Porsche aumenta participação na Rimac para 15,5%

Especializada em carros elétricos de alta performance

A Porsche aumentou sua participação na empresa croata de tecnologia e carros desportivos a Rimac Automobili para 15,5%. Em junho de 2018, a fabricante de carros esportivos de Stuttgart havia comprado uma participação de 10% na Rimac.

autonews.pt @ 9-9-2019 12:58:59

A Porsche agora está a fortalecer a parceria estabelecida. A empresa croata desenvolve e produz componentes de eletromobilidade e também produz “Hiper-carros” desportivos movidos exclusivamente a eletricidade. A Porsche iniciou uma parceria de desenvolvimento com a Rimac no contexto de sua campanha de mobilidade elétrica.

“A Porsche apoia o Rimac e seu desenvolvimento positivo há um ano”, explica Lutz Meschke, vice-presidente do conselho executivo da Porsche AG e membro do conselho executivo responsável pelas finanças e TI. “Percebemos rapidamente que Porsche e Rimac podem aprender muito um com o outro. Acreditamos no que Mate Rimac e sua empresa têm a oferecer, razão pela qual agora aumentamos nossa participação e pretendemos intensificar nossa colaboração no campo da tecnologia de baterias. ”

O fundador Mate Rimac (31) começou a desenvolver sua visão de um carro esportivo veloz e elétrico em uma garagem em 2009. Rimac apresentou seu carro elétrico mais recente, o C Two, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em março de 2018. O carro de dois lugares O veículo gera quase 2.000 PS e atinge uma velocidade máxima de 412 quilômetros por hora.

Este modelo possui uma autonomia de 650 quilômetros (NEDC) e pode recarregar 80% de sua capacidade total da bateria em meia hora, graças a um sistema de carregamento rápido de 250 kW. A empresa também desenvolve e produz motorizações elétricas de alto desempenho e sistemas de bateria.

“Obter a Porsche como uma das partes interessadas foi um dos marcos mais importantes da nossa história. O fato de a Porsche agora estar a aumentar a sua participação é a melhor forma de confirmação para a nossa parceria e representa a base para um relacionamento ainda mais próximo ”, explica o diretor-gerente Mate Rimac. “Estamos apenas no início de nossa parceria - mas já cumprimos nossas altas expectativas. Temos muitas ideias colaborativas que pretendemos trazer à vida no futuro. O foco fundamental é criar uma situação ganha-ganha para ambos os parceiros e oferecer aos nossos clientes finais um valor agregado através do desenvolvimento de modelos eletrificados emocionantes. ”

A empresa em rápido crescimento com sede em Zagreb emprega uma força de trabalho de cerca de 550 pessoas. A Rimac concentra-se na tecnologia de baterias no segmento de alta tensão, nos grupos de força elétrica e no desenvolvimento de interfaces digitais entre humanos e máquinas (HMI). A empresa também desenvolve e produz bicicletas elétricas. Esta vertente do negócio foi criada em 2013 sob a forma da empresa irmã Greyp Bikes.

autonews.pt @ 9-9-2019 12:58:59