Michelin Track Connect agora disponível para todos os fãs

"Track Days" ainda melhores

Fiel ao seu ADN, o Grupo Michelin persegue a sua ambição de uma mobilidade conectada que seja mais sustentável, e a que tenha acesso o maior número possível de pessoas. Para tal, oferece, agora, melhores experiências de condução em circuito ou durante as provas de ralis, com ou sem pneu conectados, graças à atualização da MICHELIN Track Connect, após dois anos de estes.

autonews.pt @ 27-7-2020 12:01:34

A Michelin é pioneira no que diz respeito a pneus conectados, com o lançamento do MICHELIN Track Connect em março de 2018. A solução de pneus conectados MICHELIN Track Connect, que atua como um engenheiro de pneus virtual, analisa em permanência a evolução da pressão dos pneus e oferece ao condutor conselhos e recomendações relativas à gestão dos mesmos.

Composta por pneus MICHELIN em que tenham sido instalados sensores, por um recetor e por uma aplicação para smartphones, que disponibiliza informação e conselhos, a solução MICHELIN Track Connect destina-se, principalmente, aos adeptos dos "Track Days", proprietários de automóveis desportivos que os conduzem em circuito.

Uma só aplicação, três modos de utilização

A aplicação, que é o cérebro do sistema, oferece, agora, três modos. A principal novidade é o modo Lazer(1), disponível para todos os condutores, e que pode ser utilizado independentemente dos pneus montados no veículo.

O modo Especialista está orientado para os proprietários de automóveis desportivos que participam em “Track Days” e desejam otimizar a sua performance e o prazer de conduzir. O modo Motorsport destina-se aos pilotos de rali (em breve, também para os pilotos de circuito). Esta solução é oferecida como equipamento de série no último Renault Clio Rally.

Os modos Especialista e Motorsport requerem a utilização de um kit MICHELIN Track Connect e devem ser combinados com pneus MICHELIN conectados.

Modo Lazer, de acesso livre, pode ser utilizado em qualquer pneu


Modo Lazer, de acesso livre, pode ser utilizado em qualquer pneu

O modo Lazer, que faz a sua estreia na nova geração da aplicação MICHELIN Track Connect, pode ser utilizado seja qual for o pneu.

Neste modo é possível:

- Registar os tempos por volta e as velocidades, assim como a evolução das pressões de enchimento dos pneus entre a saída e a chegada, medidas manualmente

- Analisar em detalhe a condução, graças ao modo “Replay”

- Partilhar os resultados com uma comunidade de aficionados, bem como nas redes sociais

- Comparar as prestações obtidas com as de outros participantes

- Convidar outros condutores a participar em novos desafios

- Superar os seus próprios limites no modo Especialista com os pneus conectados da MICHELIN

Com a aquisição dos pneus MICHELIN Pilot Sport CUP2 Connect (Connect Ready(2)) e do kit MICHELIN Track Connect, que inclui 4 sensores e o recetor, os proprietários de automóveis desportivos passam a um nível superior quando se trata de aumentar o seu prazer de condução. Além das funções do modo Lazer, o modo Especialista da MICHELIN Track Connect permite:             

- Monitorizar a evolução da pressão e da temperatura dos pneus em tempo real

- Beneficiar das recomendações relativas ao veículo, ao circuito e às condições meteorológicas, para melhorar os tempos por volta.

Através destes conselhos sobre a pressão e a temperatura, proporcionados pela aplicação, a solução MICHELIN Track Connect, no modo Especialista, permite otimizar a condução para oferecer maior prazer de condução e melhorar os tempos por volta. O desgaste dos pneus e a regularidade da performance em pista também melhoram. Estima-se que esta melhoria seja de 7,40 segundos(3) numa série de 15 voltas consecutivas.

Maior performance nos ralis, com segurança, graças ao modo Motorsport


A Michelin sempre utilizou a competição como um laboratório de desenvolvimento. Em novembro de 2019, no decurso do Campeonato de Fórmula E da FIA, a Michelin colocou em cena o primeiro pneu de competição conectado, equipado com sensores integrados: o MICHELIN Pilot Sport com MICHELIN Track Connect.

Atualmente, tanto os pilotos de rali amadores, como os profissionais, têm acesso à solução de pneus conectados, graças à MICHELIN Track Connect em modo Motorsport, juntamente com o kit de ligação e a aquisição dos pneus de competição MICHELIN Connect Ready.

As vantagens do novo modo Motorsport são:

- Otimização das performances em competição, por via da preparação dos pneus com a pressão correta antes da partida. A aplicação oferece conselhos personalizados segundo o modelo do veículo, o tipo de utilização, os pneus montados e as condições de condução

- Informação permanente sobre a pressão dos pneus no ecrã do smartphone, o que reduz a necessidade de efetuar comprovações manuais antes do início de cada troço

- Exploração de todo o potencial dos pneus, com a análise dos dados registados em cada troço e conselhos para ajuste das pressões para o seguinte

- Aumento da segurança durante a prova, graças ao alerta automático de um furo lento

A utilização desta inovação acaba de ser validada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) para todos os campeonatos nacionais de ralis.

Concebido com os utilizadores

Testado durante mais de dois anos numa multitude de circuitos e durante a disputa de ralis nacionais, tanto por pilotos amadores como por profissionais, a MICHELIN Track Connect evoluiu graças a esta experiência de campo. Todas as novas caraterísticas introduzidas nesta mais recente versão da MICHELIN Track Connect respondem às necessidades propostas diretamente pelos seus utilizadores.

Mais países, mais veículos disponíveis

Enquanto que o kit MICHELIN Track Connect é comercializado em 18 países(4) no modo Especialista, a aplicação está já disponível no modo Lazer em 26 países(4), repartidos por quatro continentes. Um número que aumentará rapidamente. A aplicação tem, também, gravados mais de 300 circuitos.

Por outro lado, para os utilizadores que pretendam passar ao modo Especialista instalando pneu Connect Ready, o novo MICHELIN Pilot Sport CUP2 Connect está disponível numa gama de 47 medidas, todas elas conectáveis, e

, por isso, compatíveis. O que representa mais de 270 veículos no modo Especialista, e mais de 6000 veículos na aplicação em modo Lazer.

MICHELIN Track Connect: instalada de série no novo Renault Clio Rally

A Renault Sport Racing e a Michelin juntaram forças no novo Renault Clio Rally para oferecer uma mobilidade conectada mais segura e eficiente. O mais recente modelo da Renault Sport Racing é entregue de fábrica com o kit MICHELIN Track Connect no modo Motorsport, composto por um recetor instalado diretamente no veículo e por quatro sensores nos pneus.

As equipas têm apenas de recorrer aos pneus de rali MICHELIN compatíveis e descarregar a aplicação para os seus smartphones para aproveitar ao máximo a solução de pneus conectados.

autonews.pt @ 27-7-2020 12:01:34

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades