Pirelli desenvolve os primeiros P Zero Trofeo R para a Pagani

Capazes de incrementar em mais 7% a tração em aceleração

Esta história começou com o P Zero, continuou com o P Zero Corsa e alcança o seu auge pela mão do P Zero Trofeo R. Pela primeira vez, a Pirelli completou uma conceção específica do seu pneu homologado de utilização de estrada para um novo modelo de Pagani. 

autonews.pt @ 23-8-2019 17:31:17

Falamos do Huayra Roadster BC, um carro de três milhões de euros, naquela que é a última criação de Horacio Pagani e que sairá de fábrica com pneus P Zero Trofeo R como equipamento original.

A sua missão, é levar ao solo as incríveis prestações do novo motor Pagani V12 twin-turbo de seis litros, capaz de lograr 800 CV e 1.050 Nm de binário máximo.

Falamos de um automóvel com uma velocidade superior a 300 Km/h e que pode gerar 1,9 g de pressão nas viragens, com picos máximos de carga lateral de 2,2g. Estes números ilustram na perfeição a dimensão da tarefa encomendada às borrachas da Pirelli.

Desenvolvimento de Fórmula 1

A prioridade essencial era moldar as características técnicas finais dos pneus (265/30 R20 ao eixo dianteiro e os 355/25 R21 ao posterior) aos elevados níveis de prestações

designados por Horacio Pagani para o eu último hypercar, o que convidava a seguir um

caminho de desenvolvimento nunca antes explorado.

Pela primeira vez, duas marcas Italianas trabalharam lado a lado no desenvolvimento dos pneus utilizando modelos de simulação. Um tipo de processo de trabalho virtual no qual os computadores replicam detalhadamente as características do carro, sem a necessidade de fabricar pneus protótipos reais.

Este protocolo permitiu reduzir os tempos de trabalho, harmonizar os dados objetivos e impressões referentes ao volante, além de alcançar um produto final muito mais adaptado ao carro no que respeita aos pneus com que está calçado.

Por outras palavras, um processo que significa um novo passo à frente na estratégia da Pirelli de Equipamento Perfeito ou “Perfect Fit”, que aplica as mesmas técnicas de simulação que são utilizadas nos P Zero de Fórmula 1.

P ZERO TROFEO R específicos

O processo de desenvolvimento conjunto entre os engenheiros da Pirelli e os de Pagani

começou com a definição de uma nova medida para os pneus dianteiros, ainda mais dotados de uns canais maiores, um diâmetro de dimensões maiores e umas jantes também maiores. Com isto, obtém-se uma zona maior de contacto, o que ajuda a dar

suporte às extraordinárias cargas aerodinâmicas que gera o carro. A dinâmica de condução também foi otimizada, devido à redução da zona de contacto a partir de uma

carcaça mais rígida.

Por tudo isto, o Roadster BC beneficia de uma entrada em curva mais direta, contribuindo para uma experiência de condução mais linear e com menor subviragem. Outra vantagem do incremento da medida do pneu, apercebe-se na travagem, fase em que o último Pagani alcança os 2.2 G.

O trabalho nos novos P Zero Trofeo R dianteiros obrigaram a uma intensa revisão aos do eixo posterior, com o propósito de manter o correcto equilíbrio entres ambos os eixos.

Os engenheiros da Pirelli modificaram o desenho da zona de contacto, com uma disposição distinta dos elementos, em particular, um incremento na medida dos blocos e dos canais longitudinais, que permite uma melhor tração em aceleração, situação que registou uma melhora de 7%.

autonews.pt @ 23-8-2019 17:31:17