Lançamento do Novo Tipo Cross e das gamas Tipo e Panda

Modelos da Fiat renovados em motores, estilo, versões e tecnologia

A Família Funcional Fiat – constituída pelos modelos recordistas de vendas Tipo e Panda – foi completamente atualizada. Ambos os modelos estão agora disponíveis numa gama que se divide em três temas: Life, Sport e Cross.

autonews.pt @ 1-12-2020 15:08:32

O primeiro, ‘Life’, dirige-se a clientes que vivem a cidade ao máximo; o segundo, ‘Sport’, é dedicado a clientes com um estilo de vida ativo; o terceiro, ‘Cross’, destina-se a quem também utiliza a viatura para explorar os grandes espaços ao ar livre, ou, mais simplesmente, fazer um intervalo na rotina diária e imergir em excitantes aventuras.

As principais novidades incluem o Novo Tipo Cross, o Novo Tipo City Sport e o Novo Panda Sport, que completam a renovada gama, respondendo, cada uma delas, às exigências de uma nova base de clientes-alvo e impulsionando significativamente a oferta Fiat.

Na apresentação à comunicação social europeia da nova gama Tipo, o novo Tipo Cross representou uma autêntica inovação na gama, provando ser um genuíno ‘crossover familiar’, dirigido a um cliente-alvo completamente novo: famílias jovens, com um tipo de vida dinâmico, que procuram funcionalidade, emoções e espaço, mas também estilo e conteúdos a um preço acessível.

Realizada também a apresentação mundial do Novo Tipo City Sport, destinado a um cliente jovem e ativo que, num carro, procura caráter marcado, sensação desportiva e inovação tecnológica. Além de tudo o mais, a nova versão ostenta design mais arrojado, segurança e sistemas de info entretenimento no topo da categoria e motores com excelentes performances e amigos do ambiente.

Também o Panda viu o estilo e a substância renovados. O Novo Panda representa, assim, a natural evolução de uma invenção que é sinónimo, há 40 anos, de charme, facilidade de utilização e versatilidade. O Panda é tudo isto e muito mais: um símbolo de liberdade para viajar, um carro para emoções e memórias, mas também um produto genial, que se tornou parte do inconsciente coletivo, tal como outros frutos da criatividade italiana.

Prestes a terminar, 2020 foi um ano muito importante para a Fiat, numa jornada estratégica iniciada em fevereiro com o lançamento do motor Mild Hybrid no Panda e no 500 Hybrid Launch Edition, equipados com motores híbridos eficientes, compactos, leves e acessíveis. O percurso continuou no mês sucessivo com a apresentação do Novo 500 “La Prima” cabrio, o primeiro modelo totalmente elétrico da FCA. A campanha culminou em outubro com o lançamento, na galeria de arte Pinacoteca Agnelli, em Turim, de toda a gama do Novo 500, incluindo o fascinante Novo 500 3+1 “la Prima” Opening Edition.

NOVO TIPO CROSS

A família Tipo foi aumentada com a chegada de uma nova carroçaria – o Novo Tipo Cross, que se junta às três outras variantes (4 Portas, 5 Portas e Station Wagon). Autêntico crossover, dirige-se a um público-alvo completamente novo. De facto, as famílias – a mais persistente base de clientes do Fiat Tipo – expandiram as suas preferências e procuram, cada vez mais, estilos alternativos.

No geral, o Novo Tipo Cross é estruturado de forma decididamente mais potente e arrojada. Ao primeiro olhar, o modelo é claramente mais amplo, com o novo design da grelha a estender-se por baixo dos faróis dianteiros, e manifestamente maior: a altura do Novo Tipo Cross foi aumentada quase 4 cm, graças à nova regulação das suspensões e à adição de uma nova solução de jante e pneu, já vista noutro crossover Fiat, o 500X.

O Novo Tipo Cross inclui pneus mais largos para um visual ainda mais robusto. A nova configuração oferece uma posição de condução mais alta e maior facilidade para entrar e sair do carro, além de simplificar tudo aquilo a que as famílias clientes do Tipo estão habituadas, como colocar as crianças no banco de trás ou encontrar objetos que podem ter ficado presos sob os bancos.

Inovador na estética, o novo modelo é quase 7 cm mais alto que o Tipo Life e é marcado pela adição de pormenores ‘cross’, a começar pelo rebordo das cavas das rodas lateralmente e à frente, onde também há espaço para uma exclusiva placa de proteção inferior e para o para-choques com uma proeminente barra de proteção que confere ao modelo um aspeto mais sólido e musculado, passando pelas saias laterais e pelo extrator traseiro, até chegar às práticas barras no tejadilho, até agora só disponíveis na versão Station Wagon.

Um elemento a merecer destaque entre as principais novidades do Novo Tipo Cross é o novo painel de instrumentos TFT digital completamente configurável de 7”, em substituição do convencional painel de instrumentos analógico. Um sistema com tecnologia claramente mais avançada, que ajuda o condutor a manter sob controlo as condições do veículo, a faceta multimédia e o telemóvel. O painel de instrumentos é também combinado com o novíssimo rádio Uconnect 5 com ecrã tátil de 10,25", mais uma estreia – tal como o painel de instrumentos – para o FCA Group no Novo 500, agora disponível no Tipo.

O novo Tipo Cross pode ser equipado com o turbodiesel 1.3 Multijet de 95 cv ou 1.6 de 130 cv, ou com o novo motor a gasolina 1.0 GSE T3 de 100 cv. Este último motor faz parte da família FireFly Turbo, sendo esta a versão mais atualizada para oferecer as melhores performances, associadas a níveis consideravelmente inferiores de consumo e emissões.

A potência máxima é de 100 cv (74 kW) e o pico de binário chega a 190 Nm logo às 1500 rpm, em vez das 4500 rpm do atual motor 1.4 a gasolina de 95 cv, que só chega a 127 Nm. Este motor assegura, assim, prazer de condução e excelente arranque, graças à favorável curva de binário mesmo a baixo regime de rotações, além de ser mais confortável, graças à admirável ausência de ruído.

As emissões de CO2, por sua vez, descem até ao valor de 121 g/km (WLTP). Melhor ainda, a caixa de velocidades foi regulada para assegurar máxima prontidão de resposta no trânsito citadino e o maior conforto possível em autoestrada, impedindo o motor de ultrapassar 3200 rpm à velocidade de cruzeiro de 130 km/h.

Por fim, o novo Tipo Cross pode contar com o motor diesel Multijet conforme à norma Euro 6D Final, disponível em dois níveis de potência: 95 e 130 cv (anteriormente 120 cv). O 1.6 Multijet de 130 cv é também a motorização ideal para frotas comerciais, campo estratégico para o segmento C e, logo, para o Tipo.

NOVO TIPO CITY SPORT

O Novo Tipo City Sport – que poderá ser encomendado a partir do fim do primeiro trimestre de 2021 – é um concentrado de dinamismo e de tecnologia, a viatura ideal para quem se sente atraído por um estilo jovem e desportivo. A nova versão reconhece-se de imediato por inconfundíveis elementos estéticos, como o emblema “Sport” sob o retrovisor dianteiro e a exclusiva cor de carroçaria Cinzento Metropolis enriquecida com jantes em liga com acabamento diamante de 18” e inúmeros pormenores em preto brilhante: desde a aplicação na parte inferior da grelha até ao painel da porta lateral e desde as capas dos retrovisores até aos puxadores das portas.

Também em preto brilhante, a atualizada grelha dianteira, onde sobressai o novo emblema com lettering Fiat, representa uma significativa declaração de forte renovação – o Tipo é o primeiro modelo da Fiat a ostentar este logótipo, imediatamente a seguir ao Novo 500.

Para um visual ainda mais contemporâneo, o Novo Tipo City Sport é equipado, de série, com novos faróis full LED tanto à frente como atrás: além de realçarem as linhas do modelo, melhoram a segurança ativa e passiva, graças à melhor visibilidade oferecida. Em linha com a procura de melhor sustentabilidade nos mais ínfimos pormenores, também reduzem o consumo de eletricidade da viatura e, logo, as emissões de CO2 

A forte impressão desportiva continua no habitáculo, onde sobressai o revestimento preto do tejadilho, a condizer com o novo volante desportivo, agora mais compacto e reduzido para proporcionar melhor ergonomia e oferecer perfeita visibilidade do novo painel de instrumentos TFT digital de 7”. Também os comandos do ar condicionado foram revistos e acrescentadas novas aplicações cromadas e pretas.

Por fim, além do sistema de Entrada e Arranque sem Chave – para trancar e destrancar as portas e ligar o motor sem necessidade das convencionais chaves – o Novo Tipo City Sport oferece uma vasta gama dos mais avançados sistemas de assistência ao condutor (ADAS), incluindo ‘Luzes de Máximos Adaptativas’ para assegurar melhor visibilidade durante a condução noturna ao comutar automaticamente para luzes de profundidade quando a faixa contrária está vazia.

Disponível nas variantes de 5 Portas e Station Wagon, o Novo Tipo City Sport pode ser equipado com o turbodiesel 1.6 Multijet de 130 cv ou com o novo motor a gasolina 1.0 GSE T3 de 100 cv.

NOVO PANDA SPORT

Dirigido a um cliente jovem e dinâmico, o Novo Panda Sport distingue-se exteriormente pela inconfundível estética: novas jantes em liga bicolores ‘Sport’ de 16" com centro de roda preto e vermelho; puxadores e capas dos retrovisores da cor da carroçaria e, como alternativa, em preto brilhante a condizer com tejadilho preto (opcional); e exclusivo logo cromado “Sport” na lateral, por cima do indicador de direção. Disponível também a exclusiva cor de carroçaria Cinzento Mate.

Podemos encontrar as mesmas arrojadas características no interior, onde os destaques incluem novo tabliê cor de titânio, painéis das portas específicos em ecopele, forro do tejadilho preto e novos bancos com revestimento cinzento-escuro, detalhes em ecopele, painéis laterais em tecido e com pespontos vermelhos.

E para o cliente que deseja uma imagem ainda mais agressiva, o Novo Panda Sport pode ser equipado, como opcional, com o Pack Pandemonio – clara homenagem ao kit lançado em 2006 no Panda 100 HP – que inclui pinças de travão vermelhas, vidros escurecidos e novo volante em ecopele com pespontos vermelhos.

Pela primeira vez no modelo, o equipamento de série inclui o novo rádio com ecrã tátil de 7” com sistema digital DAB, preparado para Apple CarPlay™ e Android Auto™, para completa integração com o smartphone, que pode ser colocado num prático suporte acima do rádio.

Por fim, o Novo Panda Sport é equipado com a inovadora unidade motriz 1.0 FireFly Hybrid de 70 cv, agora disponível em toda a gama, que combina o motor de 1 litro, 3 cilindros, 70 cv (51,5 kW) da família FireFly, conforme à norma Euro 6D Final, com um motor elétrico BSG (Belt-integrated Starter Generator) com bateria de iões de lítio de 11 Ah e pico de potência de 3,6 kW.

Multifacetada e flexível, a nova Família Funcional Fiat permite que a marca se torne ainda mais democrática e inclusiva, oferecendo a todos a oportunidade de escolherem a versão do Novo Panda ou do Novo Tipo que mais se adequa aos diversos estilos de vida e exigências diárias das famílias, sejam jovens ou nem tanto, fãs da cidade ou apaixonadas pelas viagens ao ar livre.

Em suma, muitas famílias, todas diferentes, mas que lidam diariamente com grandes ou pequenas ‘missões’: ir às compras, levar as crianças à escola ou deslocar-se para o trabalho, mas que também apreciam um passeio fora da cidade.

autonews.pt @ 1-12-2020 15:08:32

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades