Mazda CX-30 explora as maravilhas do Cazaquistão

Apoiado no avançado sistema I-ACTIV AWD

Neste que é um ano de Centenário, o mais recente desafio da Mazda implicou colocar à prova um Mazda CX-30 equipado com o sistema de tração integral i-Activ, numa viagem de mais de 800 quilómetros na remota região leste do Cazaquistão, até à fronteira com a China, percorrendo seções da lendária “Rota da Seda”, atravessando a beleza estéril da Ásia Central.

autonews.pt @ 17-11-2020 16:53:09

Realizada no início de 2020, antes das restrições de viagens impostas pela Covid-19, a mais recente das expedições “Mazda Epic Drive” deu continuidade ao igualmente exclusivo evento de 2018, quando a Mazda se tornou no primeiro construtor automóvel autorizado a atravessar o Lago Baikal, na Sibéria, fazendo-o com vários exemplares do SUV CX-5, de série, desenhando uma nova rota através dessa superfície gelada, também ali se colocando em destaque as capacidades do sistema de tração integral i-Activ da Mazda.


O Mazda CX-30 na “Mazda Epic Drive” de 2020

Tal como na travessia do Lago Baikal de 2018, com os Mazda CX-5, a aventura “Mazda CX-30 Epic Drive - Kazakhstan 2020”, realizada em Março último e tendo como base o SUV CX-30, permitiu uma demonstração perfeita das características do sistema de tração integral i-Activ da Mazda.

Integrado na nova geração Skyactiv-Vehicle Architecture da marca japonesa, o evoluído sistema i-Activ AWD do CX-30 opera em total harmonia com o G-Vectoring Control (GVC), permitindo a correta distribuição de binário entre as rodas dianteiras e traseiras, de modo a proporcionar uma experiência de condução ainda mais envolvente.

Um sistema de tracção integral projectado para oferecer a flexibilidade exigida pelas condições de condução no mundo real colocou à prova as inúmeras valências do SUV CX-30, fazendo-o cumprir os mais de 800 quilómetros desta “Mazda CX-30 Epic Drive - Kazakhstan 2020”.

Realizada no extremo leste do Cazaquistão, houve um pouco de tudo, atravessando-se uma verdadeira mistura de condições de condução, de ruas e avenidas de cidade, às modernas autoestradas de dupla via, até troços em asfalto de má qualidade e percursos em terra e cascalho solto, semelhante a traçados de off-road.

Começando em Almaty, a maior cidade do Cazaquistão, localizada num planalto à sombra da formação montanhosa de Trans lli Alatau, no sul do país, perto da fronteira com o Quirguistão, os vários CX-30 presentes deixaram o moderno coração da cidade, enfrentando engarrafamentos implacáveis à saída da mesma e na moderna auto-estrada A3, rumando ao Parque Nacional de Aityn Emel.

Aqui os CX-30 deixaram para trás as estradas de asfalto, entrando em percursos de cascalho, iniciando um percurso repleto de pó e desafios, intervalado junto das famosas “Dunas Cantantes”. Embora não seja um puro SUV para off-road, uma vez equipado com o sistema i-Activ AWD, o CX-30 garantiu uma excelente tracção nas estradas de reduzida aderência do Parque Nacional de Kazak.

Das deslumbrantes “Dunas Cantantes” de 150 m – assim referida devido à forma como os ventos e as areias em movimento ecoam uma misteriosa sonoridade – o passeio saía das planícies subdesérticas, observando-se os camelos itinerantes que rumavam até a cidade de Zharkent, à uma distância mínima da fronteira chinesa, no extremo leste deste vasto Cazaquistão.

No segundo dia deste “Mazda CX-30 Epic Drive - Kazakhstan 2020” a caravana de viaturas rumou a sul, em direção ao Penhasco de Charyn, por estradas de cascalho mais exigentes e demolidoras, através de uma série de passagens incríveis, aparente e estranhamente familiares à zona mais selvagem do estado norte-americano do Nevada, mas a milhares de quilómetros da mesma, no coração da remota Ásia Central. Depois, a rota desviou para oeste, de novo em direcção a Almaty, contornando o vasto Reservatório de Kapshagay.

Apesar das inúmeras adversidades, a caravana de Mazda CX-30 completou este “Mazda Epic Drive” com grande facilidade, comprovando a capacidade de adaptação de um dos mais recentes SUVs da Mazda e, principalmente, a capacidade do sistema i-Activ AWD. A experiência pode ser agora vista por todos em modo virtual, resumida num conjunto de imagens, fotos e vídeos, recolhidos ao longo da longa travessia.

Aplicado num conjunto significativo de modelos do catálogo Mazda – nos SUV CX-30 e CX-5 e também na versão hatchback do Mazda3, o sistema i-Activ AWD da Mazda garante uma segurança incrementada sempre que as condições de estrada o exijam, numa condução a quatro rodas motrizes, associada a uma elevada eficiência de consumos e uma mais estreita ligação do condutor ao seu automóvel.

autonews.pt @ 17-11-2020 16:53:09

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades