Toyota com nova plataforma: GA-B para carros de médio porte

Condução segura e liberdade de design

O desenvolvimento de novas plataformas da Toyota sob a filosofia global “Toyota New Global Architecture” (TNGA) permitiu uma significativa mudança na condução, comportamento e estilo de uma série de modelos recentes da marca.

autonews.pt @ 6-9-2019 14:54:22

A primeira plataforma GA-C para carros de médio porte, é a base para avanços no prazer de condução e design arrojado da última geração Prius, do novo crossover C-HR e da recém-lançada nova geração do Corolla.

A filosofia TNGA demonstrou igualmente a sua capacidade para sedans e SUVs maiores, com a plataforma GA-K a servir de base para as novas gerações do Camry e RAV4.

Desta feita, a Toyota prepara-se para ampliar a filosofia e a tecnologia TNGA, bem como, elevar o design e o desempenho de condução de seus carros pequenos, com o lançamento da plataforma GA-B.

Condução segura e envolvente


Em comum com as plataformas globais (Global Arquitecture) GA-C e GA-K, a nova plataforma GA-B foi projetada para oferecer uma condução segura e envolvente.

Este objetivo é alcançado de várias formas. Em primeiro lugar, a plataforma apresenta tecnologias avançadas de união da plataforma que contribuem para elevados níveis de rigidez, mantendo o foco no peso e custo.

Em segundo lugar, a suspensão dianteira MacPherson apresenta amortecedores de baixo atrito e permite vários tipos de molas. A suspensão traseira pode ser com barra de torção ou multi-link, dependendo do tipo de veículo.

Por último, mas não menos importante, a plataforma GA-B também posiciona o banco do condutor numa posição baixa e mais próxima do centro do carro, ajudando a reduzir o centro de gravidade do veículo. A posição de condução e posição do volante pode ser ajustada para uma superior ergonomia e conforto.

Plataforma avançada e liberdade de design

A nova plataforma GA-B também foi projetada para maximizar o espaço interior, proporcionando um interior amplo e confortável.

A filosofia TNGA posiciona componentes de tal forma que simplifica o design do veículo em várias áreas-chave. Deste modo, os designers terão a liberdade para criar um novo modelo sobre a plataforma GA-B com uma aparência visual arrojada e individual, com uma silhueta baixa e proporções atraentes.

Além disso, com uma plataforma mais baixa e posição de condução mais baixa é possível criar um veículo mais “plantado” e baixo.

Esse tipo de apelo visual é auxiliado pelo posicionamento das rodas nos cantos da plataforma, e uma distância entre-eixos superior que garante maior espaço interior, apesar das possíveis dimensões compactas do exterior.

Sistema modular

A nova plataforma GA-B oferece muita modularidade, com uma variedade de comprimentos e distâncias entre eixos, alturas de veículos e largura das vias, permitindo que designers e engenheiros criem veículos atraentes de diferentes tamanhos e tipos de carroçaria.

autonews.pt @ 6-9-2019 14:54:22