Nissan Z Proto olha para o futuro, inspirado no passado

Sim, a caixa é manual

A Nissan apresentou o Z Proto, sinalizando a intenção da empresa de lançar uma nova geração do lendário carro esportivo Z. Exibido em um evento virtual transmitido ao redor do mundo a partir do Pavilhão Nissan em Yokohama, o protótipo do carro apresenta um novo design por dentro e por fora, bem como um motor V-6 duplo turbo alimentado com transmissão manual.

autonews.pt @ 22-9-2020 19:22:00

Sugerido pela primeira vez em um vídeo chamado "Nissan A-Z" em maio deste ano, o Nissan Z Proto presta total respeito aos 50 anos de herança Z. Ao mesmo tempo, é um carro esportivo totalmente moderno.

"O Z, como um carro desportivo puro, representa o espírito da Nissan", disse o CEO da Nissan, Makoto Uchida. "É um modelo-chave em nosso plano de transformação Nissan NEXT e é a prova de nossa capacidade de fazer o que os outros não se atrevem a fazer, de A a Z. Como um fã de Z, estou animado para anunciar que o próximo Z vem a caminho."


Exterior: o passado encontra o futuro

Desenhado e desenvolvido pela equipa de design no Japão, o Z Proto apresenta um design exterior fresco e atraente com uma silhueta que transmite respeito pelo modelo original. Apresenta uma pintura amarela perolada brilhante - um tributo a um esquema de pintura popular tanto na primeira geração Z (S30) como na 300ZX (Z32) - e um telhado preto.

Combinar um tema retro com um que também projetava futurismo foi um desafio, disse Alfonso Albaisa, chefe de design da Nissan.

"Nossos designers fizeram incontáveis ​​estudos e esboços enquanto pesquisávamos cada geração e o que os tornava um sucesso", disse Albaisa. "No final das contas, decidimos que o Z Proto deveria viajar entre as décadas, incluindo o futuro."

A forma do capô e os faróis de LED inclinados em forma de lágrima são lembretes inconfundíveis do Z original. As dimensões da grade retangular são semelhantes às do modelo atual, com a adição de aletas ovais da grade para oferecer um visual moderno atualizado. A forma continua a exalar “desportividade” e elegância.

"Os faróis de LED têm dois semicírculos que remetem ao mercado japonês - apenas 240ZG dos anos 70", explicou Albaisa. "O ZG tem lentes de cúpula transparentes sobre os baldes do farol, que sob a luz emitem dois reflexos circulares sobre cada farol. Gostamos dessa característica única e descobrimos que ela se encaixa naturalmente com a identidade do Z."

A ligação ao Z original é mais impressionante quando o Z Proto é visto de lado. A linha do tejadilho flui do nariz para a traseira quadrada para criar um perfil Z de primeira geração distinto, cuja extremidade traseira era ligeiramente mais baixa do que a altura do guarda-lamas dianteiro, dando ao Z a sua postura única. A transição característica do quarto de vidro traseiro para a posição rebaixada da cauda traseira aumenta o efeito.

A traseira inspira-se nos faróis traseiros do 300ZX (Z32), reinterpretadas para o mundo moderno. Situado dentro de uma seção preta retangular que atravessa a parte traseira e envolve as bordas externas, as lanternas traseiras LED transmitem um brilho forte.

Tratamentos leves de fibra de carbono nas saias laterais, lábio inferior dianteiro e saia traseira garantem um desempenho ágil. Jantes de liga leve de 19 polegadas e escapes duplos completam a presença marcante do Z Proto nas estradas.


Interior: tecnologia moderna com um toque vintage

Projetada para se ajustar ao motorista e ao passageiro como uma luva, o habitáculo do Z Proto combina tecnologia moderna com toques Z vintage.

A equipa de design de interiores procurou conselhos de lendas profissionais do desporto motorizado para dar ao Z Proto uma cabina de automóvel desportiva ideal, tanto para estrada como para pista. Isso pode ser visto na instrumentação do Z's.

Todas as informações vitais podem ser encontradas no visor digital de 12,3 polegadas e organizadas para ajudar o condutor a entendê-las de relance, como por exemplo o ponto de mudança com uma linha vermelha na posição das 12 horas.

O novo e profundo volante oferece ao motorista controles de acesso rápido sem perder sua estética vintage.

Acentos amarelos são encontrados em toda a cabine, incluindo costuras no painel de instrumentos. Os assentos apresentam detalhes em amarelo especial e uma faixa gradativa em camadas no centro dos assentos para criar profundidade.

Alegria de um carro desportivo: um desempenho estimulante e dinâmico

O Z original foi construído para levar a alegria e o entusiasmo de posse de um carro desportivo ao maior número de pessoas possível.

"O Z sempre teve um desempenho forte e dinâmico, tornando mais fácil para os clientes aproveitarem suas capacidades e se sentirem o mais conectados possível ao carro", disse Hiroshi Tamura, especialista-chefe de produtos do Z Proto. "Isso tem sido verdade em todas as suas gerações e é o que impulsiona nossa paixão por inovar e desafiar a norma."

Cada nova geração tinha um motor mais potente, embora o Z seja mais do que aumentos de potência.

"Z é um equilíbrio entre poder e agilidade", continuou Tamura. “É um veículo que cria uma conexão com o condutor não apenas ao nível físico, mas também emocional e responde aos impulsos do condutor.

Para a Nissan esta proposta é uma homenagem ao DNA da marca e um sinal que “um novo Z vem a caminho”.

autonews.pt @ 22-9-2020 19:22:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades