de avançados conteúdos de segurança e tecnologia. O resultado é o novo Jeep Grand Cherokee L 2021, pela primeira vez com lugar para seis ou sete pessoas.

Uma arquitetura completamente nova e uma aerodinâmica e escultural carroçaria combinam-se para otimizar o desempenho, a segurança e a fiabilidade do modelo e, simultaneamente, reduzir o peso, o ruído, a vibração e a aspereza. Concebido para maximizar globalmente a segurança, o conforto e a comodidade dos ocupantes, o Grand Cherokee L oferece um poderoso suplemento de conteúdos e tecnologias de última geração que o torna verdadeiramente extraordinário no segmento dos SUV de grandes dimensões.

Lendária capacidade 4x4 Jeep

O Jeep Grand Cherokee L 2021 oferece inigualável e otimizada capacidade, a par de uma serena dinâmica de condução em estrada. A lendária capacidade em todo o terreno começa pela disponibilidade de três sistemas de tração 4x4 – Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II com diferencial traseiro eletrónico e autoblocante (eLSD). Os três sistemas são todos equipados com caixa de transferência ativa para melhorar a tração ao transferir binário para a roda com maior aderência.

O Quadra-Trac I é uma caixa de transferência ativa de uma velocidade que utiliza dados de múltiplos sensores presentes no veículo para ajustar preventivamente a repartição do binário, continuando a efetuar correções de forma reativa se houver deslizamento do pneu. Quando é detetado deslizamento, 100% do binário disponível é instantaneamente transferido para o eixo com mais tração.

O Quadra-Trac II dispõe de caixa de transferência ativa de duas velocidades com relação de transmissão a baixo regime que utiliza a entrada de dados de múltiplos sensores presentes no veículo para ajustar preventivamente a repartição do binário, continuando a efetuar correções de forma reativa se houver deslizamento do pneu. Quando é detetado deslizamento, 100% do binário disponível é instantaneamente transferido para o eixo com mais tração.

O controlo de binário Active 4-Low com relação de transmissão de 2,72:1 melhora a facilidade de manobra em todo-o-terreno e proporciona performances ímpares.

O Quadra-Drive II, com caixa de transferência ativa de duas velocidades e eLSD traseiro oferece capacidade de tração líder no setor. O sistema deteta instantaneamente o deslizamento do pneu e reage suavemente, distribuindo binário motor pelas rodas com tração. Nalguns casos, o veículo prevê a fraca tração e ajusta o binário preventivamente para limitar ou eliminar o deslizamento. O sistema Quadra-Drive II está disponível na versão 4x4 Overland equipada com ‘Off-Road Group’, sendo de série nas versões Summit.


Quadra-Lift

A suspensão pneumática Quadra-Lift da Jeep, um exclusivo na categoria, agora com amortecimento adaptativo eletrónico, conta com distância ao solo e capacidade de passagem a vau líderes na classe. O sistema ajusta automaticamente a regulação dos amortecedores em função da mudança das condições da estrada para excecionais características de conforto, estabilidade e controlo.

O sistema Quadra-Lift do Jeep Grand Cherokee L 2021 pode funcionar de forma automática ou ser controlado manualmente por comandos na consola, dispondo de cinco regulações de altura para excelente conforto em andamento.

A Quadra-Lift adiciona até 106 mm ao curso da suspensão, suportada por molas pneumáticas de quatro cantos que proporcionam uma condução excecionalmente suave. A relação de redução mais baixa do Grand Cherokee L é de 44:1.

Com a suspensão pneumática Quadra-Lift, opcional, o Jeep Grand Cherokee L 2021 oferece ângulo de ataque de 30,1º, de saída de 23,6º e ventral de 22,6º.

Selec-Terrain

O Grand Cherokee L 2021 dispõe de sistema de gestão de tração Selec-Terrain, líder na sua classe, que permite ao condutor escolher a configuração de condução em estrada e em todo-o-terreno para excelente desempenho em 4x4.

Este conteúdo está apto a coordenar eletronicamente, para seis diferentes grupos motopropulsores, a repartição do binário 4x4, a travagem e o comportamento dinâmico, os sistemas de direção e suspensão, incluindo o controlo da aceleração, o eixo de transmissão, a caixa de transferência e o controlo de tração, o controlo de estabilidade, o sistema antibloqueio das rodas (ABS) e a sensação ao volante.

A Assistência em Descidas permite ao condutor controlar a velocidade do Grand Cherokee L em colinas íngremes, de grau acentuado, com as patilhas das mudanças eletrónicas, de série em todas as versões, sem precisar de recorrer aos pedais do acelerador ou do travão. A Assistência em Descidas é de série  nas versões Overland e Summit e funciona tanto em marcha à frente como em marcha atrás.

Nova arquitetura com dinâmica de condução e durabilidade de classe mundial

O sistema de suspensão pneumática do Grand Cherokee L beneficia de vários aperfeiçoamentos para proporcionar uma condução suave e confortável tanto em estrada como em todo-o-terreno:

O sistema de suspensão pneumática de circuito fechado reutiliza ar limpo, o que resulta em maior duração do compressor

Para alterar rapidamente a altura do veículo, o dispositivo QDL (Quick Down Leveling) utiliza uma válvula de bloqueio externa e um reservatório de ar secundário, o que permite abaixar simultaneamente ambos os eixos, contra o abaixamento individual de cada eixo das gerações anteriores. O QDL permite mais fácil e rápida configuração a partir da altura normal

Os amortecedores semi-ativos de controlo elétrico das versões do Grand Cherokee equipadas com suspensão pneumática ajustam-se continuamente às condições da estrada e ao estilo de condução para criar o conforto em andamento ideal em todas as situações


Multipremiados grupos motopropulsores

O novo Jeep Grand Cherokee L 2021 propõe uma gama de dois potentes, económicos e sofisticados motores, com provas dadas em todas as situações de condução.

Um é o motor, inteiramente em alumínio, de 3,6 litros V6 Pentastar com 290 cv de potência e 348 Nm (257 lb.-ft.) de binário. Elogiado pela potência e requinte, o V6 Pentastar com ângulo de 60 graus entre os bancos dos cilindros distingue-se, por inerência, pela suavidade de funcionamento, aumentada pelo aparafusamento de acessórios diretamente ao bloco do motor. Sete vezes vencedor no concurso “10 Best Engines and Propulsion Systems”, o V6 Pentastar é um motor compacto, caracterizado por conteúdos como a integração dos coletores de escape na cabeça dos cilindros.

As duas árvores de cames à cabeça comandadas por corrente incluem elevação das válvulas variável de duas fases e comando de válvulas variável (VVT). Esta combinação adapta rapidamente o débito de potência às exigências do condutor para obter o melhor equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.

O motor de 3,6 litros V6 Pentastar oferece uma capacidade de reboque de 2812 kg  e autonomia estimada, líder na classe, de quase 804 km.

Os clientes que desejarem mais potência podem optar pelo multipremiado motor de 5,7 litros V8, com 357 cv e 528 Nm (390 lb.-ft.) de binário debitados numa ampla faixa de potência.

O V8, com base do bloco em ferro fundido e cabeça dos cilindros em alumínio, oferece excelentes performances e eficiência, graças ao VVT e à Tecnologia Economizadora de Combustível (desativação dos cilindros). Com a Tecnologia Economizadora de Combustível, o computador de controlo do motor corta o afluxo de combustível e abre e fecha as válvulas de quatro dos cilindros do motor durante o funcionamento a baixo regime, como em velocidade de cruzeiro em autoestrada, quando não é necessária toda a potência. O sistema reativa imediatamente os cilindros quando o condutor carrega no pedal do acelerador.

O V8 de 5,7 litros dispõe de capacidade de reboque de 3265 kg.

Novidade para o Grand Cherokee L 4x4 2021 é a desconexão do eixo dianteiro. Se o veículo detetar que as condições da estrada não requerem tração integral, a desconexão do eixo dianteiro transforma automaticamente o Grand Cherokee L num veículo de tração dianteira, reduzindo o arrasto na transmissão e melhorando a economia de combustível.

A tração integral volta a ser engrenada automaticamente quando o veículo deteta que as condições assim o exigem.

Interior

Quando chegou a altura de desenhar o interior do Jeep Grand Cherokee L 2021, o objetivo da equipa foi criar um dos mais requintados e tecnicamente avançados interiores no setor.

O painel de instrumentos foi redimensionado e orientado para criar disponibilidade de espaço, sublinhada pelo eloquente contraste entre materiais genuínos quentes e elegantes tecnologias modernas.

A rica mistura de materiais é contrastada pela sofisticada execução da consola central, que foi realinhada, sendo agora de mais fácil acesso para o condutor. Um brilhante e escultural elemento emoldura habilmente o ecrã de 10,1” de última geração do novo sistema Uconnect 5.

Igualmente novo é o painel de indicadores digital de 10,25” sem moldura com quase duas dúzias de menus selecionáveis pelo utilizador, incluindo tecnologias de assistência ao condutor, como Cruise Control adaptativo, assistência em autoestrada, visão noturna, assistência à atenção do condutor e exibição de limites de velocidade e de outros sinais rodoviários (se disponível).

Para controlo do painel de instrumentos digital, o Grand Cherokee L dispõe de novo volante multifunções com patilhas de comando das velocidades. As versões Summit são equipadas de série com volante revestido de pele e madeira de carvalho ‘Absolute Oak”, enquanto o Pacote Summit Reserve adiciona aplicações em Nogueira Encerada.

Foi introduzida no Jeep Grand Cherokee L uma nova arquitetura de lugares, com assentos reguláveis em comprimento na primeira fila para os níveis de equipamento Overland e Summit, uma estreia para a FCA.

Os bancos da primeira fila com regulação elétrica em 16 posições com memória e ajuste lombar são opcionais no Overland e de série no Summit. A massagem nas costas do banco, que inclui cinco perfis personalizáveis com três níveis de intensidade de pressão está disponível para o Overland, sendo de série no Summit. Os bancos com aquecimento nas duas primeiras filas, com três níveis de regulação para um conforto personalizado, são de série nos níveis de equipamento Limited e superiores.

Os bancos da primeira fila com ventilação estão disponíveis para o Limited e são de série nas versões Overland e Summit. Os bancos com ventilação na segunda fila são de série com o Pacote Summit Reserve.

O conforto dos passageiros é otimizado nas versões Summit com a regulação automática da temperatura de quatro zonas, que permite selecionar diferentes níveis de ventilação e modos individuais para os passageiros da primeira e da segunda filas. O sistema oferece ainda quatro configurações de temperatura.

Pela primeira vez num modelo da FCA, os bocais de ventilação da segunda e da terceira filas, agora maiores e mais esguios, estão colocados nos pilares, e não na parte de cima, para melhor chegar às zonas de conforto dos passageiros sem prejudicar a altura livre nem a visibilidade.

autonews.pt @ 11-1-2021 18:19:06

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades