Novo Honda Jazz tecnologia Full Hybrid e:HEV

E avançadas soluções de conetividade

O novo Honda Jazz oferece uma fantástica experiência de condução, com performances eficientes e de elevadas capacidades de resposta, graças à tecnologia híbrida e:HEV equipada de série. Esta nova proposta de veículo compacto disponibiliza o conjunto de soluções mais atraente do seu segmento, combinando maior conforto dos ocupantes, tecnologias intuitivas, com conectividade e serviços remotos de bordo.

autonews.pt @ 18-2-2020 17:52:29

O novo Jazz e:HEV desempenha um papel fundamental no compromisso da Honda na eletrificação da sua gama até 2022. O Honda Jazz vai iniciar a sua comercialização no verão de 2020.

Tecnologia híbrida e:HEV avançada

Pela primeira vez, o Jazz será vendido exclusivamente em toda a Europa com uma motorização híbrida avançada. Com o novo logótipo e:HEV da Honda, o novo Jazz foi concebido para oferecer uma mistura excecional de performances fortes e eficiência impressionante, complementando os seus níveis líderes de classe em conforto interior e máxima funcionalidade.

O sistema e:HEV foi desenvolvido especificamente para o Jazz e projetado para oferecer uma experiência de condução agradável. Este sistema é composto por dois motores elétricos compactos de elevada potência a um motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, uma bateria de iões de lítio e uma inovadora transmissão de engrenagem fixa, tudo comandado por uma unidade de controlo de potência inteligente; esta unidade opera em harmonia oferecendo respostas suaves e diretas.

A potência total é de 109 CV/80 kW e as acelerações de zero até aos 100 km/h levam apenas 9,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 175 km/h. O efeito é uma condução confortável e sem esforço, seja em cidade ou a alta velocidade nas vias rápidas Este sistema híbrido de alta eficiência produz emissões de CO2 tão baixas como 102 g/km (em ciclo WLTP) e oferece consumos de apenas 4,5 l/100 km (em ciclo WLTP) no modelo base e 110 g/km (em ciclo WLTP) e 4,8 l/100 km (em ciclo WLTP) no Crosstar.

Para oferecer esta experiência de condução altamente recompensadora e de excecional eficiência, a configuração híbrida e:HEV avançada seleciona ininterruptamente os três condução intercambiáveis:


• Condução em modo elétrico EV: a bateria de iões de lítio fornece energia diretamente ao motor de propulsão elétrica

• Condução em modo híbrido: o motor de combustão fornece energia ao motor-gerador elétrico, que por sua vez fornece energia ao motor de propulsão elétrica

• Condução em modo convencional: o motor a gasolina é ligado diretamente às rodas através de uma embraiagem de bloqueio (lock-up).

Na maioria das situações de condução urbana, a eficiência ideal é alcançada através de transições contínuas entre os modos EV Drive e Hybrid Drive. Na condução nas vias rápidas, é usado o modo Motor Drive, complementado por uma intensificação de potência "a pedido" com origem no motor de propulsão elétrica, permitindo acelerações rápidas.

Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador. O modo de condução elétrico também é acionado quando o carro está em desaceleração, recuperando a energia por meio da travagem regenerativa para recarregar a bateria.


A mudança entre os três modos de condução é impercetível para os ocupantes; os engenheiros de desenvolvimento do Jazz fizeram um esforço considerável para minimizar o atraso durante as transições. Os motores elétricos com tecnologia proprietária da Honda tiveram como eixo central no seu desenvolvimento a redução de peso e espaço e, ao mesmo tempo, maximizar a potência disponibilizada; o motor de propulsão elétrica pode atingir as 13.300 rpm e disponibiliza um 253 Nm de binário, produzindo um binário elevado de até 253 Nm, para acelerações substanciais a baixa velocidade.

Em vez de usar uma transmissão convencional, é usada uma caixa de relação única que cria uma ligação direta entre os componentes móveis, o que resulta numa transferência mais suave de binário e numa sensação linear durante a aceleração. Este formato significa que o sistema da Honda é mais compacto do que uma caixa eCVT com engrenagens planetárias tipicamente encontradas nos outros veículos híbridos, para além de ser mais refinada.

Além das acelerações suaves oferecidas pelo e:HEV, o conforto de condução no novo Jazz está ainda melhor graças à utilização de suspensões de baixo atrito e carroçaria de rigidez melhorada.

Nova capacidade intuitiva de conectividade

Este novíssimo Honda Jazz oferece um sistema de conectividade sem fios a bordo, que permite que os ocupantes se liguem ao seu quotidiano com a maior das facilidades. O ecrã tátil é simples de usar e foi concebido para minimizar os fatores de distração ao condutor; o tempo de operação dos comando mais regularmente usados foi reduzido em 58% em comparação com o modelo anterior, proporcionando uma experiência mais segura e ergonómica.

O interface do sistema é percorrido usando a forma de todos conhecida de um smartphone, com comandos deslizantes com o dedo para percorrer as várias páginas e listas. O ecrã pode ser configurado para atender a qualquer requisito de utilização, possuindo atalhos personalizáveis para as funções e fontes de áudio usadas com mais frequência.

Os serviços de infotainment conectados são acedidos através do ecrã tátil ou ativados por voz, incluindo meteorologia, locais de estacionamento, música, navegação, localização e serviços telefónicos. O conjunto abrangente de aplicações integradas pode ser complementado pela replicação do smartphone através dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay, ambos disponíveis através de ligação sem fios ou usando um cabo USB. O novo Jazz está disponível pela primeira vez com hotspot Wi-Fi.

Assistente Pessoal Honda

Os serviços e os aplicativos de conectividade acessíveis através do interface de comando por toque também podem ser ativados usando comandos de voz graças ao Honda Personal Assistant. Lançado pela primeira vez no Honda e, o Honda Personal Assistant (HPA) é um recurso muito intuitivo de inteligência artificial que usa conversações naturais e uma compreensão contextual exclusiva para dar acesso a uma variedade de serviços online.

O Honda Personal Assistant exclusivo é ativado facilmente, bastando dizer: "OK Honda", seguido da pergunta ou instrução. Uma animação abstrata de um rosto acompanha a resposta humanizada do sistema e reconhece visualmente que percebeu as interações e as interações.

autonews.pt @ 18-2-2020 17:52:29

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades