Os Porsche nunca vistos... “Porsche Unseen”

Um vislumbre sobre concepts cars da marca nunca lançados

Sob o título “Porsche Unseen”, a Porsche publica, pela primeira vez, estudos de design criados entre 2005 e 2019, os quais foram mantidos em segredo até agora. O construtor de automóveis desportivos apresenta visões espetaculares sobre 15 diferentes veículos. Os estudos mais recentes cobrem os segmentos “Spin-offs“, “Little rebels“, “Hyper cars“ e “What’s next?”. Desta forma, a Porsche oferece uma imersão exclusiva pelos seus processos de design – desde o primeiro rascunho até ao modelo pronto para a produção.

autonews.pt @ 16-11-2020 20:46:36

“Pessoas por todo o mundo adoram o design intemporal e inovador dos nossos automóveis desportivos,” afirma Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. “Os concepts visionários são o alicerce deste sucesso: oferecem um conjunto de ideias sobre o design Porsche de amanhã e combinam a nossa forte tradição com as tecnologias pioneiras do futuro.”

Os estudos de design nunca antes publicados estão a ser apresentados pela Porsche Newsroom numa série de artigos.

A 911:Magazine – em formato web TV – dedica também um episódio a alguns dos estudos e examina a ligação entre os estudos e os modelos atualmente em produção em conjunto com o Chief Designer da Porsche, Michael Mauer. Para os aficionados da marca, o livro intitulado “Porsche Unseen” vai ser lançado hoje pela editora alemã Delius Klasing. Uma seleção com alguns estudos será também exibida em vivo para os fãs poderem admirar: o Museu Porsche irá integrar os modelos na sua exposição em 2021.

O processo de design: do primeiro rascunho ao protótipo que pode ser conduzido

O processo de design começa com um esboço, que é visualizado no próximo passo como um modelo 3D. Assim que uma ideia fica mais desenvolvida, são produzidos pequenos modelos numa escala de 1:3, seguindo-se os modelos à escala 1:1. “O mundo virtual é o primeiro passo, mas temos de experienciar os modelos na realidade de forma a entender quando um automóvel é pequeno, grande ou tem proporções surpreendentes,” afirma Michael Mauer, Vice-Presidente da Style Porsche.

Em contraste com o desenvolvimento de um modelo de produção, onde vários modelos são sempre desenvolvidos tendo em conta diferentes formatos de estilo, os projetos de visão, por outro lado, concentram-se apenas na visão de um modelo, o qual serve de protagonista da ideia principal.

“Intencionalmente, a Porsche possui apenas um estúdio de design – localizado nas proximidades do de Desenvolvimento,” afirma Michael Mauer. “Weissach é o nosso epicentro. Ao invés de criarmos estúdios de design em metrópoles distantes na América do Norte e Ásia, os nossos designers chegam de todo o mundo à Porsche em Weissach, de forma a criar os últimos modelos de automóveis desportivos e visões sobre o automóvel diretamente no coração da marca. Mais de 120 designers, especialistas em interior, exterior, cores e materiais, produtores de modelos, modeladores e engenheiros trabalham no Porsche Design Studio.


Os estudos de design: numa jornada pelo futuro da mobilidade elétrica

“Quando chegamos ao desenvolvimento das nossas visões, não se trata apenas de trazer cada automóvel para a estrada. Pelo contrário, é mais uma questão de estabelecer espaço criativo e uma relação com o futuro,” afirma Michael Mauer quando descreve o processo de design e acrescenta: “Há aqui duas possibilidades para continuar a desenvolver como uma marca: ou melhoramos os nossos produtos do presente, o que quer dizer passo-a-passo. Contudo, é difícil ser realmente inovador neste processo. Ou damos total liberdade à nossa criatividade. A ideia é deixar os nossos pensamentos saltarem para o dia depois de amanhã e, depois, regressarem daí até ao amanhã.”

Baseando-se nesta ideia, a Porsche desenvolve os produtos e a identidade da marca, a qual carateriza e assegura a imagem de todos os modelos ao longo do tempo. A linguagem de design para os modelos futuros desenvolve-se a partir da visão de longo prazo.

Neste processo, o objetivo mais elevado é combinar o ADN do design Porsche com uma engenharia do mais elevado nível. Por um lado, isto assegura a aptidão inovadora dos futuros modelos Porsche e, por outro lado, proporciona também uma referência evolucionária à rica história da Porsche. Um olhar mais aprofundado a alguns exemplos:

O Porsche 919 Street (2017; escala 1:1 modelo de argila) foi desenvolvido com base numa tecnologia utilizada no Porsche 919 Hybrid, prometendo a emocionante experiência de condução do modelo de competição de LMP1 disponível para pilotos amadores. Sob a carroçaria surge a monocoque em carbono e um poderoso sistema de propulsão híbrido de competição com 900 cv que ajudou o Porsche 919 a alcançar numerosas vitórias em Le Mans. As dimensões e a distância entre eixos são as mesmas do modelo de competição.

Com o seu habitáculo espartano e purista, a caraterística grelha do radiador sobre o motor central, elementos gráficos em vermelho e barbatanas na traseira, o compacto Porsche Vision Spyder (2019; 1:1 hard model) evoca claramente o Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954.

Ao mesmo tempo, o estudo teve a intenção de desenvolver a identidade do design da Porsche e proporcionar um conjunto de ideias para futuros detalhes – por exemplo, o ultra-moderno roll bar.

O Porsche vision “Renndienst” (2018; 1:1 hard model) é a interpretação livre de um concept espaçoso para a família, capaz de transportar até seis pessoas. A equipa de design criou um “space shuttle“ futurista com proporções entusiasmantes. O estudo demonstra como o ADN do design da Porsche pode ser transferido para um segmento desconhecido para a marca. No interior, os passageiros encontram um habitáculo confortável e modular. O condutor senta-se em posição central. A tecnologia totalmente elétrica está localizada sob a carroçaria. Como resultado, os passageiros podem desfrutar de um generoso e inesperado espaço combinado com a experiência Porsche.


autonews.pt @ 16-11-2020 20:46:36


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades