Novo Clio chega em Setembro

Segurança levada ao extremo, sem paralelo na categoria

É um dos lançamentos mais aguardados do ano e a escassas semanas de chegar à Rede de Concessionários, é hora de revelar os preços: o Novo Renault Clio estará disponível a partir de 17.790€. Ou seja, os competitivos preços de sempre, para um Clio totalmente novo, que não herda um único componente da geração anterior. 

autonews.pt @ 5-8-2019 12:08:52

Em grande síntese, o Clio está ainda mais moderno, com muito mais qualidade geral, com extraordinários progressos no interior, mais tecnológico, mais seguro e com uma dinâmica ainda mais aprimorada.

Sim, é impossível disfarçar a surpresa. Uma genuína revolução foi operada no interior do novo Renault CLIO. Tudo é novo, do design, aos materiais, à ergonomia, até aos equipamentos. A rutura com a geração anterior é total e mais parece que estamos dentro de um modelo de um segmento bem superior.

A qualidade dos materiais e dos acabamentos confirmam-no. O painel de bordo, a consola central e os painéis das portas beneficiam de revestimentos macios sem paralelo noutro modelo da categoria.

Mas para além da extraordinária perceção de qualidade, o interior “respira” tecnologia. Sobressai, desde logo, o imponente ecrã multimédia de 9,3 polegadas, com acabamento brilhante antirreflexo. 

Oferece navegação com cartografia atualizada automaticamente, compatibilidade com Android Auto e Car Play e o acesso a diferentes aplicações e serviços conectados. 

Por outro lado, graças ao ecrã TFT, o painel de instrumentos passa a ser digital em todas as versões, sendo que, a versão de 10 polegadas, inclui o sistema de navegação. Ou seja, para ver as indicações do GPS, não é obrigatório desviar o olhar para o ecrã central.

A ergonomia é outra caraterística em que o novo CLIO evolui consideravelmente. Nesse sentido, destaque para pormenores como o novo volante com mais funcionalidades, a nova manete da caixa de velocidades (mais curta e colocada em posição superior),  e  na consola central, passa a estar disponível uma área para o smartphone, com carregamento por indução.

Se pensa que, por ter sido ligeiramente encurtado, o novo CLIO oferece uma habitabilidade inferior, quando comparado com a geração anterior, engana-se! Não só oferece mais espaço para todos os passageiros, como maior volume de espaços de arrumação (líder na categoria) e até maior volume na bagageira (também referência no segmento).

Mas na estrada o Novo CLIO é também sinónimo de segurança, mas segurança levada ao extremo, sem paralelo na categoria.

O Assistente Trânsito e Autoestrada é a combinação do regulador de velocidade adaptativo (com Stop & Go) e o assistente de centragem na via. Ativo dos 0 aos 160 km/h, está disponível nas versões equipadas com a caixa automática EDC e o motor TCe 130 EDC FAP. Uma tecnologia que regula a velocidade do automóvel, mantendo a distância de segurança para o veículo que circula à frente e garantindo, igualmente, que o automóvel se mantém centrado na via de circulação.

O Assistente Trânsito e Autoestrada é uma prestação de autonomia de nível 2, que representa um ganho significativo no conforto de condução.

O regulador de velocidade adaptativo (ACC) está disponível no Novo CLIO nas versões equipadas com a caixa automática EDC e o motor TCe 130 EDC FAP, dotados da função Stop & Go. Disponível dos 0 aos 170 km/h, permite manter, automaticamente, uma distância de segurança mínima para o veículo que circula à frente. Se não for detetado qualquer veículo à frente, o sistema funciona como um regulador convencional, para conservar a velocidade predefinida, incluindo em descida.

Ainda no capítulo da segurança, estreias na gama da Renault são, igualmente, a câmara 360º e o sistema de travagem ativa de emergência com deteção de ciclistas e peões. O que a juntar ao regulador e limitador de velocidade, à comutação automática das luzes de estrada/cruzamento, ao sistema de travagem ativa de emergência, ao alerta de ângulo morto, ao reconhecimento dos painéis de sinalização com alerta de excesso de velocidade, ao alerta de saída involuntária de via e assistente de manutenção de via, ao sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, bem como à tecnologia Easy Park Assist (estacionamento mãos livres) conferem, ao novo CLIO, o estatuto de líder do segmento também em segurança.

Este novo CLIO está disponível com uma gama completa de motores a gasolina e Diesel, disponíveis num intervalo de potências entre os 85 e os 130 cavalos. Dotados de tecnologias de ponta, motores que cumprem as mais recentes normas em vigor, com níveis de consumo e de emissões referência no mercado. 

A partir de 2020 e, pela primeira vez no Grupo Renault, será proposto um motor híbrido, designado por E-TECH. No total, estarão disponíveis 9 combinações motor/caixa de velocidades.

O Novo Renault CLIO chega à Rede de Concessionários na segunda quinzena de setembro, estando disponível a partir de 17.790€.

autonews.pt @ 5-8-2019 12:08:52

Galeria de fotos