Volkswagen investe em operações com baterias na Salzgitter

Previsão de início da produção de baterias em 2024

A joint venture entre o Grupo Volkswagen e a fabricante sueca de baterias Northvolt AB está a ganhar força. Foi decidido entre as duas empresas que a Volkswagen vai construir as instalações fabris e a infraestrutura da fábrica “Northvolt Zwei” da joint venture que produzirá células de bateria de íons de lítio, a fim de aproveitar sinergias no local de Salzgitter - com base no atual Centro de Excelência em Células de bateria. 

autonews.pt @ 26-5-2020 12:07:25

Prevê-se que sejam investidos cerca de 450 milhões de euros na construção das infraestruturas deste projeto. Posteriormente a joint venture entre as duas empresas irá alugar o espaço da fábrica. A produção de células de bateria na está programada para começar no início de 2024, com uma capacidade de produção inicial de 16 gigawatt-hora.

"Estamos a otimizar a posição estratégica do Grupo Volkswagen no futuro campo-chave das baterias", disse o Dr. Stefan Sommer, membro do Conselho de Administração para Componentes e Compras do Grupo Volkswagen e membro do Conselho de Administração da Northvolt AB. "Além de uma base de fornecimentos muito segura com produtores externos, também estamos a construir de forma sistemática novas capacidades".

Em setembro de 2019, a Volkswagen e a Northvolt estabeleceram uma joint venture com o objetivo de preparar a produção em larga escala de baterias de íons de lítio na Alemanha. O compromisso da Volkswagen para construir os edifícios e a infraestrutura é a próxima decisão estratégica chave. O início da construção está programada para iniciar antes do final de 2020.


"A produção de células de bateria em Salzgitter é um passo importante para a transformação em mobilidade eletrônica", disse Thomas Schmall, CEO da Volkswagen Group Components. "Estamos a reunir conhecimentos no local de Salzgitter com recursos de produção e o Centro de Excelência para Células de Bateria, e, assim  estamos a impulsionar o desenvolvimento de células de bateria para o futuro, desenvolvendo novos standards e transferindo-os diretamente para o processo de fabrico".

O Grupo Volkswagen está a acumular experiência tecnológica no campo da produção de células de bateria como parte de sua estratégia de eletrificação.

Adicionalmente, o Grupo mantém parcerias estratégicas com vários produtores para garantir o fornecimento de baterias em todas as regiões do mundo.  Atualmente, esses fornecedores são LG Chem, Samsung e SKI para a Europa, bem como CATL para China e Europa. Além disso, a SKI também fornecerá células de baterias para o mercado dos EUA.

Apenas na Europa, a Volkswagen espera uma procura anual de mais de 150 gigawatts-hora a partir de 2025, com a procura na Ásia em um nível semelhante.

autonews.pt @ 26-5-2020 12:07:25


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades