SUVs híbridos Hyundai para todos os gostos

Várias soluções tecnológicas

O segmento SUV é um dos segmentos com mais adeptos na atualidade. Veículos espaçosos, confortáveis, e que oferecem um elevado prazer de condução, são dos preferidos dos consumidores. E, dentro do segmento SUV, há que destacar os SUVs híbridos.

autonews.pt @ 19-10-2020 17:24:01

A forte aposta na ECO Mobilidade nos últimos anos tem aumentado exponencialmente a procura de SUVs híbridos. A Hyundai, através da Blue Academy, apresenta os seus modelos SUVs híbridos, do presente ano, capazes de agradar a todos os gostos.

SUVs híbridos da Hyundai: Hyundai Kauai Hybrid e Hyundai Tucson 48V Mild-Hybrid

A tecnologia híbrida é uma ótima opção para quem quer reduzir os consumos ou se preocupa com a sustentabilidade ambiental, mas não pode prescindir da autonomia e facilidade de abastecimento de um automóvel movido a combustível fóssil.

Estes veículos são duas opções bastante diferentes: o Hyundai Kauai é um híbrido convencional e o Tucson é um micro híbrido. O funcionamento do veículo é diferente, assim como o nível de redução de consumos proporcionado por cada uma das tecnologias.

Os automóveis híbridos dividem-se em híbridos convencionais, micro híbridos e híbridos plug-in. Os híbridos plug-in são os únicos cuja bateria elétrica pode ser carregada através da ligação à rede elétrica.

Os híbridos convencionais e os micro híbridos não possibilitam a ligação à rede elétrica, pelo que o carregamento da bateria elétrica é realizado pelo próprio veículo.


Hyundai Kauai Hybrid

A Hyundai oferece várias tipologias de motorizações para este modelo, nomeadamente, as opções gasolina e diesel, o Hyundai Kauai 100% elétrico e o Hyundai Kauai híbrido convencional.

Esta última versão – convencional – é o ideal para quem quer reduzir os consumos da motorização a gasolina, mas necessita de uma autonomia mais elevada do que a disponibilizada pelo modelo 100% elétrico.

O motor elétrico do Hyundai Kauai Hybrid, em funcionamento conjunto com o motor a gasolina, permite diminuir os consumos do automóvel e, consequentemente, as emissões de gases poluentes. Os veículos híbridos são, assim, mais amigos do ambiente, quando comparados com os automóveis tradicionais movidos a combustíveis fósseis.

O Hyundai Kauai Hybrid conta com um motor a gasolina GDI de 1.6 litros. A injeção direta deste motor permite otimizar o seu desempenho. Este motor debita 105 cavalos. Para além do motor a gasolina, este veículo conta ainda com um motor elétrico. Este motor, de elevada eficiência, oferece acelerações rápidas e ainda acrescenta 43,5 cavalos ao automóvel. Juntos, os dois motores disponibilizam mais de 140 cavalos e 265 Nm de binário ao veículo.

A bateria de iões de lítio polimerizados de 1,56 kWh permite otimizar os ciclos de carga/descarga. Estes ciclos acabam por contribuir para o desgaste da bateria. Ao melhorar a eficiência da bateria, diminui-se o desgaste e potencia-se a vida útil da bateria.

O Hyundai Kauai Hybrid está equipado com um sistema de travagem regenerativa. Este sistema recarrega a bateria através do armazenamento da energia recolhida nas travagens ou momentos de desaceleração do automóvel. A energia armazenada na bateria é depois enviada para o motor elétrico.

Este tem como função auxiliar o motor a gasolina nas acelerações repentinas, nas subidas e nas descidas. Ao auxiliar o motor a gasolina, diminui o esforço realizado por este, e, consequentemente, os consumos de combustível. É desta forma que a vertente elétrica permite diminuir os consumos. E tudo isto sem que o condutor ou os ocupantes do veículo se apercebam, visto que é o automóvel quem ativa a tecnologia elétrica nos momentos necessários.

Existe, ainda, um outro fator que permite reduzir os consumos, ao mesmo tempo que aumenta a agilidade do veículo: o centro de gravidade extremamente baixo do Hyundai Kauai Hybrid graças à instalação da bateria por baixo dos bancos.

Hyundai Tucson 48V Mild-Hybrid

O Hyundai Tucson 48V Mild-Hybrid está equipado com a mais recente tecnologia híbrida: a mild-hybrid, também conhecida como micro híbrida.

Esta tecnologia surgiu com o propósito de diminuir os consumos e emissões de gases poluentes dos veículos convencionais (movidos a combustível fóssil).

Os Mild-Hybrid estão equipados com uma bateria elétrica de 48 volts, o que faz com que a tecnologia possa facilmente ser introduzida em veículos cuja plataforma já existe sem a necessidade de grandes alterações à estrutura do veículo.

É precisamente o que acontece com o Hyundai Tucson 48V Mild-Hybrid. No total, o Tucson oferece 3 motorizações distintas:

• motor gasolina GDI de 1.6 litros;

• 48V mild-hybrid combinado com o motor diesel 1.6 de 116 cavalos;

• 48V mild-hybrid combinado com o motor diesel 1.6 de 136 cavalos.

A versão micro

A versão micro--híbrida é composta por um “motor” elétrico que acrescenta até 12 kW de potência ao híbrida é composta por um “motor” elétrico que acrescenta até 12 kW de potência ao motor a combustão, reduzindo o esforço deste e consequentemente o combustível consumido no motor a combustão, reduzindo o esforço deste e consequentemente o combustível consumido.

Na versão Na versão 48V mild hybrid com o motor diesel 1.6 de 136 cavalos, o hybrid com o motor diesel 1.6 de 136 cavalos, o automóvel atinge os 185 cavalos e 400 Nm de binário atinge os 185 cavalos e 400 Nm de binário máximo.

A bateria de polímero de iões de lítio tem uma capacidade de 0,44 kWh e, tal como a bateria dos híbridos convencionais, é carregada através do sistema de travagens convencionais, é carregada através do sistema de travagem regenerativa.

autonews.pt @ 19-10-2020 17:24:01


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades