A referência dos últimos 45 anos: o Porsche 911 turbo

Nova geração 911 Turbo Coupé e Cabriolet está aí

O Porsche 911 Turbo tem sido, por excelência, o automóvel de elevada performance com versatilidade no dia-a-dia, dos últimos 45 anos. 

autonews.pt @ 21-7-2020 09:45:58

Depois do lançamento do 911 Turbo S, a nova geração 911 Turbo Coupé e Cabriolet é agora apresentada – ainda mais potente, ainda e mais rápida e ainda mais individual.

Fruto do seu motor com 427 kW (580 cv), mais 30 kW (40 cv) do que nos seus predecessores, ambas as variantes do modelo alcançam a marca mágica de menos de três segundos na aceleração 0-100 km/h com um tempo de 2,8 segundos (0,2 segundos mais rápido). 750 newton-metro de binário (mais 40 Nm), agora sem overboost limitado em tempo, tornam as rápidas acelerações ainda mais espontâneas e sem esforço.

A aceleração, a potência e o binário do novo 911 Turbo coincidem com os valores da anterior geração 911 Turbo S. A transmissão de potência é conseguida através da caixa PDK de oito velocidades com uma definição específica para o Turbo e a velocidade máxima mantem-se sem alterações nos 320 km/h. Opcionalmente, pela primeira vez no 911 Turbo, estarão disponíveis pacotes desportivos, chassis desportivo e sistema de escape desportivo. Como resultado, os clientes poderão adaptar o seu veículo ainda mais à sua preferência.

Os novos automóveis desportivos seguem a história, pois o 911 Turbo é sinónimo de luxo e performance desde 1975. Cada geração continuou a viver sob o mote de ser a referência entre os automóveis desportivos de elevada performance. O 911 Turbo combina caráter desportivo com versatilidade no quotidiano, dinamismo emotivo e performance emocionante com eficiência.


A ultima geração do 2+2 tem mais do dobro da potência da geração Turbo original, a qual era alimentada por um motor de seis cilindros opostos, três litros de capacidade, um turbo e 260 cv. Enquanto o 911 Turbo se tornou mais veloz, maior e mais confortável ao longo dos anos, manteve sempre as suas caraterísticas fundamentais.

O novo motor boxer de seis cilindros com 3.745 cm³ do 911 Turbo incrementa a potência para 580 cv e oferece agora turbocompressores de geometria variável simétricos com válvulas bypass controladas eletricamente. Em conjugação com o redesenhado sistema de arrefecimento e a utilização de injetores piezo, isto melhor a resposta, a performance, o binário e a capacidade de fazer rotação.

O chassis e a carroçaria estão mais largos. O eixo dianteiro vira agora de forma ainda mais precisa graças ao aumento de 42 milímetros na largura da via dianteira e aos novos pneus 255/35 instalados em jantes de 20”. O controlo ativo da tração integral (PTM) é agora capaz de transferir ainda mais potência para as rodas dianteiras enquanto a tração no eixo traseiro direcional aumenta pelos mais 10 milímetros de largura da via traseira, assim como pelos pneus 315/30 em jantes de 21” – mais uma polegada do que no eixo dianteiro.

O renovado sistema de travagem está ainda mais poderoso e pode ser reconhecido pelas suas pinças em vermelho, de série. Os discos dianteiros em ferro medem 408 mm de diâmetro (mais 28 mm do que anteriormente) e têm 36 mm de espessura (mais dois milímetros). O eixo traseiro apresenta discos de travão com 30 mm de espessura e diâmetro de 380 mm.

O sistema de escape desportivo está disponível em opção, pela primeira vez, para o 911 Turbo. Pela primeira vez estão também estão disponíveis duas versões de chassis: o chassis PASM de série oferece um grande equilíbrio entre caráter desportivo e conforto, enquanto a significativamente mais firme suspensão desportiva de controlo elétrico e 10 milímetros mais baixa beneficia a agilidade do novo 911 Turbo.


A sua configuração aponta à beneficiação do comportamento dinâmico e proporciona ainda mais estabilidade a alta velocidade, assim como na utilização em pista. O opcional sistema hidráulico de controlo ativo da inclinação (PDCC) e o sistema de travagem PCCB com discos em cerâmica com pinças de 10 êmbolos à frente refinam ainda mais o comportamento dinâmico.

O design do 911 Turbo tornou-se ainda mais musculado. A carroçaria foi alargada em 45 mm para 1.840 mm nas rodas dianteiras para acomodar o novo chassis, enquanto o novo capot realça o caráter desportivo.

Os faróis LED com PDLS Plus, de série, iluminam a estrada. No eixo traseiro, a carroçaria tem agora exatamente 1,90 metros de largura (mais 20 mm). Outras caraterísticas distintivas do novo 911 Turbo é a aerodinâmica adaptativa, a qual apresenta grelhas de arrefecimento controladas eletronicamente na dianteira, spoiler dianteiro ativo e um significativamente maior spoiler traseiro variável.

As entradas de ar nos painéis laterais traseiros, caraterísticas do 911 Turbo, conduzem o ar ao invés de refrigerarem como anteriormente, enquanto o arrefecimento é feito através de condutas posicionadas diretamente no fluxo de ar sob a tampa traseira de acesso ao motor. A faixa de luz com os faróis traseiros em LED, assim como a nova grelha traseira com frisos em cor prata, complementam o design da traseira.

A imagem e a performance podem ser acentuadas pelos pacotes desportivos opcionais. O Pacote de peso reduzido para o Coupé reduz o peso do veículo em 30 quilogramas.

Entre outros elementos, isto foi possível pela utilização de bacquets integrais, a supressão dos bancos traseiros e a redução dos materiais de insonorização, o que significa que o condutor pode desfrutar do som do motor de forma ainda mais direta. O Pacote desportivo inclui o Pacote 911 Turbo Sport Design, assim como elementos adicionais em Carbono e em Preto – para não mencionar as luzes traseiras Exclusive Design.

Os elementos básicos do moderno interior correspondem aos dos modelos 911 Carrera com Porsche Advanced Cockpit e Direct Touch Control. O ecrã central do PCM tem agora 10,9” e pode ser operado rapidamente e sem distrações devido à sua nova arquitetura.

A particularmente extensa lista de equipamento inclui bancos desportivos com regulação totalmente elétrica em 14 vias, Pacote Sport Chrono, volante desportivo GT com patilhas para a caixa de velocidades e sistema de som BOSE® Surround. Estão disponíveis inúmeras opções de personalização, incluindo Porsche InnoDrive com cruise control adaptativo, Assistente de Manutenção na Faixa com leitor de sinais de trânsito, Assistente de Visão Noturna, Surround View e sistema de som Burmester® High-End Surround.

Os novos modelos já estão disponíveis para encomenda. Em Portugal, os preços começam nos 233.079 euros para o 911 Turbo Coupé e nos 248.143 euros para o 911 Turbo Cabriolet (incluindo impostos em vigor à data desta divulgação).

autonews.pt @ 21-7-2020 09:45:58

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades